Heli girando no sentido anti-horário.
- Alexandre Uemura
- membro
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 11:38 pm
Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço
- Lívio Cardoso
- membro
- Mensagens: 3452
- Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
- Localização: Uberlândia - MG
- Contato:
[quote:0b604213c6="Alexandre Uemura"]Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:0b604213c6]
Como eu já disse anteriormente, hoje considero essa bancada dispensável, não uso e não recomendo. Isso eu usei quando estava iniciando e tinha diversas dúvidas á respeito de helimodelismo. Quanto ao teste em sí, também efetuei com passo de -4°/ 0° / +4° com aceleração flat à 90% e o resultado foi o mesmo...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:0b604213c6]
Como eu já disse anteriormente, hoje considero essa bancada dispensável, não uso e não recomendo. Isso eu usei quando estava iniciando e tinha diversas dúvidas á respeito de helimodelismo. Quanto ao teste em sí, também efetuei com passo de -4°/ 0° / +4° com aceleração flat à 90% e o resultado foi o mesmo...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
- Japaparadoxx
- membro
- Mensagens: 161
- Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am
[quote:5f66418345="Alexandre Uemura"]Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:5f66418345]
Então, consegui configurar corretamente, o heli está ótimo agora.
Agora quanto ao braço do servo, o menor tem maior força mas o maior não teria uma melhor resposta as pequenas correções que o gyro faz? :?:
Mudando de assunto, olha a arte de hoje depois do serviço!
[URL=https://imageshack.com/i/ns6oqej][img:5f66418345]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/856/6oqe.jpg[/img:5f66418345][/URL]
Segue o vídeo, qualidade ruim mas foi bom para estudar o comportamento do motor. E aparentemente a correia está dando umas patinadas em viradas bruscas.
[yt]OKn9ycfuHNs[/yt]
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:5f66418345]
Então, consegui configurar corretamente, o heli está ótimo agora.
Agora quanto ao braço do servo, o menor tem maior força mas o maior não teria uma melhor resposta as pequenas correções que o gyro faz? :?:
Mudando de assunto, olha a arte de hoje depois do serviço!
[URL=https://imageshack.com/i/ns6oqej][img:5f66418345]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/856/6oqe.jpg[/img:5f66418345][/URL]
Segue o vídeo, qualidade ruim mas foi bom para estudar o comportamento do motor. E aparentemente a correia está dando umas patinadas em viradas bruscas.
[yt]OKn9ycfuHNs[/yt]
- guildy93
- membro
- Mensagens: 4328
- Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
- Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000
[quote:e213d80c5b="Alexandre Uemura"]Amigo, nesse teste de bancada não dá regular a sensibilidade de Gyro não...ainda mais com passo zero...
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:e213d80c5b]
Está errado!!
Primeiro, este trem não é helicóptero real (full scale), não tem que se preocupar com cíclico atrás, resultando em boom strike. Não acontece. Tanto que se fazem acrobacias com passo negativo e cíclico atrás.
Ganho é ganho. O ângulo de ataque da pá não interessa. Se a cauda segurar, então está bom. Não se faz o voo inteiro com o mesmo ângulo de ataque.
Helicóptero não se 'acelera'. Pouco se varia a RPM. Se quer subir, aplique passo coletivo, e pronto. Variar a RPM em voo deixa o Gyro de cauda doido!! Além de forçar muito a main gear. Não é legal. Faz isso em um 500, você móe a main gear.
Servo de cauda pouco faz força, tanto que a maioria deles possui 4kg de torque (mesmo em helis 700). Já os do cíclico, 11kg.
O manual do Spartan recomenda que o servo alcance os batentes do rotor de cauda com 45° de viagem para cada lado.
Já sua última afirmação, não sei nem o que responder. É completamente infundada. Vai variar de acordo com o passo, com a RPM, com peso, etc.
Não complica as coisas não :lol:
Abraço!
[quote:e213d80c5b="Japaparadoxx"]
Então, consegui configurar corretamente, o heli está ótimo agora.
Agora quanto ao braço do servo, o menor tem maior força mas o maior não teria uma melhor resposta as pequenas correções que o gyro faz? :?:
[...][/quote:e213d80c5b]
O manual do Spartan recomenda que o servo alcance os batentes do rotor de cauda com 45° de viagem para cada lado.
Se ele viajar menos que 45°, vai ficar impreciso. Wag vai ser algo constate e a cauda vai ficar bruta.
Se viajar mais que 45°, a cauda vai ficar boba, vai escapar com facilidade.
Siga o manual!
Abraço!
Acelerar tanto com passo zero também é perigoso se estiver desabilitado o governador do ESC.
Se der um flare de pás com os skids presos, vai desmanchar tudo...cuidado.
Agora que vc voa com o X, o ideal é vc ajustar o heli nele.
Outra coisa que ajuda é fazer o ajuste mecânico do braço do servo para dar 100% para os dois lados, dentro do curso do passo da cauda, porque esse servo é bem solicitado durante vôo, ele faz força o tempo todo segurando a cauda e quando vc acelera rápido ele vai ao extreme e se o braço da alavanca for muito grande ele não consegue empurrar...quanto menor for esse braço (dando 100% de curso mecânico na cauda), melhor será seu rendimento. Quanto o setup, imagine que quando a pa principal está com 5 graus positivos, a cauda precisa de 5 graus também...em hover.
Abraço[/quote:e213d80c5b]
Está errado!!
Primeiro, este trem não é helicóptero real (full scale), não tem que se preocupar com cíclico atrás, resultando em boom strike. Não acontece. Tanto que se fazem acrobacias com passo negativo e cíclico atrás.
Ganho é ganho. O ângulo de ataque da pá não interessa. Se a cauda segurar, então está bom. Não se faz o voo inteiro com o mesmo ângulo de ataque.
Helicóptero não se 'acelera'. Pouco se varia a RPM. Se quer subir, aplique passo coletivo, e pronto. Variar a RPM em voo deixa o Gyro de cauda doido!! Além de forçar muito a main gear. Não é legal. Faz isso em um 500, você móe a main gear.
Servo de cauda pouco faz força, tanto que a maioria deles possui 4kg de torque (mesmo em helis 700). Já os do cíclico, 11kg.
O manual do Spartan recomenda que o servo alcance os batentes do rotor de cauda com 45° de viagem para cada lado.
Já sua última afirmação, não sei nem o que responder. É completamente infundada. Vai variar de acordo com o passo, com a RPM, com peso, etc.
Não complica as coisas não :lol:
Abraço!
[quote:e213d80c5b="Japaparadoxx"]
Então, consegui configurar corretamente, o heli está ótimo agora.
Agora quanto ao braço do servo, o menor tem maior força mas o maior não teria uma melhor resposta as pequenas correções que o gyro faz? :?:
[...][/quote:e213d80c5b]
O manual do Spartan recomenda que o servo alcance os batentes do rotor de cauda com 45° de viagem para cada lado.
Se ele viajar menos que 45°, vai ficar impreciso. Wag vai ser algo constate e a cauda vai ficar bruta.
Se viajar mais que 45°, a cauda vai ficar boba, vai escapar com facilidade.
Siga o manual!
Abraço!