Anac vai permitir voos de drones de até 25 kg até 120 metros

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Por mim tudo bem... compro um pirocoptero

[img:b519a7378f]http://1.bp.blogspot.com/_34QVi-MiTCs/TFBwrWC9Z8I/AAAAAAAAAE0/EDDEB4Kv_Sk/s1600/pirocoptero.jpg[/img:b519a7378f]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... pelo jeito essa vai bater record de repetição.

O povo sai metralhando antes de ver se algo já foi publicado... aff

Mas então.

Não sou tão pessimista a ponto de achar o que vocês colocaram... regras são bem vindas, até pra sanear um pouco a baderna e quem está fazendo a coisa correta vai regularizar e continuar a fazer.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Também sou muito a favor de regras mas o problema é quando ela são elaboradas pra coibir o que já é uma bagunça. São regras simplesmente proibitivas e nunca regulamentadoras apesar de usarem o termo regulamentação.

Existe também as milhares de finalidades que os drones podem servir, ai que entra o perigo pois existe aquela "fatia de tudo" que o governo tem que controlar.

Meu pessimismo vem do meu outro hobby, é só pancada na gente. Vamos esperar e juro que estou torcendo para está errado.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

só vi este tópico agora. eu estive presente no workshop, e realmente as regras para RPAS (esse é o termo que a anac está adotando, Remotely Piloted Aircraft System) de até 25kg, voando abaixo de 400 pés (121m) e em linha de visada vão ser mais brandas, mas ainda é proibido o sobrevôo de pessoas e áreas urbanas/habitadas, a menos que tenha a autorização explícita de todos que estão no local e o dono ou responsável por toda a área que o rpas vai sobrevoar.

claro que a globo quer utilizar esses equipamentos para gravar novelas e filmar manifestações, então eles já soltam uma noticia falando que pode, mas não pode não.

sobre a qualidade das peças, isso não existe. quem for montar seu próprio rpas vai precisar certificar junto à anac. se for considerado seguro, e demonstrar isto, está liberado.

pra quem quer voar sobre pessoas vai continuar na mesma, ilegal e sem fiscalização. não precisa nem certificar nada. mas quando cair na cabeça de alguém, agora já vai ter lei falando que não era permitido desta forma.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Mensagem por so_bad »

Isso mesmo Zé, eu estava lá também.

Estão saindo muitas "matérias" sobre o assunto.
Mas, no fundo, os jornalistas mal entendem o que foi tratado. Causando, assim, desinformação. Ou é de caso pensado mesmo, proposital. Sei lá!

Nós operadores, mesmo com aeronaves <25kg, continuamos com as mãos atadas para vários tipos de serviços.

Inclusive vale salientar que NADA ainda foi definido, pois deverá passar por todo trâmite das audiências, consultas públicas etc.
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

[quote:cbf3d0acc5="ze_mayer"]mas quando cair na cabeça de alguém, agora já vai ter lei falando que não era permitido desta forma.[/quote:cbf3d0acc5]

Olá Colega, tudo bem? :D

Este seu comentário me fez lembrar uma situação que ocorreu aqui em Portugal alguns anos atrás:

Alguns brasileiros foram para a praia do Algarve para tocar pagode, com todos os instrumentos que voce pode imaginar. Incomodaram as pessoas devido ao barulho, e a policia foi ao local e levou todos para a delegacia, pagaram multas etc.

A imprensa foi lá entrevistar os brasileiros, que soltaram o seguinte:

- Isso é um absurdo. Não tinha uma placa lá dizendo que era proibido tocar música na praia. Me mostrem a placa! Cadê a placa proibindo?

O que parte desta nova Lei sobre "drones" no Brasil fala é justamente:

- Não é permitido voar em cima das pessoas

E como você fala no seu comentário: "agora já vai ter lei falando que não era permitido desta forma"

Ou seja é preciso, no Brasil, ter Lei proibindo tudo especificamente, do contrário a população pensa que PODE.

Se não tem placa na praia proibindo musica ao vivo, então PODE. Pode infernizar as pessoas que vao para a praia relaxar e descansar.

Se não tem lei dizendo que é proibido voar com drone na cabeça das pessoas, então PODE VOAR em cima das pessoas.

Atualmente se um cidadao matar alguem com um drone, vai dizer: "ah mas nao é proibido voar em cima das pessoas com um drone! Não tenho culpa, nao infringi a lei"

Entao concordo com voce, tem que existir uma lei para dizer: é proibido voar com seu droninho em cima dos outros.

O que falta na verdade, é bom senso.
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
Avatar do usuário
vinicius.formaggi
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 10:38 am
Localização: Itapetininga
Contato:

Mensagem por vinicius.formaggi »

Chuva de Phanton......kkkkkkkkk
Agora todo mundo vai ser "Profissional".....quero ver a zona, na copa nem tanto, mais nas olimpiadas, vai ser uma zona......kkkkkk
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Mensagem por so_bad »

[quote:f9e870efe8="alvaronit"]
Ou seja é preciso, no Brasil, ter Lei proibindo tudo especificamente, do contrário a população pensa que PODE.

Se não tem placa na praia proibindo musica ao vivo, então PODE. Pode infernizar as pessoas que vao para a praia relaxar e descansar.
[/quote:f9e870efe8]

Amigo de longe, concordo com alguns pontos que cita.

Mas na Constituição Brasileira está o "Princípio da Legalidade";

Neste princípio supracitado está implícito no art. 5º, inciso II, CF que expõe:

[i:f9e870efe8]“ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”[/i:f9e870efe8], indo ao encontro do disposto também no art. 5º, inciso XXXIX, CF que diz [i:f9e870efe8]“não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”[/i:f9e870efe8].

Sendo assim, baseia-se no pressuposto de que tudo o que não é proibido, é PERMITIDO por lei.
Mas, já à administração pública, esta deve fazer as coisas sob a regência da lei imposta.
Portanto, só pode fazer o que a lei lhe AUTORIZA.

Além disso, mesmo que um sujeito argumentasse que não sabia que era proibido o voo sobre pessoas, por exemplo, ele estaria desinformado e não poderia fazê-lo.

Pois desde 2010 existe legislação proibindo, através da AIC N21/10 do DECEA.

Então, tem de haver leis que norteiem a civilidade e convívio harmonioso, sim.

Claro que bom senso, como no caso citado, seria muito bom e viria a calhar.
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange
Roberto.Barsottini
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 10:36 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto.Barsottini »

Só sei dizer o seguinte estou voando com dois quads um com uma controladora Crius All in one e outro com uma com uma APM 2.5, ambos de código aberto , um Megapirate a outra Ardupilot resoectivamente e já faz mais de uma ano e nunca tive nada. Ralei pacas para deixar as bichinhas redondassas.... Só escuto neguinho falando, caiu uma Naza aqui outra lá e por ai vai. Acontece que a Naza é muito fácil de pilotar é plug and play e tem muita gente sem a menor noção entrando com tudo e fazendo m***a achando que é brinquedo. Acho que é necessário um controle sim, mas principalmente se o cara sabe pelo menos apertar uma hélice descentemente. Prefiro equipamentos que o cara a ser obrigado a meter a mão na massa aprender sobre a coisa. Nos meus 35 anos de aeromodelismo me dou o direito de opinar desta forma. Está faltando responsabilidade e sobrando arrogância por parte de alguns praticantes. abraço a todos.
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

[quote:637a1d9746="Roberto.Barsottini"]Só sei dizer o seguinte estou voando com dois quads um com uma controladora Crius All in one e outro com uma com uma APM 2.5, ambos de código aberto , um Megapirate a outra Ardupilot resoectivamente e já faz mais de uma ano e nunca tive nada. Ralei pacas para deixar as bichinhas redondassas.... Só escuto neguinho falando, caiu uma Naza aqui outra lá e por ai vai. Acontece que a Naza é muito fácil de pilotar é plug and play e tem muita gente sem a menor noção entrando com tudo e fazendo m***a achando que é brinquedo. Acho que é necessário um controle sim, mas principalmente se o cara sabe pelo menos apertar uma hélice descentemente. Prefiro equipamentos que o cara a ser obrigado a meter a mão na massa aprender sobre a coisa. Nos meus 35 anos de aeromodelismo me dou o direito de opinar desta forma. Está faltando responsabilidade e sobrando arrogância por parte de alguns praticantes. abraço a todos.[/quote:637a1d9746]

Olá Colega, tudo bem?

Concordo em alguns pontos.

Porém nenhum equipamento está salvo de falhas - seja ele de qual marca for, mesmo que construído com o maior zelo e competência.

Se um Boeing falha, cai e mata 300 pessoas, quem dirá um "drone".

E na verdade nem precisa ocorrer uma falha do equipamento - basta ocorrer uma interferência externa, seja eletronica ou mecanica.

Um exemplo real disto é este video:

http://www.youtube.com/watch?v=iWBPDhkBTgY

Mostra um drone voando em um recinto fechado, e do nada aparece uma sacola de plastico voando e agarrou no hélice do modelo, levando a queda em cima de uma pessoa.

Neste caso, o que o modelista pode fazer? O melhor equipamento do mundo irá conseguir se recuperar desta situação?

Portanto - pode ser o equipamento que for, o melhor do mundo, montado pelo mais experiente modelista - se ocorrer uma falha ou interferencia externa o equipamento irá cair e poderá machucar ou matar alguém.

Não há como negar este fato, exceto se tentar manipular a realidade. :D :D

abraços
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
Responder