Construção CNC Hot Wire 4 Eixos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Mensagem por py2meu »

Olá novamente pessoal,
Fiz um vídeo dela cortando a palavra "CNC" à 8mm/seg.
Não fiz um vídeo cortando uma asa porque estou sem isopor.

O controlador de temperatura que estou utilizando está funcionando perfeitamente. Com um fio de 0,18mm aquece bem pra uma velocidade de 8mm/seg com apenas 40% da potência. Talvez precise de mais potência no corte das asas...
Coloquei dois pesos de 120g, um em cada lado do fio, com uma roldana de "latão" transferindo a corrente para o fio.

Abs

[yt]sHADXb_AX5I[/yt]
Anexos
CAM00509.jpg
CAM00509.jpg (35.99 KiB) Exibido 1009 vezes
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Quando fores cortar asas trapezoidais, vais ter problema com o aquecimento do fio, tens que alimentar o fio onde ele esta fixado nos pesos, assim vais ter sempre a mesma temperatura, o que não vai acontecer quando cortares asas trapezoidais, o fio vai aumentar, aumentando a resistência e baixando a temperatura.
[], motta
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Mensagem por py2meu »

Entendi Motta, porém decidi tentar pra ver no que dava, e aprender um pouco mais.
E o que pude perceber é que não tive problemas quanto ao aquecimento do fio em corte de asa trapezoidal, talvez seja por usar um controlador PWM? quem sabe...
Mas vou seguir seu conselho nos próximos cortes, afinal tem tudo pra acontecer da forma que voce falou.
No video que segue voces poderão ver que já existe um corte feito no isopor. Esse corte saiu errado porque um dos fios do motor da torre esquerda apresentou mau contato e fez com que o eixo não se movesse corretamente.
O que importa é o corte feito por esse vídeo, mostrando como deveria ter saído o corte anterior. Não fiz outro porque estou sem blocos de isopor.
E também outro vídeo de corte de letras à 8mm/seg.


Abs.
[yt]gDv8G8srX70[/yt]

[yt]lkQ61dlbzoo[/yt]
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

py2meu,

legal os cortes. Não sei se serve para vc, mas tenho comprado isopor em Salto, na Isotec. Site: www.isotec.net.br. Telefone: (11) 4028-7700.

Onde vc compra isopor?

Valeu.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:0112993084="py2meu"]Entendi Motta, porém decidi tentar pra ver no que dava, e aprender um pouco mais.
E o que pude perceber é que não tive problemas quanto ao aquecimento do fio em corte de asa trapezoidal, talvez seja por usar um controlador PWM? quem sabe...
Mas vou seguir seu conselho nos próximos cortes, afinal tem tudo pra acontecer da forma que voce falou.
No video que segue voces poderão ver que já existe um corte feito no isopor. Esse corte saiu errado porque um dos fios do motor da torre esquerda apresentou mau contato e fez com que o eixo não se movesse corretamente.
O que importa é o corte feito por esse vídeo, mostrando como deveria ter saído o corte anterior. Não fiz outro porque estou sem blocos de isopor.
E também outro vídeo de corte de letras à 8mm/seg.


Abs. [/quote:0112993084]


Perfeito, mesmo por usar um aquecedor com pwm vai acontecer a mesma coisa, continua usando assim, a diferença só será notada numa comparação em uma asa cortada com temperatura constante e uma asa cortada com temperatura variável, para nossos voos de finais de semana tudo perfeito, mas em uma competição a correta vai ter um melhor rendimento, ai é ser muito preciosismo, tem a diferença dos pilotos etc, mas não custa nada alimentar no peso ou tem?

Já que estas fazendo tudo correto, porque deixar um pecadinho para trás.
[], motta
jorgthor
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:58 pm
Localização: Guarujá

Mensagem por jorgthor »

Olá amigo um belo projeto o seu! Parabéns!
Vou aproveitar e vou perguntar aqui quem poderia corroer uma placa dessas para mim e qual o valor, por favor quem se interessar pode passar mp pra mim.
Responder