Chave liga/desliga no canal do receptor. Pode?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Chave liga/desliga no canal do receptor. Pode?

Mensagem por Michael Thies »

Bom dia pessoal do e-voo....

Esses dias eu estava pensando, eu monto o meu aero, asa, trem etc... mas não ligo o receptor por que ainda tenho que caminhar bastante até chegar na pista (no meu caso potreiro), aí pra ligar e desligar o(s) receptor(es) tem que sempre ficar conectando, desconectando a bateria, e eu não sei se é só nas minha baterias, mas a pressão que o XT-60 faz é muito grande, esses dias quase quebrei meu aero tentando abri-lo.

Daí eu tive uma ideia que gostaria de compartilhar com vcs antes de pôr em prática:
Instala uma chave liga/desliga no positivo do canal 3 (do ESC). Assim, sem alimentação, não há como ele enviar nenhum comando para servos e motor. Além de ficar muuuuitio mais prático ligar e desligar.


O que vcs acham??

Abraços!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Aí um pulso aleatório qualquer aciona o speed e causa um incêndio.
A sua idéia já existiu e só causava acidente! Com dezenas de centenas de fabricantes de Speed você acha mesmo que sua idéia é original e que nunca ninguém tentou... E pior, fez caca!!!
Mas a opção é sua, se quer correr esse risco vá em frente!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Amigo, esta sua instalação é arriscada... mas o que você pode fazer é instalar uma simples chave liga/desliga manual de boa qualidade, com corrente correta, para poder cortar a alimentação da bateria...
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Re: Chave liga/desliga no canal do receptor. Pode?

Mensagem por motta »

[quote:abbb78f327="Michael Thies"]Bom dia pessoal do e-voo....

Esses dias eu estava pensando, eu monto o meu aero, asa, trem etc... mas não ligo o receptor por que ainda tenho que caminhar bastante até chegar na pista (no meu caso potreiro), aí pra ligar e desligar o(s) receptor(es) tem que sempre ficar conectando, desconectando a bateria, e eu não sei se é só nas minha baterias, mas a pressão que o XT-60 faz é muito grande, esses dias quase quebrei meu aero tentando abri-lo.

Daí eu tive uma ideia que gostaria de compartilhar com vcs antes de pôr em prática:
Instala uma chave liga/desliga no positivo do canal 3 (do ESC). Assim, sem alimentação, não há como ele enviar nenhum comando para servos e motor. Além de ficar muuuuitio mais prático ligar e desligar.


O que vcs acham??

Abraços![/quote:abbb78f327]


O correto é desligar a alimentação dos 5 volts no esc, tem alguns que já vem com um jump, só desoldar e ligar a chave, eu uso assim.
(assim fica muuuuuitio mais seguro :) )
[], motta
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:2e90de9d7f="Tiago Santa Rosa"]Amigo, esta sua instalação é arriscada... mas o que você pode fazer é instalar uma simples chave liga/desliga manual de boa qualidade, com corrente correta, para poder cortar a alimentação da bateria...[/quote:2e90de9d7f]

A maioria dos meus aeros consome 20A, é muita corrente para a maioria das chaves liga-desliga que existem, tem que ser algo muito parrudo para 20A, em sua casa provavelmente você usa um disjuntor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:52638cc92b="Tiago Santa Rosa"]Amigo, esta sua instalação é arriscada... mas o que você pode fazer é instalar uma simples chave liga/desliga manual de boa qualidade, com corrente correta, para poder cortar a alimentação da bateria...[/quote:52638cc92b]

Tiago... Uma chave de confiança que suporte 20... 30A é um monstro!!! As vezes 50A. A resistência de contato de uma chave é da ordem de 0,5R ... A resistência entre dreno e surce de um Fet moderno é 0,004R então a queda de tensão na chave é "gigante"

O que se faz usualmente é usar um "Fet" mas por fim tem que chatear o gate dele e aí é trocar seis por meia dúzia!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O que o povo tem feito... Que na minha opinião é preguiça, é pegar um conector e usar ele como chave interrompendo o positivo do fio da bateria. Alguns usam fusível de carro. A fêmea é colocada na lateral da fuselagem e é só plugar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

[quote:fbee4948ad="Marco Antonio"]Aí um pulso aleatório qualquer aciona o speed e causa um incêndio.
A sua idéia já existiu e só causava acidente! Com dezenas de centenas de fabricantes de Speed você acha mesmo que sua idéia é original e que nunca ninguém tentou... E pior, fez caca!!!
Mas a opção é sua, se quer correr esse risco vá em frente![/quote:fbee4948ad]

É por isso que eu admiro o Marco Antônio... Franco e direto rsrsrs. Agora, perdoe minha falta de conhecimento em eletrônica, mas como assim pulso aleatório? O ESC pode enviar pulsos ao motor mesmo sem ter comunicação com o receptor?



[quote:fbee4948ad="alexcmag"]A maioria dos meus aeros consome 20A, é muita corrente para a maioria das chaves liga-desliga que existem, tem que ser algo muito parrudo para 20A, em sua casa provavelmente você usa um disjuntor.[/quote:fbee4948ad]

Sim Alex, vc está correto, eu sei que é inviável de instalar uma chave de 20A num aero de 0,4kg. Minha intenção era instalar uma chave para seccionar o circuito de comunicação do ESC.


Agora fiquei confuso com esse pulso aleatório que o Marco falou. Como eu disse, sou quase leigo em eletrônica, e peço agora então: E se eu seccionar os três fios do canal 3 (positivo, negativo e sinal)? Ainda teria problemas?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Aí meu filho... O risco do pulso é maior ainda!!!!
Ta botando seu pescoço e o que a bateria incendiando levar junto!!! Boa sorte!

Qualquer transiente, qualquer carga estática pode fazer o gate conduzir... Fet é acionado por tensão, não por corrente e qualquer carga estática tem bem mais que 5V.
E pra piorar.... Já vi Fet conduzir e não voltar se não for aplicado um nível de terra bem projetado no gate!

Aproveita que é época de fogos e fogueira!!!!

O motivo do conector ser tão apertado é manter a maior área de contato possível!!! A nível microscópico até mesmo o vidro tem rugosidades.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

Uma dica pra você não quebrar o seu aero na hora de desligar a bateria. Os conectores XT-60 tem uma regulagem no plug macho, é só você apertar um pouco os conectores. Só tome cuidado pra não apertar muito e ficar frouxo e sair em voo.
Responder