ASP61- COM IGNIÇÃO CDI - FUNCIONOU! À ALCOOL E METANOL.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
thelmo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Mar 24, 2012 2:01 pm
Localização: jacareí-São Paulo

Mensagem por thelmo »

ótimo topico mas alguns aeromodelistas onde moro fazem a conversão para gasolina, com o mesmo carburador do glow a unica coisa que eles trocam são as orings das agulhas e do carburador que não aguentam a gasolina, eles colocam orings de viton e o problema para!utilizando gasolina podium da BR com oleo 2t, lembrando que colocam agua na gasolina para separar todo alcool da mistura e só usando a gaolina pura!
Avatar do usuário
Bakker
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 9:24 pm
Localização: Natal-RN

Mensagem por Bakker »

Fiz a conversão para alcool de limpeza (92,8) e está muito bom!!

A temperatura está OK e não tenho problema com nada. Antes, com gasolina, a temperatura ficava muito alta. Esse motor não funciona bem com gasolina porque ele é ABC. Existem muitas complicações quando se usa a gasolina.

O carburador original do glow, mesmo trocando os anéis, não pegou regulagem. Utilizei do NGH, que por sinal também é uma porcaria.
433uah
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Dez 06, 2012 7:51 pm
Localização: rio de janeiro

Mensagem por 433uah »

ola desculpe dessenterrar o topico assim mais depois de ter visto essa ideia maravilhosa do cdi eu botei em pratica aqui,
aproveitando minhas ferias converti o meu motor 0.18 com o cdi e funcionou com alcool comun desses 92 e 12% de oleo de ricino 100% puro
o motor realmente tem uma lenta firme e esta bem forte nao da la os 40mil rotacoes de antes mais da pra se divertir muito pra quem nao tem muito acesso ao conbustivel industrial
nao ha muita complicacao com o carburador nao eu rodei ele na gasolina mais o cheiro e muito ruim e o alcool rodou melhor e mais frio so vou testar mais e depois abrir o motor pra ver como esta

obrigado ao amigo Vittorette por esse topico maravilhoso e obrigado gracas a vc meu bolso ta mais feliz
sf3lip3
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Qui Jul 27, 2006 10:30 pm
Localização: João Pessoa - Paraíba

Mensagem por sf3lip3 »

também fiz esta conversão utilizando um asp 52, estou fazendo os testes com metanol e etanol, ainda estou mensurando o giro e empuxo. uma das principais vantagens que percebi é que o motor ficou beeem mais difícil de morrer.
realmente este tópico é bem completo.
Avatar do usuário
Bruno Kurt
membro
Mensagens: 894
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Bruno Kurt »

Amigo,

Também estou com problemas nesta conversão.

O motor morre direto a lenta não fica boa, mas assim como você estou fase de testes.

Abs
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
israel_idtec
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Set 22, 2012 12:08 am
Localização: Joinville SC

Mensagem por israel_idtec »

Vitorette..
tenho um ASP 61 4T no meu cessna 182 ... sera q rola essa conversão?
meu cessna tem 1,60 de asa..

abs
Mano Wanderleu
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 8:42 pm
Localização: Santa Maria RS

Mensagem por Mano Wanderleu »

Vitorette

Por aqui (Santa Maria RS) estão me chamando de louco... mas como sou meio que professor pardal vou me arriscar nessa empreitada... Tenho 3 aeros: Piper J3 25% com um ASP 91 4T, Um Flamingo (vulgo "velhinho" com 31 anos nas costas) com um OS 46AXII e adquiri um Velox com um JBA 912T... O preço do Glow está muito abusivo: R$72,00 o galão Glow 2t e R$ 78,00 o galão Glow 4T fora o frete...

Tenho conhecido que mexem com tornearia e vou ver com eles se consigo desenvolver algum adaptador para o CPS, sem que seja necessário mexer/desmontar o motor para instalar o sensor... Caso seja positiva esta tentativa e o preço seja aceitável me coloco à disposição do pessoal para tentar um "produção em série" com custo reduzido!

Agora pergunto: Será que vale a pena converter um OS 46AXII para álcool? Ou vale a pena utilizar apenas a adaptação do Sistema de Ignição e continuar utilizando Glow apenas para reduzir o consumo do mesmo?

Sigo acompanhando o post!

Abraço a todos
Carlos Rubetti .'. Mano Wanderleu

Qualquer coisa pode voar... Desde que tenha asas e um motor!!!
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por alexadidas »

Gostaria de pedir o depoimento dos amigos, que já fizeram a conversão a um tempo , sobre como ficou o funcionamento a longo prazo. Perceberam algum desgaste prematuro? Ou o motor continuou com o mesmo desgaste de sempre.

Agradeço desde já as respostas. Respostas essas muito importante para conclusão de pesquisas.
Silvino
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 3:18 pm
Localização: Lençois Paulista, SP

Mensagem por Silvino »

Gostaria de saber tambem sobre os desgastes do motor, se estao rodando bem ainda....
Responder