Problema Motor ou ESC?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ricardoluza
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Problema Motor ou ESC?

Mensagem por ricardoluza »

Boa tarde.

Pessoal, to com uma dúvida. Tenho as sucatas de um antigo aeromodelo. Esc de 20A da HK e motor se não me engano 2822.

Quando ligo o motor sem hélice ao ESC ele funciona bem, mas quando ligo com hélice ele falha em baixa rotação.

Entre 0 e 50% de aceleração ele fica pulsando constantemente, como se houvesse corte de energia. De 50 a 100% de aceleração ele roda normal.

Alguém já presenciou isso? Será que é problema de ESC ou no motor?

Desde início achei o esc meio falcatrua, com poucas opções de configuração e nas tentativas de voo(do avião que nunca voou) ele esquentava bastante, pois além de muito desbalanceado o aero não tinha ventilação nenhuma na caverna.

Quero reaproveitar a elétrica em um shockflyer.

Abraço.
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rafakrav
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Mensagem por rafakrav »

Deve ter algum fio motor->ESC rompido...
ricardoluza
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Mensagem por ricardoluza »

Não tinha pensado nisso. Vou verificar.

Acabou de chegar um ESC e motor novos aqui, vou fazer o teste de tudo hoje a noite.

Valeu!
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Marcos2012
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Mensagem por Marcos2012 »

[quote:16f5755e74="rafakrav"]Deve ter algum fio motor->ESC rompido...[/quote:16f5755e74]

tambem arrisco neste palpite...
fio do motor rompido...

ja aconteceu comigo............. :P
aostojanov
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Mensagem por aostojanov »

To com o mesmo problema... e quando dou aceleração, o motor não gira ao máximo. Verifiquei as soldas e parece que os fios estão ressecados. Vou tentar a re-soldagem.

Já passaram por isso? Se sim, como resolveram?
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

Reveja as soldas dos fios do motor.

Retire o esmalte deles antes de soldá-los.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Os fios do motor são esmaltados e as capas são somente um protetor e acabamento dos fios e não isolantes como nos cabinhos dentro dos rádios.
Esses fios esmaltados não aceitam serem torcidos e dobrados constantemente, eles quebram e babaus motor, tem que reenrolar tudo de novo.
Manuseie os fios com todo o cuidado que poder e não é coisa inútil o que estou dizendo, é a mais pura verdade, pois a maioria dos problemas com motores são somente fios partidos por mau manuseio.
Esses motores não foram feitos para ficar ligando e desligando fios o tempo todo como já vi muitos fazerem, foram feitos para serem montados, conectados os fios e no máximo, trocado algum fio de posição para inverter o sentido de rotação do motor, fora isso, é para ligar e nunca mais mexer nos fios.
Fios soltos dentro do aeromodelo de forma que fiquem balançando, também se partem, por isso temos que deixar os fios bem fixados dentro da fuselagem e o ESC também bem fixado, nada de ESC solto movendo fios o tempo todo, além de ser uma porcaria de trabalho, acaba rompendo os fios do motor.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
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headhunter
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Mensagem por headhunter »

Também acho legal prender tudo para não ficar solto.
Mais no local onde eu vôo tem uma galera que diz que o ESC não pode ficar preso porque ele esquenta demais e pode queimar.

Eu tive que soltar o meu hoje.

Não sei se é por causa da qualidade do ESC o meu é aquele amarelinho do xingling de 30A.
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