Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:1b98acd96b="fernandogalha"]Robert,
Realmente vai acontecer o que vc falou. Pequei um servo top e testei, treme.
Se vc quiser precisao tem que ser gimbla brushless com placa controladora independente.
Abc,[/quote:1b98acd96b]

Com a ajuda de uns transistores não se poderia fazer uma coisa engraçada e barata?

A APM dá sinal ao transistor, que por sua vez trabalha em on off e este fornece a corrente e tensão para uns motores da gimball.

Isto é só uma ideia de quem espera e desespera pela chegada de material...
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

njgomes,

eu não entendo muito de eletrônica, mas mesmo passando "on" e "off" acho que serão tantos que vai tremer.

e se diminuir de alguma forma a quantidade de informações vão ter pequenos pulos no servo.

fiz teste mais de uma semana, com um monte de servos e queimei uma APM 2.5.2.

de verdade não recomendo.

abs
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Fiquei curioso para saber como funciona aquele esquema de LEDs para a APM.
E o beep?
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

njgomes,
Escute o conselho do Robert, queimar uma placa sai caro!
Guto,
Ja recebi o os LED's que a Drone faz. Fiz um teste na bancada so para ver e eh muito legal, ajuda bastante, principalmente com realacao ao GPS, pois tem modos de voo que so funcionam se ele pegar e travar nos satelites.
Abc,
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

[quote:4c313957ff="guto_bhz"]Fiquei curioso para saber como funciona aquele esquema de LEDs para a APM.
E o beep?[/quote:4c313957ff]


Guto o esquema e simples. Vc usa um Ci e este ci vai utilizar os pulsos fornecidos pela placa para ligar e desligar o negativo do led.

Este ci e facil de achar. E utilizado para motores de passo Uln 2801 se nao me engano

O resto e so soldar alguns fios.

Apenas atentar que este ci nao faz nada mais que ligar e desligar, e erradamente muita gente utiliza 14v para alimentar conforme esta no proprio esquema.

Vc deve utilizar a mesma voltagem do led, exemplo se o led for de12v use 12, se for de 14 use 14 e ai vai

Este ci tem uma limitacao de corrente acho que e 500mah entao nao coloque um led muito forte
rubensfrai
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 10:35 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por rubensfrai »

Os LEDs tem pronto no ebay:
http://www.ebay.com/itm/LED-Indicator-v1-0-for-APM-MegaPirate-Indicator-supported-5-30V-input-/261384022449?pt=US_Radio_Control_Control_Line&hash=item3cdbb3a9b1
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Ok estou convencido... não vou queimar a minha placa.

Obrigado
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

rubensfrai, o legal é colocar os leds nos braços, pois além de alertarem sobre status da placa, servem de referencia para voos noturnos, e durante o dia eu uso para saber se o quad esta indo ou vindo, já me tirou de encrenca um dia que perdi a referencia.

Eu posiciono, em todos os braços somente de um lado dos braços, ai quando o quad fica de "costas" para mim eles ficam obstruídos e "apagam".

melhor coisa que já coloquei no quad, veja como posicionei os leds.

http://www.youtube.com/watch?v=qvgkhbc5Eqg



Abs
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

rubensfrai, comprei pronto, não sei fazer não.

http://www.dronehobbymodelismo.com/#!product/prd1/1646950465/leds-de-navega%C3%A7%C3%A3o-para-apm

abs
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Grande Fernando, me tira uma dúvida rapidinho, quando o quad está oscilando (tremendo, balançando) o Roll em hover, eu tenho que diminuir o "P" ou o aumentar o "D" ?
No resto ele tá perfeito, só tenho esse problema de tremer em hover, mas ele treme mais quando eu uso 4S, na 3S ele treme só um pouquinho quando está em Loiter.

A proposito, consegui resolver o problema do Loiter que não ficava travado. na tela de configuração dos PID's tem a opção "Loiter Circle Radius" , tava em 200cm, coloquei zero, funcionou perfeito.

Abração
Responder