Controladora BGC 3.1 MOS e Gimbal

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Já baixou o gui?
marcosfb
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Seg Set 16, 2013 7:16 pm
Localização: Coxim - MS

Mensagem por marcosfb »

Poste fotos da Pagina Inicial do Gui e de sua configuração, poste também fotos do sensor, de como o memso está instalado para que eu possa verificar se está batendo com a configuração da placa! Os motores estão conectados corretamente, pois se estiverem com as polaridades invertidas causam esse descontrole, mencionado por você.

Abçs!
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Boas.

Alguém que me tire uma duvida, este gimbal http://www.dx.com/p/hj-2-axis-camera-brushless-gimbal-ptz-w-bgc3-1-2-axis-gimbal-controller-for-gopro-1-2-3-fpv-black-310903#.U726cvldXg8 é facil de configurar? A placa de control e o sensor são de confiança ou terei muitos problemas com eles?

Estou de olho nisto porque tenho um vale para usar na dealextreme e por ter peças em plástico, fica mais leve e chega para a mobius.

Obrigado pelas respostas.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:73acea92b1="njgomes"]Boas.

Alguém que me tire uma duvida, este gimbal http://www.dx.com/p/hj-2-axis-camera-brushless-gimbal-ptz-w-bgc3-1-2-axis-gimbal-controller-for-gopro-1-2-3-fpv-black-310903#.U726cvldXg8 é facil de configurar? A placa de control e o sensor são de confiança ou terei muitos problemas com eles?

Estou de olho nisto porque tenho um vale para usar na dealextreme e por ter peças em plástico, fica mais leve e chega para a mobius.

Obrigado pelas respostas.[/quote:73acea92b1]

Amigo, eu utilizo a mesma placa. Ela pode ser programada pela GUI disponibilizada pela BaseCam (a de 8-bit). No mais a placa é boa, permite controle de pitch e roll via rádio e pelo menos o meu gimbal, comprado na RCTimer, ela funciona muito bem. Dei uma modificada na minha e removi alguns pinos que não são utilizados e deixei a placa mais limpa. abaixo está um print da GUI.

[img:73acea92b1]http://i1174.photobucket.com/albums/r613/sillva_alexandre/SimpleBGC_zps861bd57e.png[/img:73acea92b1]
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Bom dia pessoal

Sim já baixei a GUI, porem minha placa não se conecta no programa, fica exatamente da mesma forma do prnt da tela do amigo acima
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Não reconhece nenhuma porta USB? vai mudando de COM na aba connection e tenta conectar
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Instalou o driver correto? No meu Dropbox disponibilizei o driver que funcionou comigo. Faça o download instale a versão correta para sua máquina, Installer_x64 para 64 bits ou installer_x86 para 32 bits. Reinicie o computador abra o GUI, em Connection, selecione a COM que vai aparecer e clique em connect.


[url]https://www.dropbox.com/s/aln8niq77dhhh81/CP210x_VCP_Windows.zip[/url]
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Acabei de comprar a gimbal. O gui correto é de 8bits, certo? A versão 2.40b7 e devo instalar o software certo? E a drive é a que o Sr disponibiliza, certo?

Em relação a bateria, vocês utilizam uma bateria independente? Se sim de quantos mAh é que se costuma usar, 500, 1000?

Para que faz voo por fpv, é recomendado a instalação de uma segunda camara certo? Uma para FPV e outra para o gimbal.

Desculpem as perguntas que são mais que muitas.

Obrigado
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:2a354ae40a="njgomes"]Acabei de comprar a gimbal. O gui correto é de 8bits, certo? A versão 2.40b7 e devo instalar o software certo? E a drive é a que o Sr disponibiliza, certo?

Em relação a bateria, vocês utilizam uma bateria independente? Se sim de quantos mAh é que se costuma usar, 500, 1000?

Para que faz voo por fpv, é recomendado a instalação de uma segunda camara certo? Uma para FPV e outra para o gimbal.

Desculpem as perguntas que são mais que muitas.

Obrigado[/quote:2a354ae40a]

Sim, amigo, a versão correta é a de 8-bits e o driver é este que disponibilizei.

Um detalhe importante é que para cada versão da GUI há uma nova versão do firmware "amarrada" e isto pode ser visto na área de downloads. Para esta placa em questão, apenas são compatíveis os firmwares das versões v.2.2b2 para baixo e que na minha opinião já está bom d+. Tentei levar minha placa para versões mais novas e a GUI mais nova já bloqueia o upgrade.

Quanto a baterias, também já tive esta dúvida e ao final das contas, chegamos aqui em um consentimento de que o melhor a se fazer e voar com apenas uma bateria e que se bem calculada vai suportar o gimbal e o drone.

Um gimbal brushless, diferentemente de um gimbal baseado em servos, aproveita-se do momento de inércia, ou seja, em 90% do tempo o próprio peso em equilíbrio da câmera vai fazer com que ela mantenha-se estabilizada e os outros 10% o gimbal irá fazer pequenas correções. No meu caso meu gimbal está setado para usar apenas 45% da potencia dos motores (pitch e roll) para fazer as correções. Por este motivo creio que o maior tempo deve ser perdido para montar o gimbal de forma correta e buscando sempre o ponto de equilíbrio.

Quanto ao FPV, é um mundo novo para mim. Meus equipamentos estão chegando aos poucos, mas neste caso é indicado o uso de uma bateria para o transmissor. Eu vou utilizar uma de 800 mAh.

Quanto à câmera, vou utilizar outra separada por mais que a Gopro Hero 3 Black + que utilizo para filmagens permita a transmissão, o motivo principal é que meu gimbal não tem espaço suficiente para ligar o cabo que vai ao transmissor e por ser um pouco rígido, atrapalha a estabilização da câmera.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:02b07daa13="alexandre.live"][quote:02b07daa13="njgomes"]Acabei de comprar a gimbal. O gui correto é de 8bits, certo? A versão 2.40b7 e devo instalar o software certo? E a drive é a que o Sr disponibiliza, certo?

Em relação a bateria, vocês utilizam uma bateria independente? Se sim de quantos mAh é que se costuma usar, 500, 1000?

Para que faz voo por fpv, é recomendado a instalação de uma segunda camara certo? Uma para FPV e outra para o gimbal.

Desculpem as perguntas que são mais que muitas.

Obrigado[/quote:02b07daa13]

Sim, amigo, a versão correta é a de 8-bits e o driver é este que disponibilizei.

Um detalhe importante é que para cada versão da GUI há uma nova versão do firmware "amarrada" e isto pode ser visto na área de downloads. Para esta placa em questão, apenas são compatíveis os firmwares das versões v.2.2b2 para baixo e que na minha opinião já está bom d+. Tentei levar minha placa para versões mais novas e a GUI mais nova já bloqueia o upgrade.

Quanto a baterias, também já tive esta dúvida e ao final das contas, chegamos aqui em um consentimento de que o melhor a se fazer e voar com apenas uma bateria e que se bem calculada vai suportar o gimbal e o drone.

Um gimbal brushless, diferentemente de um gimbal baseado em servos, aproveita-se do momento de inércia, ou seja, em 90% do tempo o próprio peso em equilíbrio da câmera vai fazer com que ela mantenha-se estabilizada e os outros 10% o gimbal irá fazer pequenas correções. No meu caso meu gimbal está setado para usar apenas 45% da potencia dos motores (pitch e roll) para fazer as correções. Por este motivo creio que o maior tempo deve ser perdido para montar o gimbal de forma correta e buscando sempre o ponto de equilíbrio.

Quanto ao FPV, é um mundo novo para mim. Meus equipamentos estão chegando aos poucos, mas neste caso é indicado o uso de uma bateria para o transmissor. Eu vou utilizar uma de 800 mAh.

Quanto à câmera, vou utilizar outra separada por mais que a Gopro Hero 3 Black + que utilizo para filmagens permita a transmissão, o motivo principal é que meu gimbal não tem espaço suficiente para ligar o cabo que vai ao transmissor e por ser um pouco rígido, atrapalha a estabilização da câmera.[/quote:02b07daa13]

Ok Obrigado.

Sem querer abusar mas você sabe a medida exacta da peça que leva as borrachas anti-vibração? Estou a desenhar uma frame e queria já incorporar furação para isso.

Obrigado
Responder