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Mais barato? Depende . Asfalto bom é caro e precisa ser muito bem preparado na sub base se for somente colocar cbuq vai embora com a chuva.
Asfalto bom não precisa de manutenção desde que não sofra agreção com sobre cargas ( não é o nosso caso ) . Se não tiver bem compactado o solo com o tempo ondula.
Concreto tambem tem sua tecnica, tem que ser armado e com juntas de dilatação serradas para não trincar.
Precisa estar em solo firme por que se não as placas trabalham diferentemente e recalcam fazendo pequenas diferenças na pista onde uma aeronave pode tropeçar e se quebrar nos desniveis. Reparos tem que ser feitos com grout para nã se soltarem e virarem buracos e as juntas tem que ser preenchidas com emulssão para não deixar a agua da chuva entrar e ir levando o solo abaixo da pista que vai causar recalque com o tempo.
Eu se fosse escolher faria de asfalto , um bom asfalto e bem feita , não ia dar problemas e seria mais impermeável que a de concreto.
Asfalto bom não precisa de manutenção desde que não sofra agreção com sobre cargas ( não é o nosso caso ) . Se não tiver bem compactado o solo com o tempo ondula.
Concreto tambem tem sua tecnica, tem que ser armado e com juntas de dilatação serradas para não trincar.
Precisa estar em solo firme por que se não as placas trabalham diferentemente e recalcam fazendo pequenas diferenças na pista onde uma aeronave pode tropeçar e se quebrar nos desniveis. Reparos tem que ser feitos com grout para nã se soltarem e virarem buracos e as juntas tem que ser preenchidas com emulssão para não deixar a agua da chuva entrar e ir levando o solo abaixo da pista que vai causar recalque com o tempo.
Eu se fosse escolher faria de asfalto , um bom asfalto e bem feita , não ia dar problemas e seria mais impermeável que a de concreto.
- Douglas Lenz
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Tchê
Parto do seguinte pensamente, pista maior nunca é problema. Acho que deves fazer a maior que o orçamento permitir. Mas para jatos algo em torno de 200 metros já está legal, pensando em deixar uma boa área de escape em ambas as cabeceiras.
E o mais importante a meu ver,de antes de qualquer coisa verificar o vento predominante durante o ano para fazer a pista. Não interessa ter um espaço que tu possa construir uma pista de 500mt com cabeceiras N - S e o vento o ano todo ser Leste... e nesta posição o máximo de pista que pode ser feita é de 100mt.
Já conheci pista que o vento está no eixo menos de 10 dias do ano! Daí é brabo, por mais dedo que se tenha, enche o saco voar assim.
Parto do seguinte pensamente, pista maior nunca é problema. Acho que deves fazer a maior que o orçamento permitir. Mas para jatos algo em torno de 200 metros já está legal, pensando em deixar uma boa área de escape em ambas as cabeceiras.
E o mais importante a meu ver,de antes de qualquer coisa verificar o vento predominante durante o ano para fazer a pista. Não interessa ter um espaço que tu possa construir uma pista de 500mt com cabeceiras N - S e o vento o ano todo ser Leste... e nesta posição o máximo de pista que pode ser feita é de 100mt.
Já conheci pista que o vento está no eixo menos de 10 dias do ano! Daí é brabo, por mais dedo que se tenha, enche o saco voar assim.