Flutter em aileron
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Flutter em aileron
Boa noite pessoal.
Tenho um giant stick com 2,20m de envergadura e usando m DLE 55cc.
Os três voos que fiz foram traumáticos. Qualquer quantidade a mais de motor que eu colocava dava flutter nos ailerons. No primeiro voo chegou a arrancar um dos ailerons em voo, mas deu para pousar.
Já refiz os ailerons e o problema não resolve.
Então, aileron muito grande? Do tamanho que está parece um fun fly. Ou motor muito forte para o aeromodelo?
As fotos com as tags não vão. Seguem os links:
https://www.dropbox.com/s/t5ov0lojktzx51f/2014-03-02%2021.09.21.jpg
https://www.dropbox.com/s/kvlbr13i3f9pfxo/2014-03-02%2021.09.28.jpg
https://www.dropbox.com/s/qovyn1wekcqhwh0/2014-03-02%2021.09.14.jpg
Tenho um giant stick com 2,20m de envergadura e usando m DLE 55cc.
Os três voos que fiz foram traumáticos. Qualquer quantidade a mais de motor que eu colocava dava flutter nos ailerons. No primeiro voo chegou a arrancar um dos ailerons em voo, mas deu para pousar.
Já refiz os ailerons e o problema não resolve.
Então, aileron muito grande? Do tamanho que está parece um fun fly. Ou motor muito forte para o aeromodelo?
As fotos com as tags não vão. Seguem os links:
https://www.dropbox.com/s/t5ov0lojktzx51f/2014-03-02%2021.09.21.jpg
https://www.dropbox.com/s/kvlbr13i3f9pfxo/2014-03-02%2021.09.28.jpg
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- Douglas Lenz
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Se a resposta para as perguntas do Papalegua for não, e os itens que ele mencionou na pergunta estiverem Ok.
Acho que seria válido diminuir pela metade a largura do aileron. Feito isso aumentar um pouco, bem pouco a atuação dos mesmos.
Outra questão que pode influenciar no problema que estás enfrentando, quantas dobradiças tem de cada um?
Acho que seria válido diminuir pela metade a largura do aileron. Feito isso aumentar um pouco, bem pouco a atuação dos mesmos.
Outra questão que pode influenciar no problema que estás enfrentando, quantas dobradiças tem de cada um?
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[quote:1a6c5219c2="Papalegua"]Que servos está usando?
Tem folga nos pinos onde encaixa os horns nos clevis?
Tem folga onde encaixam os pushrods nos braços dos servos?[/quote:1a6c5219c2]
Olá Papaleguas. Boa noite.
Posso dizer que existe zero de folga.
Seguem mais algumas fotos. Inclusive dos servos que estou usando.
https://www.dropbox.com/sc/xvor8vxbpnvk4q4/XcpCc1UiiQ
Tem folga nos pinos onde encaixa os horns nos clevis?
Tem folga onde encaixam os pushrods nos braços dos servos?[/quote:1a6c5219c2]
Olá Papaleguas. Boa noite.
Posso dizer que existe zero de folga.
Seguem mais algumas fotos. Inclusive dos servos que estou usando.
https://www.dropbox.com/sc/xvor8vxbpnvk4q4/XcpCc1UiiQ
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[quote:3433a3bd64="Douglas Lenz"]Se a resposta para as perguntas do Papalegua for não, e os itens que ele mencionou na pergunta estiverem Ok.
Acho que seria válido diminuir pela metade a largura do aileron. Feito isso aumentar um pouco, bem pouco a atuação dos mesmos.
Outra questão que pode influenciar no problema que estás enfrentando, quantas dobradiças tem de cada um?[/quote:3433a3bd64]
Olá Douglas. Estou 5 em cada asa. Estou usando aquelas dobradiças de pino dubro. As anteriores eram aquelas finas.
Meu medo é cortar metade e ficar sem comando.
Estou usando 30% de comando e mesmo assim quando chego em 40% de aceleração o flutter começa.
Acho que seria válido diminuir pela metade a largura do aileron. Feito isso aumentar um pouco, bem pouco a atuação dos mesmos.
Outra questão que pode influenciar no problema que estás enfrentando, quantas dobradiças tem de cada um?[/quote:3433a3bd64]
Olá Douglas. Estou 5 em cada asa. Estou usando aquelas dobradiças de pino dubro. As anteriores eram aquelas finas.
Meu medo é cortar metade e ficar sem comando.
Estou usando 30% de comando e mesmo assim quando chego em 40% de aceleração o flutter começa.
Nas fotos parece que está usando fita adesiva como dobradiça.
Na segunda foto dá para perceber o desalinhamento do pushrod entre o braço do servo e o horn, pois o horn está inclinado em relação ao eixo do pushrod e isso pode também contribuir.
Bom, nas imagens extras que você enviou, mostram furos bem grandes no horn.
Qual é o diâmetro exato dos furos e o diâmetro exato do eixo do clevis que passa por esses furos?
Material usado para fazer o pushrod?
Outro detalhe é que estou achando esses horn muito molenga para um aeromodelo desse tamanho e fora de alinhamento então, nem se fala.
Por motivos como esses é que o alinhamento desses comandos é parte fundamental em uma construção.
Na segunda foto dá para perceber o desalinhamento do pushrod entre o braço do servo e o horn, pois o horn está inclinado em relação ao eixo do pushrod e isso pode também contribuir.
Bom, nas imagens extras que você enviou, mostram furos bem grandes no horn.
Qual é o diâmetro exato dos furos e o diâmetro exato do eixo do clevis que passa por esses furos?
Material usado para fazer o pushrod?
Outro detalhe é que estou achando esses horn muito molenga para um aeromodelo desse tamanho e fora de alinhamento então, nem se fala.
Por motivos como esses é que o alinhamento desses comandos é parte fundamental em uma construção.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
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Realmente apalegua"]Nas fotos parece que está usando fita adesiva como dobradiça.
Na segunda foto dá para perceber o desalinhamento do pushrod entre o braço do servo e o horn, pois o horn está inclinado em relação ao eixo do pushrod e isso pode também contribuir.
Bom, nas imagens extras que você enviou, mostram furos bem grandes no horn.
Qual é o diâmetro exato dos furos e o diâmetro exato do eixo do clevis que passa por esses furos?
Material usado para fazer o pushrod?
Outro detalhe é que estou achando esses horn muito molenga para um aeromodelo desse tamanho e fora de alinhamento então, nem se fala.
Por motivos como esses é que o alinhamento desses comandos é parte fundamental em uma construção.[/quote]
Olá, bom dia.
Realmente tem um pequeno desnivelamento do Horn. Apesar de estar alinhado com o braço do servo o horn está ligeiramente angulado. Para arrumar isso terei que trocar o aileron porque a furaçao já foi feita.
As dobradiças não são de fita. São de pino dubro e tem 5 em cada asa. Essa nova configuração ainda não voou.
Os furos do horn são grandes mas existe uma bolinha furada para um eixo bem mais fino.
O pushrod é feito de barra roscada coberto por tubo de carbono Bemmm justo.
Na segunda foto dá para perceber o desalinhamento do pushrod entre o braço do servo e o horn, pois o horn está inclinado em relação ao eixo do pushrod e isso pode também contribuir.
Bom, nas imagens extras que você enviou, mostram furos bem grandes no horn.
Qual é o diâmetro exato dos furos e o diâmetro exato do eixo do clevis que passa por esses furos?
Material usado para fazer o pushrod?
Outro detalhe é que estou achando esses horn muito molenga para um aeromodelo desse tamanho e fora de alinhamento então, nem se fala.
Por motivos como esses é que o alinhamento desses comandos é parte fundamental em uma construção.[/quote]
Olá, bom dia.
Realmente tem um pequeno desnivelamento do Horn. Apesar de estar alinhado com o braço do servo o horn está ligeiramente angulado. Para arrumar isso terei que trocar o aileron porque a furaçao já foi feita.
As dobradiças não são de fita. São de pino dubro e tem 5 em cada asa. Essa nova configuração ainda não voou.
Os furos do horn são grandes mas existe uma bolinha furada para um eixo bem mais fino.
O pushrod é feito de barra roscada coberto por tubo de carbono Bemmm justo.
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[quote:1d2963f073="Papalegua"]Se essa nova configuração não voou ainda, de nada adiantaram as fotos para te ajudar a dizer o que pode ser.
Teria que ter mostrado as fotos de como estava quando deu o flutter.[/quote:1d2963f073]
Como eu disse no começo eu mudei as dobradiças de fita para de pino. A única mudança foi essa.
Estou compartilhando com vocês o problema que ocorreu por três vezes e agora como esta para buscar mais opiniões para melhorar e evitar que volte a ocorrer.
Abraco
Teria que ter mostrado as fotos de como estava quando deu o flutter.[/quote:1d2963f073]
Como eu disse no começo eu mudei as dobradiças de fita para de pino. A única mudança foi essa.
Estou compartilhando com vocês o problema que ocorreu por três vezes e agora como esta para buscar mais opiniões para melhorar e evitar que volte a ocorrer.
Abraco
As coisas que podem ocasionar flutter, são pushrods feitos com arames ou materiais que cedem com facilidade, folga nos furos do braço do servo e ou no horn, desalinhamento do pushrod entre o braço do servo e o horn, pouca firmeza de fixação da peça comando (no caso aqui o aileron) no aeromodelo, dobradiças com folgas no eixo.
Quanto maior for o aeromodelo, mais esses pequenos detalhes vão se evidenciar.
Quanto maior for o aeromodelo, mais esses pequenos detalhes vão se evidenciar.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.