Primeiro Combustão

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
julianocazati
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Fev 20, 2014 9:34 pm
Localização: birigui, sp

Mensagem por julianocazati »

mais se eu não me engano o alpha treiner eh todo revestido de compensado por dentro,
Não sei se no profundor eh tbm, mais da pra fazer aquele esquema tbm de colar fibra de vidro ligando Leme e profundor,, já ajuda né.

Os treinadores de balsa são melhores sim, mais eu acho que pra começar esse pastinha vai ser legal, por ser mais resistente !

Se eu tiver errado me corrigem ! Haha

Eu já ouvi falar mto mal de certos pastinhas, mais vi mtos vídeos desse alpha,
E realmente além dele ser bonito voa bem !
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Juliano

Existe uma cultura péssima de que treinador tem que ser "resistente", se fosse assim aero elétrico não era feito de isopor. Ambos foram feitos para voar! Não bater em cercas, chocar-se contra o solo, ou tocarem o solo com outra parte que não seja o trem de pouso.

Como tu disse, já sabes voar, só vais passar da transição do elétrico pro glow, que tem diferenças mesmo só na dinâmica do voo.

Mas tentar te convencer de algo vai ser chover no molhado, tu já está decidido a comprar este aero. Que necessita correções antes de voar.

Meu comentário tem o intuito de repetitivamente deixar claro, se o inicio for correto, com instrutor, com boa orientação e instrução o aeromodelo pode ser de vidro, os treinadores não são feitos para tomar pancada, dar batida, sofrer danos. Eles voam muiiito mais tranquilo e dócil que qualquer outro modelo.

Se treinador tivesse que ser "resistente' como dizem os entusiastas ele seria feito de ferro.

E se isto que tu falou dele ser revestido com compensado por dentro for real o peso deve ser "daora" desta forma, peso+velocidade+solo... hummmm
julianocazati
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Fev 20, 2014 9:34 pm
Localização: birigui, sp

Mensagem por julianocazati »

[quote:d498969a49="Douglas Lenz"]Juliano

Existe uma cultura péssima de que treinador tem que ser "resistente", se fosse assim aero elétrico não era feito de isopor. Ambos foram feitos para voar! Não bater em cercas, chocar-se contra o solo, ou tocarem o solo com outra parte que não seja o trem de pouso.

Como tu disse, já sabes voar, só vais passar da transição do elétrico pro glow, que tem diferenças mesmo só na dinâmica do voo.

Mas tentar te convencer de algo vai ser chover no molhado, tu já está decidido a comprar este aero. Que necessita correções antes de voar.

Meu comentário tem o intuito de repetitivamente deixar claro, se o inicio for correto, com instrutor, com boa orientação e instrução o aeromodelo pode ser de vidro, os treinadores não são feitos para tomar pancada, dar batida, sofrer danos. Eles voam muiiito mais tranquilo e dócil que qualquer outro modelo.

Se treinador tivesse que ser "resistente' como dizem os entusiastas ele seria feito de ferro.

E se isto que tu falou dele ser revestido com compensado por dentro for real o peso deve ser "daora" desta forma, peso+velocidade+solo... hummmm[/quote:d498969a49]


Qualquer opniao pra mim eh bem valida,
Eu não tenho experiência,
Só pensei na resistência pq se eu errar algo já era avião, e um treinador de balsa ta mais de 500 conto, e esse pastinha eh a metade do preço !

Mais vc tem razão mesmo, nao pode já pensar em cair o aero, ele eh feito pra voar
qual qual aero vc me indica?
Avatar do usuário
leandropinheiro78
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 3:31 pm
Localização: Bela Vista de Goias -GO

Mensagem por leandropinheiro78 »

Juliano,
Posso falar deste aero porque tive um,voei por anos,um dia a asa quebrou,refiz e voou até praticamente derreter de velho.Na MINHA opinião pode comprar sem medo.Voa bem,é um aero firme,não " torce " em curvas bruscas,resistente e sobre resistência queria deixar minha visão:
O Colega Douglas Lenz tem fundamento no que disse sobre treinador mas EU penso que resistência num primeiro aero é importante;não pensando em cair de bico,dar estrela mas é que você irá treinar muito pouso,terá muito esforço por ainda não ter o controle total do aero.EU comecei num treinador todo de balsa,não era pesado e adorei o avião.Este da Alpha ele mescla balsa e poliondas justamente buscando leveza,resistencia e um preço acessível.O motort ASP 52 vai levar muito bem,ficará econômico e não gastará tanto para se divertir. Boa sorte e vai postando sua evolução para gente acompanhar.Abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já voei um pastinha da Artal, achei bem estável, fácil de recuperar, voa praticamente sozinho. Na época considerei o "Slow Stick" dos glow. Como estava em um clube e eu não tinha BRA nem nunca tinha pilotado um glow, peguei em voo e voei até dar o tempo de voo, com cabo trainer, mas como estava tranquilo o instrutor ficou só para comprir tabela, deixou eu pousar e o único problema que eu tive mesmo foi depois de pousar, nos elétricos estou acostumado a cortar o motor, deixar parar no final da pista e depois acelerar muito pouco para trazê-lo bem lentamente, esqueci que a hélice nunca para no glow, quando chegou no final da pista fiquei receoso de taxiar na velocidade que ainda estava na marcha-lenta, cortei o motor e fui buscar na mão.

Só acho que tem que desmistificar algumas coisas.

Primeiro em relação à pegar um modelo mais resistente porque é o primeiro glow.

Mantidas as demais variáveis (estilo, ângulos, tipo de perfil, etc.), avião quanto menor mais arisco. O que significa que depois de voar vários tipos de modelos elétricos os maiores (sejam glow ou elétricos) tendem a ser mais fáceis de voar. Aí já acho bobeira começar novamente uma curva de aprendizado.

Atualmente tenho dois treinadores glow convertidos para elétrico, o Wingman e o Seniorita, e ambos são extremamente fáceis de voar, quando tem algum amigo querendo aprender uso para as primeiras aulas antes de partir para os modelos menores.

Outro mito é com relação à resistência. Pastinha aguenta mais porrada, sim, porém é feio, pesado e em alta velocidade tem flutter.

Meu Wingman tomou a primeira lenha antes mesmo do primeiro voo, estava na bancada durante a montagem e caiu uma caixa cheia de motores em cima dele, partiu a fuselagem ao meio. Só tive que tirar um pedaço da entelagem, unir as peças quebradas, aplicar CA, e reentelar o trecho danificado.

Em algum inverno passado voando no Poli com área de voo reduzida devido a quermesse quando toquei na pista o vento mudou, em vez de parar ele continuou em velocidade e acertou a asa em uma mão francesa de coluna de sustentação da cerca da quermesse. Novamente algumas gotas de CA e no dia seguinte estava voando novamente.

A última foi no camping, habilitei a chave "Instatrim" na chave de trainer para retrimar após instalar câmera, esqueci de desabilitar e fui dar aula para um colega, numa das passadas de comando forcei um snap roll para que ele recuperasse e quando acionei o trainer o avião ficou totalmente destrimado, forçando aileron todo para o lado seguinte e picando tudo ele ainda descia em parafuso e estolando, acabou acertando o nariz no chão, tive que trocar a hélice, recolar a parede de fogo com CA e desentortar o trem de pouso, no dia seguinte já estava voando de novo.

Portanto esqueça este negócio de ter que ser pastinha, procure um modelo que tenha boas características de voo e que lhe agrade, seja ele de balsa, fibra, poliondas, etc.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Na minha opinião o pastinha esta para o aero de balsa, assim como nos pequenos o isopor está para o aero de balsa.

Ou seja, cada um em sua categoria cumprem muito bem o seu papel, não da pra ficar comparando.

Se gostou do pastinha compre um e seja feliz, vai te atender muito bem, te digo isso pois sou curioso e tenho aeros de balsa, fibra e pastinha e me divirto com todos, cada um tem sua "personalidade", ou seja cada um tem um tipo de voo e vai te atender perfeitamente.

Se não quiser o pastinha a alpha modelismo tem aeros de balsa também com ótimos preços, o pastinha deles não conheço, mas da artal ja voei todos e gostei muito, seja do voo ou da qualidade de construção.
Elbeps
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 8:27 pm
Localização: Santa Helena de Goiás, Goiás

Mensagem por Elbeps »

Pastinha Alpha Trainer é um excelente treinador, é todo reforçado com compensado, o profundor é em poliondas chapeado, aileron reforçado, o leme é em poliondas mas usando alguns espetinhos de bambu na cavidade oca do polianda fica firme e resistente.
Tenho um e estou usando atualmente com o Motor Evalution 10cc, ficou ótimo. Já usei um ASP 61 4 tempos, fica um doce.
julianocazati
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Fev 20, 2014 9:34 pm
Localização: birigui, sp

Mensagem por julianocazati »

[quote:30392c9450="leandropinheiro78"]Juliano,
Posso falar deste aero porque tive um,voei por anos,um dia a asa quebrou,refiz e voou até praticamente derreter de velho.Na MINHA opinião pode comprar sem medo.Voa bem,é um aero firme,não " torce " em curvas bruscas,resistente e sobre resistência queria deixar minha visão:
O Colega Douglas Lenz tem fundamento no que disse sobre treinador mas EU penso que resistência num primeiro aero é importante;não pensando em cair de bico,dar estrela mas é que você irá treinar muito pouso,terá muito esforço por ainda não ter o controle total do aero.EU comecei num treinador todo de balsa,não era pesado e adorei o avião.Este da Alpha ele mescla balsa e poliondas justamente buscando leveza,resistencia e um preço acessível.O motort ASP 52 vai levar muito bem,ficará econômico e não gastará tanto para se divertir. Boa sorte e vai postando sua evolução para gente acompanhar.Abraço[/quote:30392c9450]

Olá Leandro,
é muito bom ter opnioes de pessoas que ja tiveram o aero !
Eu creio que vou optar agora por ele mesmo, por estar mais acessivel para o bolso, e por ele ter varias qualidades tbm !
Meu motor é o OS 55ax, eu ja tenho este motor !
julianocazati
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Fev 20, 2014 9:34 pm
Localização: birigui, sp

Mensagem por julianocazati »

Galera muito obrigado pela opniões!
E ja aproveitando, queria perguntar sobre meu motor
eu peguei ele ja usado, e deve ta a um tempinho parado

é um OS 55ax max, queria saber oque eu tenho que fazer
tenho que montar uma bancada pra funcionar ele um pouco?
trocar a vela? Deixar ele queimando um tamque na lenta

Oque eu posso fazer com esse motor ?

Obrigado galera
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Quanto ao motor.

O.S é O.S ! Se teu O.S for ruim ele será muiiito melhor que muitos outros motores.

Se ele estiver girando livre, não tem necessidade de fazer nada. De uns jatos de spray desengripante para dar uma lubrificada nos rolamentos. Testa a vela com o aquecedor, se estiver com o filamento incandescendo, usa ela mesmo para o teste.

Faz a instalação no aero, cuida com a altura do tanque em relação ao motor, antes que pergunte, a saída do tanque fica na mesma linha do carburador, podendo ficar um pouquinho acima. mas na mesma linha é o ideal.

Usa um tanque novo e mangueiras novas.

De preferência faz funcionar com alguém que já tenha experiência, assim não fica perdendo tempo. Liga, regula e voa.

Segue a dica que já comentei num post anterior, os primeiros voos, voa com alguém experiente para te dar as dicas. Via de regra as diferenças principais dos elétricos para os glows são:

- Peso: O glow é muito mais pesado que o elétrico e a reação do motor não é nem de longe parecida com a do elétrico, respostas mais lentas e para decolar tem que correr pista, diferente dos eletricos super motorizados que acelera e cabra que ele sobe, faz isso no glow ele stolla.

- Reações em voo mais lentas.

- Velocidade de pouso, por ser mais pesado, mesmo tendo sustentação a velocidade de pouso é maior.

POUSO- Aero combustão tem que pousar mesmo, não é largar no chão que nem os elétricos que na grande maioria a turma aproxima e abandona os comandos.

Tendo cuidado com estes detalhes não terás maiores surpresas.
Responder