Noticias da COBRA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

Pondo em dia a situação...

Foram entregues à CoBrA, as cartas dos Diretores/Presidentes dos Clubes Brasileiros com solicitação de uma AGE.

O Sr. Presidente já retirou do site o assunto dos cursos e informou que, até uma nova definição, os instrutores dos clubes, continuam sendo "licenciados" pelos clubes, como sempre foram, sem a obrigação de uma homologação, pela CoBrA.

A carta, com os demais assuntos, não foi comentada, na reunião que fizeram.

O canal de comunicação com a CoBrA, continua o mesmo, ou seja, email sem respostas imediatas.

Estranhamente, os Clubes filiados, perderam os seus acessos (com senha) ao site da CoBrA.
Este acesso, permitiria, a votação de pautas, pelos interessados, em assuntos pertinentes. Este tipo de contato/acesso virtual, foi estabelecido pela CoBrA em Assembléia passada.

O próximo passo é a entrega em mãos, das cartas originais, dos clubes, com as suas solicitações, organizadas pelo Grupo de Diretores do Aeromodelismo Brasil.

Após, o Sr. Presidente deverá marcar uma AGE (Assembléia Geral Extraordinária), nos moldes estabelecidos pela CoBrA, solicitados em nossa carta, com as devidas pautas já definidas.

Se, uma AGE não for marcada, conforme solicitamos, talvez o caminho judicial, seja a opção.
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

O modelo da carta preenchida, assinada e enviada pelos Clubes filiados à CoBrA e interessados, é este abaixo.


[quote:31039e6f6e]Carta de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária d_ _______

O Grupo de 21 clubes abaixo relacionados, nas pessoas de seus presidentes/responsáveis, servem-se da presente missiva para Notifica-lo, como Notificado esta, na qualidade de Presidente da Confederação Brasileira de Aeromodelismo para que em data de 04.04.2014, promova a Assembleia Geral Extraordinária, nos termos dos Art. 12, 14, 15, 16 em seus paragrafos e alíneas pertinentes, do Estatuto COBRA.

Para a realização da mencionada Assembleia, e em cumprimento ao que dispõe a legislação vigente, estão presentes 1/5 dos clubes filiados e regulares.

Caso não haja a convocação por parte de V.Sa., serão tomadas medidas outras para que se realize a mencionada Assembleia, com agravo de ilícito, por descumprimento do Estatuto , pela Presidência COBRA.


Ilmo. Sr.
Neuly Nunes Cardoso
Rua do Arroz, Nº 90 – Sala 308 – Edifício Palácio da BGARJ – Penha Circular – Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
E-mail: diradm@cobra.org.br
Tel/Fax: (21) 2584-1032
CNPJ da COBRA: 42.508.044/0001-77
Prezado Senhor Presidente,
Pela presente, fica Vsa. responsável por preparar e realizar uma Assembleia Geral Extraordinária COBRA, no dia 04 de Abril de 2014 , viabilizando a votação da matéria abaixo explicitada, com 1ª Chamada às 14:00h, com o mínimo de 21 participantes e em 2ª Chamada às 14:30h, com qualquer número de participantes.
Esta será uma Assembleia Digital, via Internet, conforme previsto no Art. 15 e § 4º do Estatuto, com Convocação Oficial Prévia de no mínimo 05 dias e votação via Internet, a fim de deliberar sobre a matéria da seguinte ordem do dia:
a) Suspensão “explícita” e imediata dos Cursos de Formação de Instrutores e Juízes, suas implicações, contidas nos boletins 001 e 002/2014, até sua total revisão e reformulação pela Diretoria Técnica COBRA, em conjunto com os Clubes Filiados e posterior aprovação em Assembleia Geral Ordinária, amplamente divulgada às Filiadas .
b) Revogação imediata das disposições contidas no Boletim 002/2011 , referentes às taxas extras de inscrição e renovação das Filiadas e dos seus respectivos BRA’s, até apresentação de arrazoamento de necessidades e destinação das mesmas e posterior aprovação em Assembléia Geral Ordinária, amplamente divulgada às Filiadas, com antecedência prevista no Estatuto COBRA.
c) Revogação imediata das disposições do Boletim 007/2012 , até sua completa revisão, excencialmente dos itens c, d, f, g, h e k , não condizentes ou não conforme, com as funções básicas da Confederação, anseio das filiadas, Estatuto e Regulamento Geral COBRA, vigente.
d) Alterar toda a comunicação COBRA x Clubes, que deverá ser específica à cada Clube , via Carta ou Email Circular, endereçado à cada Filiado e ao Grupo diretoresdoaeromodelismobrasil@yahoogrupos.com.br , ao qual a COBRA deverá se cadastrar e procurar atender às necessidades, dúvidas e consensuar debates dos filados participantes, provendo rápido e objetivo retorno e atendimento às questões veiculadas pelo Grupo, adotando este veículo como “Oficial” e colaborando para trazer os demais Clubes Filiados, através de informações de boa visibilidade e fácil acesso, na página inicial do seu Site.
e) Isentar da taxa anual de Renovação, os Clubes que estiverem com o mínimo de 50% dos seus BRA’s em dia, ou que tenham realizado um mínimo de 03 competições regulamentares durante o ano/calendário COBRA, como incentivo para manterem seus BRA’s ativos e competições desportivas aos seus associados.
f) Definir as datas e locais dos Campeonatos Brasileiros e Copa Brasil, até o final de Outubro do ano anterior à sua realização, que devera ocorrer entre os meses de março à novembro do ano seguinte, guardando um mínimo de 120 dias entre a veiculação da data e a realização do Brasileiro.
g) Criar no prazo máximo de 180 dias, ferramenta que permita total transparência nos valores arrecadados, suas fontes e destinações, com atualização trimestral. Esta ferramenta deverá estar disponível se não a todos os Aeromodelistas, ao menos aos Clubes Filiados à COBRA.



Pelas suas providências, subscrevo-me atenciosamente,
Clube (Presidente) Local e data ....
[/quote:31039e6f6e]
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

Fabrício, infelizmente as arbitrariedades da CoBrA, podem afetar a todos os aeromodelistas, pois a CoBrA é a autoridade no Brasil, perante a ANAC, no assunto aeromodelismo.

[b:096d36a3b1]Se fosse decidido[/b:096d36a3b1], que só se poderia voar em clube homologado, pela entidade reguladora, com carteira de habilitação, depois de pagar por um caro curso de pilotagem, acabaria virando lei e crime, voar irregularmente em parques ou campinhos... e acabaríamos sendo autuados por policiais comuns, sem a menor noção do que é aeromodelismo.
A grande maioria estaria virando criminoso, a margem das absurdas leis... se isso fosse decidido.


Não tenho BRA, mas voo em clube homologado e sou filiado a Federação Gaúcha de Aeromodelismo. No nosso clube, primamos por segurança e por fazer o certo.

Gostaria muito de tirar o meu BRA, mas, cada vez que vou ver como anda a CoBrA, eu desisto, pois só escuto reclamação, dos filiados.

Estamos nos organizando para resolver estes problemas e a CoBrA, passar a ser nossa aliada.
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

Infelizmente a CoBrA, não acatou a nossa Solicitação Legal de uma AGE (Assembléia Geral Extraordinária) conforme prevê o seu estatuto, tomando uma posição defensiva contra nós, aeromodelistas.

Repasso aqui, o email com o resumo da reunião de sábado, 17/05/2014.



[quote:5b9262ca0b]Prezados Diretores, bom dia !

Estive com Neuly neste sábado às 09:00h na Sede COBRA e ficamos até às 14:30h debatendo assuntos relativos à comunicação e postura COBRA x Filiadas.

Presentes :
COBRA : Neuly, Luiz Carlos (Dir Adm) e Luis Cláudio (Cursos)
FMDESP - Benedito Rodrigues Filho - Bene - Dir Tec VCC COBRA
3A - Rio Roberto Machado Silva
AMA - Rudse Carvalho

Bene - Solicitante da reunião, visando apaziguar "Grupo Diretores/ Rudse" x Neuly , foi o primeiro a falar e expor seus propósitos de aproximação e acordo entre dois amigos que considera pessoas do "BEM" .

Rudse - Expus motivos que levaram a nossa AGE , dificuldades no trato com a COBRA , Cursos, desmandos, insatisfações, erros de endereçamento e péssima comunicação .

Neuly - Historiou sua vida na COBRA, desde o tempo do Edson Maluf e razões que levaram ao ponto atual de insatisfações gerais, Cursos, ANAC, etc...etc...etc..., informou também sua intenção de ficar mais 04 anos e logicamente alterar o Estatuto para possibilitar 02 reeleições , ou sejam 12 anos de mandato ..

Informou que o Diretor Tesoureiro é o seu filho Neury Nunes Cardoso , e que ele não acumula as duas funções como pensamos anteriormente !!!

Ventilou a possibilidade de rever alguns pontos na comunicação (vencimento de BRA's) e multa de R$200,00 , me deixando a entender que pretende continuar seguindo a mesma linha administrativa e postura de não atender "pacificamente" ao nosso pleito de uma AGE e da pauta proposta pelos clubes, inclusive informando que segundo sua assessoria jurídica, o 1º Clube da lista (3A ) seria o representante legal pela "Notificação" ,...parece que realmente não haverá outro caminho a não ser pela via jurídica e com a participação maciça dos Votos dos Clubes, aqui presentes, se realmente quisermos realizar e votar nossa AGE .

Vou ainda tentar outro contato específico com Neuly , via fone, só para certificar se ele ira simplesmente desconsiderar nossa "Notificação" de direito estatutário de convocação da AGE e sair pela porta dos fundos, ou pretende negociar com os Clubes um ajuste da pauta e sair pela porta da frente !


Abs,

Rudse AMA MG[/quote:5b9262ca0b]
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Com todo respeito a você Farina.. Visto a falta de responsabilidade de quem voa em campinho, no meio da rua, sobre a cabeça das pessoas e outras barbaridades eu até quero que vire lei, faço gosto e quem sabe não ligo lá e dou essa idéia. Aí quero ver neguinho bater no peito a hora que for abordado e o material recolhido e dizer que da em nada. Vão se lembrar como era legal a liberdade que não souberam usar!
Com criança a gente faz assim, não sabe brincar... Tira o brinquedo!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

Marco, eu concordo em gênero e grau, com você.

Uma vez eu ouvi um cara dizer que o Aeromodelo Elétrico era a "punhta" do aeromodelismo. Fiquei muito indignado com o cara, pois foi o elétrico que me trouxe de volta em 1996, parado desde 1980.

Hoje eu entendo muito bem aquela expressão agressiva e também as tuas indignações, com muitos dos iniciantes que sempre defendi... (em vários casos, defesas não merecidas).

A facilidade e o baixo custo dos elétricos está impossibilitando aeromodelistas sérios de voarem nos parques, os seus pequenos modelos elétricos (quase inofensivos), pois muitos irresponsáveis, compraram aeromodelos e se acham aeromodelistas... e alguns caras da antiga, resolveram aproveitar este mercado, pra vender lixo nos parques, mascarados de aeromodelos e aeromodelistas.

Então, quem queria fazer a coisa certa, migrou para os clubes.
À alguns anos eu não voo mais no Anfiteatro Por do Sol, exatamente por estes motivos.
Passei a voar em pistas particulares (e seguras) e em clubes.

Hoje eu sou sócio do Clube Conesul, em Portão, a 56Km de minha casa.
Se eu não tiver outro compromisso, vou no sábado e no domingo, toda a semana.

Na atual gestão da FEGAER, Federação Gaúcha de Aeromodelismo, faço parte da direção e minha esposa, federada, é juíza (arbitra) de acrobacia.

Desde que conheci a FEGAER, não perco uma reunião sequer.

O Detalhe é que o que a COBRA está fazendo, não afetará os soltadores de aviãozinho, mas a todos nós, que queremos fazer a coisa certa.

Não sei se ainda tem o meu email, mas se quiser mais alguns detalhes das nossas discussões, sobre o assunto, o meu email é: edfarina, do Gmail. :D :wink:
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sim senhor chefe...

Lembra quando uma vez eu te disse que o tempo ia mostrar [b:592c8dcb7d]QUE EU ESTOU CERTO? [/b:592c8dcb7d] O negrito não foi pra você, foi pra tapar a boca de zé, a lista é grande então fica só como zé!

Ainda lembro uma discussão com um desses que vendiam lixo, foi lá no Japi. A justificativa dele para o que eu dizia ser material de péssima qualidade é que essa era a minha opinião e as vendas iam bem. Hoje o cara só vende material TOP. Safado, encheu o mercado de porcaria e agora canta de galo!

Eu ainda posso pegar meus micros e voar dentro da sala como se estivesse voando em um lugar enorme, pra dizer a verdade as vezes faço isso.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Te mando um email, abraço.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder