[noticia triste] - Acidente com Multirotor em Valinhos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
vinicius.formaggi
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 10:38 am
Localização: Itapetininga
Contato:

Mensagem por vinicius.formaggi »

O BRA nao valida ninguem como piloto, mesmo porque quem esta querendo regulamentar os multirotores é a ANAC e nao BRA, a mesma BRA nao quer nem saber disso, foi o que eu escutei quando liguei lá.....

Agora por outro lado a ANAC nao consegue fiscalizar nem o que ja existe regulamentação, imagine com os drones..... Eu piloto e faço serviços com o mesmo, só que coloco limites, Vinicius MArtins e com um CINESTAR vale a pena investir num sistema de Transmissao UHF. Acho que evitaria muitos transtornos e interferencias....

Trabalho num afilida da Globo e ja voamos aqui no patio da emissora a carater de testes nas frentes das parabolas gigantes de recepção e na frente datorre de transmissao e nao tivemos problemas, e é uma frequencia muito proxima ao 2.4 alias 2.5, o que a TV esta usando é um FRSky, ja avisei do risco, mais esta fazendo mesmo assim....enfim cada um sabe ate onde pode ir, ou deveria saber.

Acho dificil o carro de transmissao ter derrubado o Drone, e outra porque estaria tao perto do mesmo?....

Voce assumiu um risco e esta pagando por ele, mais que poderia ser evitado isso podia, e que foi imprudencia de sua parte tambem foi.

Espero que tenha servido de lição.....
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:6a05bcf4fe="vinicius.formaggi"][b:6a05bcf4fe]O BRA nao valida ninguem como piloto, mesmo porque quem esta querendo regulamentar os multirotores é a ANAC e nao BRA, a mesma BRA nao quer nem saber disso, foi o que eu escutei quando liguei lá.[/b:6a05bcf4fe]....

Agora por outro lado a ANAC nao consegue fiscalizar nem o que ja existe regulamentação, imagine com os drones..... Eu piloto e faço serviços com o mesmo, só que coloco limites, Vinicius MArtins e com um CINESTAR vale a pena investir num sistema de Transmissao UHF. Acho que evitaria muitos transtornos e interferencias....

Trabalho num afilida da Globo e ja voamos aqui no patio da emissora a carater de testes nas frentes das parabolas gigantes de recepção e na frente datorre de transmissao e nao tivemos problemas, e é uma frequencia muito proxima ao 2.4 alias 2.5, o que a TV esta usando é um FRSky, ja avisei do risco, mais esta fazendo mesmo assim....enfim cada um sabe ate onde pode ir, ou deveria saber.

Acho dificil o carro de transmissao ter derrubado o Drone, e outra porque estaria tao perto do mesmo?....

Voce assumiu um risco e esta pagando por ele, mais que poderia ser evitado isso podia, e que foi imprudencia de sua parte tambem foi.

Espero que tenha servido de lição.....[/quote:6a05bcf4fe]

Você por acaso leu todo o texto do link que eu coloquei?
Pelo visto não.
Então leia atentamente e veja que a ANAC está pedindo juntamente com a COBRA o uso do BRA antes de falar bobagens.
Não que seja o seu caso, mas é com pessoas que não se importam de fazer a coisa de forma correta que os riscos são maiores e acabaremos por ter limitado o uso de modelos rc.
A ANAC não faz nada?
Pode não fazer, mas aqui na cidade por haverem reclamações, a policia da cidade proíbe o uso de modelos rc em parques, mesmo que sejam parkflyers, só por causa dos que não se importam em seguir as regras e voam com aeromodelos grandes em parques.
Se cada um fizer a sua parte, não precisaremos nos preocupar com regras e ou leis, pois fazemos o correto como nos é exigido.
Será que é tão difícil de alguém cumprir leis?
Deve ser por isso que existe tanto marginal na rua e tanta gente querendo aplicar golpes nos outros.
é como diz um velho ditado;
Pimentabilis anusoutrem refrescorum est.

[quote:6a05bcf4fe="Papalegua"]Um outro detalhe muito importante a ser visto é que vants ou qualquer dispositivo de voo sem tripulantes só poderá fazer voos com fins lucrativos se tiver homologado pela ANAC, fora isso, não é permitido nenhum vant fazer voo com fins lucrativos e devido ao crescente número desses dispositivos, as regras estão começando a serem mais pesadas nesse quesito, justamente para que não saia do controle e qualquer um que "ache" ser bom piloto faça voos com fins lucrativos.
Notem que não estou citando nome de ninguém e tão pouco apontando o nosso colega como responsável por isso, somente deixando aqui meus comentários não sobre o sinistro, mas pelas regras que devemos seguir para evitar que sinistros maiores venham a ocorrer.

http://mundogeoconnect.com/2013/arquivos/palestras/19_jun-cd-ulf-bogdawa.pdf

Acredito que o link acima ajude muita gente a entender que se forem fazer voos com fins lucrativos, terão que ter licença da ANAC para isso, caso contrário, estarão exercendo exercício ilegal da profissão, pois querem trabalhar com o uso de vant's, mas não legalizam o equipamento.
Nesse caso, entrará o tão famoso BRA que tantos criticam e não querem fazer.
Aeromodelista sem BRA não é aeromodelista e não pode se considerar como tal justamente por não ter tido o devido treinamento para ser um aeromodelista.[/quote:6a05bcf4fe]
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
caribeiro
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
Localização: João Pessoa, Paraíba

Mensagem por caribeiro »

[quote:bc30e19ad2="Papalegua"][quote:bc30e19ad2="vinicius.formaggi"][b:bc30e19ad2]O BRA nao valida ninguem como piloto, mesmo porque quem esta querendo regulamentar os multirotores é a ANAC e nao BRA, a mesma BRA nao quer nem saber disso, foi o que eu escutei quando liguei lá.[/b:bc30e19ad2]....

Agora por outro lado a ANAC nao consegue fiscalizar nem o que ja existe regulamentação, imagine com os drones..... Eu piloto e faço serviços com o mesmo, só que coloco limites, Vinicius MArtins e com um CINESTAR vale a pena investir num sistema de Transmissao UHF. Acho que evitaria muitos transtornos e interferencias....

Trabalho num afilida da Globo e ja voamos aqui no patio da emissora a carater de testes nas frentes das parabolas gigantes de recepção e na frente datorre de transmissao e nao tivemos problemas, e é uma frequencia muito proxima ao 2.4 alias 2.5, o que a TV esta usando é um FRSky, ja avisei do risco, mais esta fazendo mesmo assim....enfim cada um sabe ate onde pode ir, ou deveria saber.

Acho dificil o carro de transmissao ter derrubado o Drone, e outra porque estaria tao perto do mesmo?....

Voce assumiu um risco e esta pagando por ele, mais que poderia ser evitado isso podia, e que foi imprudencia de sua parte tambem foi.

Espero que tenha servido de lição.....[/quote:bc30e19ad2]

Você por acaso leu todo o texto do link que eu coloquei?
Pelo visto não.
Então leia atentamente e veja que a ANAC está pedindo juntamente com a COBRA o uso do BRA antes de falar bobagens.
Não que seja o seu caso, mas é com pessoas que não se importam de fazer a coisa de forma correta que os riscos são maiores e acabaremos por ter limitado o uso de modelos rc.
A ANAC não faz nada?
Pode não fazer, mas aqui na cidade por haverem reclamações, a policia da cidade proíbe o uso de modelos rc em parques, mesmo que sejam parkflyers, só por causa dos que não se importam em seguir as regras e voam com aeromodelos grandes em parques.
Se cada um fizer a sua parte, não precisaremos nos preocupar com regras e ou leis, pois fazemos o correto como nos é exigido.
Será que é tão difícil de alguém cumprir leis?
Deve ser por isso que existe tanto marginal na rua e tanta gente querendo aplicar golpes nos outros.
é como diz um velho ditado;
Pimentabilis anusoutrem refrescorum est.

[quote:bc30e19ad2="Papalegua"]Um outro detalhe muito importante a ser visto é que vants ou qualquer dispositivo de voo sem tripulantes só poderá fazer voos com fins lucrativos se tiver homologado pela ANAC, fora isso, não é permitido nenhum vant fazer voo com fins lucrativos e devido ao crescente número desses dispositivos, as regras estão começando a serem mais pesadas nesse quesito, justamente para que não saia do controle e qualquer um que "ache" ser bom piloto faça voos com fins lucrativos.
Notem que não estou citando nome de ninguém e tão pouco apontando o nosso colega como responsável por isso, somente deixando aqui meus comentários não sobre o sinistro, mas pelas regras que devemos seguir para evitar que sinistros maiores venham a ocorrer.

http://mundogeoconnect.com/2013/arquivos/palestras/19_jun-cd-ulf-bogdawa.pdf

Acredito que o link acima ajude muita gente a entender que se forem fazer voos com fins lucrativos, terão que ter licença da ANAC para isso, caso contrário, estarão exercendo exercício ilegal da profissão, pois querem trabalhar com o uso de vant's, mas não legalizam o equipamento.
Nesse caso, entrará o tão famoso BRA que tantos criticam e não querem fazer.
Aeromodelista sem BRA não é aeromodelista e não pode se considerar como tal justamente por não ter tido o devido treinamento para ser um aeromodelista.[/quote:bc30e19ad2][/quote:bc30e19ad2]

Acho que tem que diferenciar 3 coisas. Existe diferenças no tipo de dado coletado. Primeiro, o drone pode fazer voo para coletar dados fotogramétricos, nesse o voo é programado o drone faz uma rota pre estabelecida e controlada com GPS L1/L2. Nessa opção, até o uso de aviões tem que ser autorizado pela anac. Na segunda diferença que vejo é do uso comercial (filmagem), sem duvidas é onde merece os maiores atenções que é completamente diferente do hobbista que consciente.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:65b70cdfc8="caribeiro"][

Acho que tem que diferenciar 3 coisas. Existe diferenças no tipo de dado coletado. Primeiro, o drone pode fazer voo para coletar dados fotogramétricos, nesse o voo é programado o drone faz uma rota pre estabelecida e controlada com GPS L1/L2. Nessa opção, até o uso de aviões tem que ser autorizado pela anac. Na segunda diferença que vejo é do uso comercial (filmagem), sem duvidas é onde merece os maiores atenções que é completamente diferente do hobbista que consciente.[/quote:65b70cdfc8]

De fato, mas está bem claro no link que está sendo classificado em classes A, B, C e D, sendo que os da classe A estão os multirotores que a maioria está utilizando.
O fato aqui nem é tanto o uso comercial dos drones, mas sim o voo deles sobre pessoas em uma massa muito aglomerada, o que aumenta muito o risco de acidentes graves.
Imagine um calçadão cheio de gente se deslocando e um aglomerado de gente em frente a um palco, se olhar de cima os dois, no calçadão você verá muito espaço vago, dando as pessoas uma possível reação, mas em um show, não tem o que fazer, só fechar os olhos e esperar pelo impacto.
A maioria dos drones pesa mais de 2 kg, imagine um tijolo com 1 kg, tendo todos os cantos dele arredondados e jogamos esse tijolo para cima no meio de uma multidão.
Qual será o estrago?
Que danos pode causar em uma pessoa?
Não podemos pensar somente em um corte com uma hélice, temos que imaginar também toda a massa do drone vindo com velocidade ao solo e o impacto que isso causa em uma pessoa, principalmente se for na cabeça.
Imagine o tubo de uma das hastes que segura o motor, vindo direto na cabeça de alguém, irá furar com certeza, pois se trata de um tubo e na maioria das vezes, de carbono, que não irá amassar e nem entortar.
Um teste que quem acha que não vai machucar pode fazer, é pegar esse tijolo que eu mencionei, jogar para cima e ficar em baixo dele esperando cair.
Será que vai doer?
Será que não vai matar se pegar bem no meio da cabeça?
Disso tudo, um corte com uma hélice será o menor dos danos a não ser é claro que o corte seja no rosto, imagina quanto terá que pagar de indenização a essa pessoa, já que o Brasil é campeão de gente pedindo indenização por qualquer coisa.
Tem que pensar nisso antes de botar um drone xing ling em cima da cabeça de um monte de gente.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
pastoreli
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 11:33 pm
Localização: São Bernardo do Campo, SP

Mensagem por pastoreli »

UHF a que se referem não é melhor que 2.4ghz do ponto de vista de segurança.

BRA não e sinonimo de bom aeromodelista. Não é o caso aqui, mas tem quem compare ao brevê do escala cheira. Considero um insulto a quem o possui.

Os bons exemplos de modelistas que possuem o BRA são bons por mérito proprio e/ou de
seus instrutores e nada tem a ver com a COBRA.

Para os que acham que a solução é proteger helice, pensem em algo com mais de quatro quilos caindo de uma altura de mais de 10 metros.

Se ofendi alguém, não foi a intenção mas as coisas não são tão simples como a maioria pensa.
Avatar do usuário
vinicius.formaggi
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 10:38 am
Localização: Itapetininga
Contato:

Mensagem por vinicius.formaggi »

Papalegua, eu li o topico inteiro, e acho que me expressei mau, eu tenho e zelo muito pela segurança dos drones, tanto que antes que a TV aqui comprasse liguei no COBRA e eles me disseram, veja bem "ELES", que isso cabe somente a ANAC, pois os drones nao se enquadram em nenhuma categoria ja existente no COBRA....(ao meu ver absurdo).

Nao contente liguei na ANAC e os mesmos me disseram que iriam coletar as informações e me responderem, mais ate agora nada....Esta previsto uma legislação para isso para este ano....mais inagina na COPA....kkkkkkk

Quando a TV aqui entrou com o projeto do DRONE e é uma afiliada GLOBO, emissora grande, o que eu mais digo aqui é: Voar qualquer um voa, o dificil é conscientizar o cidadão em relação a segurança e os perigos, pois eles acham que podem tudo.... Em cima disso separei varias fotos e videos onde mostram os riscos e acidentes.....

Enfim a minha parte estou fazendo, em prezar pela segurança, tanto que o meu só uso para fins imobiliarios onde o risco de acertar alguem é muito baixo...

Agora que nao existe fiscalização nem por parte da ANAC e nem do COBRA isso nao existe, a nao ser a partir de denuncia, como tudo nesse pais....

Essa é a minha opnião....
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Pessoal.

O link postado com o resumo da palestra do Ulf é muito bom. É um resumo dos tipos de VANT e etc. Eu tive a oportunidade de assistir a essa e outras palestras no seminário.
A ANAC enviou ofício para todas as Secretarias de Segurança dos Estados mandando proibir os voos. Eu vi esse ofício no seminário. Que bom que não deram ouvidos :o)))

Não quero causar espanto nem ser o paladino da legalidade, mas se qualquer um de nós causarmos uma lesão em alguém ou danos materiais, estaremos passivos de cometer os seguintes crimes:

- Lesão corporal culposa ( leve, se for um arranhão ou muito mais grave se causar danos maiores na vítima;
- Homicídio culposo ou com dolo eventual, em caso de morte da vítima; ( como ocorre nos acidentes de trânsito).

Se o Delegado achar conveniente, poderá também enquadrar o infrator na lei federal que regula o espaço aéreo brasileiro.

[b:ef9b0e2fe6]Então, qual é a recomendação?
Mesmo que você seja o melhor piloto do mundo e possa voar com os olhos vendados de cabe pra baixo:

- não voe sobre pessoas;
- seja prudente;
- não arrisque sua reputação;
- não arrisque sua liberdade, a paz e o sossego de sua família por dinheiro.[/b:ef9b0e2fe6]
Edson
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:7454e38138="harpia"]Pessoal.

O link postado com o resumo da palestra do Ulf é muito bom. É um resumo dos tipos de VANT e etc. Eu tive a oportunidade de assistir a essa e outras palestras no seminário.
A ANAC enviou ofício para todas as Secretarias de Segurança dos Estados mandando proibir os voos. Eu vi esse ofício no seminário. Que bom que não deram ouvidos :o)))

Não quero causar espanto nem ser o paladino da legalidade, mas se qualquer um de nós causarmos uma lesão em alguém ou danos materiais, estaremos passivos de cometer os seguintes crimes:

- Lesão corporal culposa ( leve, se for um arranhão ou muito mais grave se causar danos maiores na vítima;
- Homicídio culposo ou com dolo eventual, em caso de morte da vítima; ( como ocorre nos acidentes de trânsito).

Se o Delegado achar conveniente, poderá também enquadrar o infrator na lei federal que regula o espaço aéreo brasileiro.

[b:7454e38138]Então, qual é a recomendação?
Mesmo que você seja o melhor piloto do mundo e possa voar com os olhos vendados de cabe pra baixo:

- não voe sobre pessoas;
- seja prudente;
- não arrisque sua reputação;
- não arrisque sua liberdade, a paz e o sossego de sua família por dinheiro.[/b:7454e38138][/quote:7454e38138]

Boa, mas temos que fazer a maioria acreditar que acidentes não acontecem somente com os outros e a confiança na habilidade é uma das principais causas de acidentes.
Tenho visto muita gente afirmando que é cauteloso e que faz a inspeção no aeromodelo sempre que vai voar, mas quando o fazem, é somente uma única vez no dia e olhe lá, pois não é por que o aeromodelo acabou de pousar que tudo continua bem, pois tudo para estragar, tem que estar funcionando bem antes.
Sempre antes de cada vo temos que fazer uma inspeção, já derrubei aeromodelo só por não fazer o check list entre um voo e outro e em uma dessas, a bateria saiu do lugar e na próxima decolagem, a bateria saiu totalmente da posição, deixou o aeromodelo com peso de cauda e incontrolável e teve que vir ao chão de qualquer jeito.
Só não espatifou no chão por que o motor tinha um pouco de potência para manter ele de nariz para cima quase que fazendo um tork até chegar no chão sem maiores danos.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Semana passada eu estava voando na zona rural da cidade um Hexacoptero para tirar algumas fotos, e simplesmente um motor parou.Felizmente consegui pousar em segurança com certa dificuldade. Estava há 100 metros de altura.
Em casa, examinando com calma, descobri que a causa foi a explosão do capacitor eletrolítico de um dos ESC, algo muito difícil de acontecer.
Ou seja, você é bom piloto, faz a checagem dos sistemas, tudo ok. De repente um defeito elétrico, interferência, etc.
Edson
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

No site da ANAC já está claro o que se pode ou não fazer com VANTS. Para uso comercial tem que ter uma autorização específica e duvido que estes multis caseiros serão aprovados sem a certificação.
Só falta a polícia cumprir o que está previsto.
Responder