3 formas diferentes de alimentar o Cyclops STORM OSD

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

3 formas diferentes de alimentar o Cyclops STORM OSD

Mensagem por FerreirAero »

Amigos, boa noite!

Lendo o manual do Storm OSD eu fiquei com algumas dúvidas em relação à alimentação do conjunto (OSD + Vtx + Camera).

A saída de BAT do Storm tem 3 pinos, sendo:

PINO 1 : NÃO SEI PRA QUE SERVE
PINO 2: +12V
PINO 3: GND

[img:35b74ba095]http://img28.imageshack.us/img28/1928/semttuloeeh.jpg[/img:35b74ba095]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

De acordo com o manual, é possível:

1) Alimentar o conjunto todo (Motor + OSD + Vtx + Cam) utilizando a mesma bateria do motor, deixando o jumper dando curto nos pinos 1 e 2 (MÉTODO NÃO RECOMENDADO);

2) Alimentar o OSD com a bateria do motor, deixando o jumper dando curto nos pinos 2 e 3; e alimentar o transmissor e a câmera com outra bateria. Bom, pelo menos foi o que eu entendi.

3) Alimentar o motor com uma bateria e o OSD + Vtx + Cam com outra, conectando-a na utilizando um plug de servo na porta BAT do OSD. Veja a imagem abaixo.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/401/mappo.jpg/][img:35b74ba095]http://img401.imageshack.us/img401/7720/mappo.jpg[/img:35b74ba095][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Pelo o que eu entendi, neste 3º método o Vtx e a câmera são alimentados pelo próprio OSD, certo?

No primeiro caso, usar a mesma bateria do motor para o sistema de vídeo e para o OSD seria inconveniente por causa das interferências. Então, a segunda opção seria a mais interessante?

A minha dúvida é essa: no sensor de corrente (onde o cabo vai ligado nele e na porta SENSOR do OSD) alimenta o OSD por si só, que alimentará o Vtx e a câmera? É por isso então que, se eu der um curto com o jumper nos pinos 2 e 3 eu vou precisar de outra bateria pro Vtx + Cam? Eu fiquei encucaco pois o cara na foto aí em cima ligou uma bateria 3S na porta BAT mesmo tendo o cabo conectado na porta SENSOR.

Não entendi isso muito bem e queria a ajuda - ou a explicação - de quem usa e sabe me esclarecer isso.

Como eu faço pra usar uma bateria pro motor (sendo esta monitorada pelo OSD) e outra só para o OSD + Vtx + Cam? Onde eu instalo essa segunda bateria? No Vtx ou no OSD, como o cara aí fez?
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Caramba, acho que entendi!!!!

Só tem 2 maneiras de ligar isso:

1) Com a mesma bateria do motor, pondo o jumper nos pinos 1 e 2 (mesma bateria para Motor + OSD + VTx + Cam);

2) Retirando o jumper dos pinos 1 e 2 e conectando uma Lipo 3S nos pinos 2 e 3. Neste modo terei uma bateria só pro motor e uma bateria só pro sistema OSD + Vtx + Cam.

Confirmem isso pra mim, pessoal. Acho que tinha interpretado mal o que o manual dizia.

Estou certo agora?
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[yt]SQe8ee4q3fs#t=183s[/yt]

Vejam só o que o Alishnmao diz. Ele fala que pode alimentar direto pelo SENSOR ou pelo próprio transmissor. Porém, ele alerta que o jumper deverá ser retirado. Mas ele liga o sistema sem tirar o jumper.

Ou tem algo errado aí ou ele não ligou a bateria do motor, só do transmissor (só pra fazer o review mesmo).

Alguém dá uma luz aí, pessoal...
Ninguém???
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Olá,

Uso uma Nova Cyclops é as conexões são semelhantes, alimento exatamente igual ao esquema que voce postou:

O bec do speed alimenta o rx.

E

Os pinos 2 e 3 para alimentar o OSD com outra bateria, no meu caso uso uma 3s a mais que uso até para dar cg no aero.
No meu caso não posso jampear o 1 e 2 e fazer a alimentação direto da lipo do motor porque uso uma 4000 de 4s....o próprio texto que voce postou mostra que a ligação usado a bateria do motor só pode ser feita se ela for de 12v ou 3s (must be....).


Abraço,

Nuno
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Acho que é isso (tenho o Storm mas não estou em casa para verificar):
O OSD é alimentado pelo Sensor de Corrente.
O pino 1 recebe energia do sensor de corrente.
O pino 2 está interligado com o video IN e video OUT.
O pino 3 é o terra.

Ou você alimenta a camera e o vTX usando a energia do pino 1 ou você liga uma bateria diretamente no pino 2 (+) e 3 (-).

Abraço.
agnaldo shark
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Mai 24, 2014 7:34 pm
Localização: Itu, Sp

Mensagem por agnaldo shark »

Olá Amigos, boa noite!
Primeiro gostaria de dizer que sou um leigo no que diz respeito a FPV.
Estou montando um sistema e estou pesquisando qual melhor sistema de OSD.
Estou namorando um cyclops storm. Tenho uma dúvida a respeito do sistema de aceleração quando este entra no RTH. Pelo que eu li, temos que configurar no failsafe a aceleração (talvez 60%). Caso seja isto mesmo não seria perigoso se o radio perdesse o sinal(desligado sem intenção) com o aeromodelo em terra?? Temos como configurar a aceleração no próprio OSD??
Me desculpem se eu estiver falando besteira, pois como disse no começo sou leigo no assunto e a grana tá curta, então gostaria de começar acertando nas compras.

Abraços
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Não é besteira!

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

[quote:f9b0f532f7="agnaldo shark"]Olá Amigos, boa noite!
Primeiro gostaria de dizer que sou um leigo no que diz respeito a FPV.
Estou montando um sistema e estou pesquisando qual melhor sistema de OSD.
Estou namorando um cyclops storm. Tenho uma dúvida a respeito do sistema de aceleração quando este entra no RTH. Pelo que eu li, temos que configurar no failsafe a aceleração (talvez 60%). Caso seja isto mesmo não seria perigoso se o radio perdesse o sinal(desligado sem intenção) com o aeromodelo em terra?? Temos como configurar a aceleração no próprio OSD??
Me desculpem se eu estiver falando besteira, pois como disse no começo sou leigo no assunto e a grana tá curta, então gostaria de começar acertando nas compras.

Abraços[/quote:f9b0f532f7]

Não é besteira sua não, é exatamente isso, na Nova e na Storm a velocidade você regula pelo fail safe do rádio, para ser diferente disso deve ser a Cyclops Tornado, essa tem o tubo de pitot (não sei como escreve isso), que mantêm uma velocidade pré determinada caso o sistema entre em fail safe ou seja acionado o PA.
Verdade, na minha opinião desde que bem regulado em fail safe a diferença nem é tão gritante, salvo num dia de muito vento contra ou a favor....mais no vôo constante em PA, não ter que se preocupar em cuidar do acelerador é um conforto, como dirigir uma Mercedes automática na estrada reta com piloto automático ligado....é só prazer....

Outra coisa é que descobri que a Storm atualizada e a Tornado tem horizonte artificial, outra comodidade/facilidade.

Abraços,

Nuno
Nuno Alves Pereira
Clube Paranaense de Aeromodelismo - CPAER
Salgadinho em Campo Largo

Ctba/Pr

Gliders, glows, elétricos, quadris e tentando fpv...
agnaldo shark
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Mai 24, 2014 7:34 pm
Localização: Itu, Sp

Mensagem por agnaldo shark »

Olá Nuno!
Obrigado pelo esclarecimento, não tinha percebido que havia uma nova versão do cyclops com estas características. Me ajudou muito.

Abraços
Agnaldo
Responder