Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

alguem pode me dar uma ajuda,quando em modo alt hold e loiter o quad sobe uns 15 metros e ai sim trava nao consigo travar o alt hold e o loiter em baixa altitude
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:8172461024="Felipioliveira"]alguem pode me dar uma ajuda,quando em modo alt hold e loiter o quad sobe uns 15 metros e ai sim trava nao consigo travar o alt hold e o loiter em baixa altitude[/quote:8172461024]

Procure por "min. alt loiter", na configuração do mission planner, coloque em zero.
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Grande Julio,
Pergunta complicada rsrsrsrs
Nao sei como vc fez os ajustes, mas vamos a algumas regras que valem para todos.
Primeiro uma das coisas mais importantes que eu aprendi eh super importante o CG estar correto (lugar correto). Isso em muitos casos, vc nao tem nem que mudar PID's. Veja que quando vc troca de bateria, muda a reacao do modelo.
Segundo seria quando vc muda de bateria (maior ou menor), tem que recalibrar a placa pois mudou o CG.
Terceiro, vamos supor que isso nao deu resultado, entao comece a mudar o valor de "D" de 0,010 em 0,010 para mais e veja o resultado. Nao deu, inverta.
Quarto, se ainda nao deu resultado, volte o valor de "D" e tente o mesmo com o "P". Isso pode ser feito na mesa de teste do tipo que eu fiz.
Quinto, ficou bom, ai vc pode tentar afinar o "I" da mesma forma em voo.
Bom o que eu descrevi, nao seria o procedimento correto de ajuste, mas no seu caso como parece estar precisando so de ajustes pequenos, vale tentar.
Se nao der me fale, ai comecamos do "zero"
Abc,
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Felipioliveira,
Mais uma sugestao:
Como funciona "alt hold"!
Vc nao pode ativo-lo subindo ou descendo. Se vc quer que ele fique parado, na hora que vc estiver relativamente parado, ative. Ai sim o modelo deve fica estabilizado a altura escolhida.
No caso do "loiter", quando ativado, ele entra no automatico e vai fazer o que esta determinado nos paramentos "stantard Params". Um dos paramentos importantes esta no " Throttle Mid Position" .
Quer dizer que o valor ali colocado tem que corresponder a 50% do seu throttle.
Uma explicacao bem sim, seria: Se ele estiver com mais, vai subir ate que haja um equilibrio do peso = a potencia, se estiver com menso eh lenha!
Qual eh o valor?
Depende de cada modelo, a variacao eh de 300 a 700, mas deve esta perto de 450.
Tem que testar.
Abc,
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Pequeno vídeo de meu hexacoptero com APM 2.5.2 voando no Aeroclube de Porto Velho no último final de semana em alt hold depois de realizado o procedimento de auto tune e nada mais de ajuste.

http://www.youtube.com/watch?v=DLQwwwNRJ_8&feature=youtu.be

Agora vou instalar um trem de pouso caseiro nele e os equipamentos para FPV.

Da forma como está no vídeo estou conseguindo 15min de voo com segurança com uma bateria de 4S 5000 20C.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

super estável, qual configuração de motores e ESCs esta usando ?

Abs
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Riven,
Esta muito bom, estavel.
Vc nao conseguiu usar o Loiter?
Abc,
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

[quote:d4bc3aed5f="robertb"]super estável, qual configuração de motores e ESCs esta usando ?

Abs[/quote:d4bc3aed5f]

- Motores:

http://www.rctimer.com/product_575.html

- ESC:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__2164__TURNIGY_Plush_30amp_Speed_Controller.html?strSearch=turnigy%20plush%2030

- Hélice:

http://www.rctimer.com/product_747.html
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

[quote:a1baf09372="fernandogalha"]Riven,
Esta muito bom, estavel.
Vc nao conseguiu usar o Loiter?
Abc,[/quote:a1baf09372]

Ficou muito bom depois do auto tune !

Não testei o Loiter novamente, tive um fly away quando acionei a chave de três posições acidentalmente, depois disso tirei a configuração do Loiter da chave.

Agora com os leds que comprei que informam o status da placa vou reconfigurar o Loiter na chave para testar.

Li em um post que para o Loiter funcionar adequadamente não basta aguardar o LED do GPS ficar azul, tem que aguardar uns 45min para ele poder "baixar" as informações de forma adequada quando do desligamento por tempo superior a duas horas.

Vou configurar a chave e ligar a APM no computador antes de ir para a pista e deixar conectado por tempo igual ou superior aos 45min.

No post que li sobre esse tempo tem também a informação de que tempo igual ou inferior a duas horas é tranquilo, nesse caso basta aguardar o LED do GPS ficar azul.

No Mission Planner o status de meu GPS, em casa, fica ok e com 9 satélites.
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

[quote=No Mission Planner o status de meu GPS, em casa, fica ok e com 9 satélites.[/quote]

E o GPS HDOP quanto fica? o ideal é ficar abaixo de 2.0.
Hitec A9 - P-47 Top Flite - Extra 300 EP Radar, DJI F450, Tarot FY690S , TBS Discovery PRO
Responder