Heli girando no sentido anti-horário.

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marcelojp
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Mensagem por marcelojp »

Japaparadoxx,deixei uma mensagem particular pra vc caso queira voar com a gente ai perto de toyohashi,valeu
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Alexandre Uemura
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Mensagem por Alexandre Uemura »

Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

[quote:0b604213c6="Alexandre Uemura"]Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:0b604213c6]


Como eu já disse anteriormente, hoje considero essa bancada dispensável, não uso e não recomendo. Isso eu usei quando estava iniciando e tinha diversas dúvidas á respeito de helimodelismo. Quanto ao teste em sí, também efetuei com passo de -4°/ 0° / +4° com aceleração flat à 90% e o resultado foi o mesmo...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
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Japaparadoxx
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Mensagem por Japaparadoxx »

[quote:5f66418345="Alexandre Uemura"]Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:5f66418345]

Então, consegui configurar corretamente, o heli está ótimo agora.
Agora quanto ao braço do servo, o menor tem maior força mas o maior não teria uma melhor resposta as pequenas correções que o gyro faz? :?:

Mudando de assunto, olha a arte de hoje depois do serviço!

[URL=https://imageshack.com/i/ns6oqej][img:5f66418345]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/856/6oqe.jpg[/img:5f66418345][/URL]

Segue o vídeo, qualidade ruim mas foi bom para estudar o comportamento do motor. E aparentemente a correia está dando umas patinadas em viradas bruscas.


[yt]OKn9ycfuHNs[/yt]
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guildy93
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Mensagem por guildy93 »

[quote:e213d80c5b="Alexandre Uemura"]Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:e213d80c5b]

Está errado!!

Primeiro, este trem não é helicóptero real (full scale), não tem que se preocupar com cíclico atrás, resultando em boom strike. Não acontece. Tanto que se fazem acrobacias com passo negativo e cíclico atrás.

Ganho é ganho. O ângulo de ataque da pá não interessa. Se a cauda segurar, então está bom. Não se faz o voo inteiro com o mesmo ângulo de ataque.

Helicóptero não se 'acelera'. Pouco se varia a RPM. Se quer subir, aplique passo coletivo, e pronto. Variar a RPM em voo deixa o Gyro de cauda doido!! Além de forçar muito a main gear. Não é legal. Faz isso em um 500, você móe a main gear.

Servo de cauda pouco faz força, tanto que a maioria deles possui 4kg de torque (mesmo em helis 700). Já os do cíclico, 11kg.

O manual do Spartan recomenda que o servo alcance os batentes do rotor de cauda com 45° de viagem para cada lado.

Já sua última afirmação, não sei nem o que responder. É completamente infundada. Vai variar de acordo com o passo, com a RPM, com peso, etc.

Não complica as coisas não :lol:

Abraço!
[quote:e213d80c5b="Japaparadoxx"]
Então, consegui configurar corretamente, o heli está ótimo agora.
Agora quanto ao braço do servo, o menor tem maior força mas o maior não teria uma melhor resposta as pequenas correções que o gyro faz? :?:

[...][/quote:e213d80c5b]

O manual do Spartan recomenda que o servo alcance os batentes do rotor de cauda com 45° de viagem para cada lado.

Se ele viajar menos que 45°, vai ficar impreciso. Wag vai ser algo constate e a cauda vai ficar bruta.

Se viajar mais que 45°, a cauda vai ficar boba, vai escapar com facilidade.


Siga o manual!

Abraço!
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