GeeBee R3 GIANT - Cria do E-voo - Projetando no SW

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:06a52be5c7][b:06a52be5c7]Depois das festas, no novo ano, vamos retornar aos trabalhos![/b:06a52be5c7][/size:06a52be5c7]

Utilizando as correções que Diogo havia sugerido e vendo que realmente meu estabilizador horizontal não estava bem modelado, resolvi refazer o trabalho. Segui mais ou menos o passo-a-passo que ele sugeriu, adaptando para o SW e à minha forma de modelar.

Já havia criado os planos por ele sugeridos e utilizado os desenhos mais ou menos da forma que ele colocou, mas havia cometido um pequeno erro na modelagem, conforme vemos abaixo.

[img:06a52be5c7]https://public.blu.livefilestore.com/y1pTkueZI_JmWQdwOmi_AG7nuFs85T1PgRg2xoccYd4cGH0BG5h-HpSpn2F25bZ_VY96DjLKSUnOIGJQTRW7wwC6A/GBR3_SW_082.jpg[/img:06a52be5c7]

[img:06a52be5c7]https://public.blu.livefilestore.com/y1pjbX1xf589uKqyfoJdshgrlpCNC4XlluBWv80XPJh_qOB4G1wM1VwNLCEQp643ZSRqjtkYEh8tkgOjPpftNhWqQ/GBR3_SW_083.jpg[/img:06a52be5c7]

Para fazer a reentrância do profundor, desenhei a linha de perfil mantendo o desenho final do estabilizador horizontal. Com isso, o perfil da raiz do mesmo ficou menor que o perfil seguinte, como podemos ver na imagem acima. Isto determinou o erro que Diogo encontrou na modelagem!

Na nova modelagem, alterei o caminho posterior do loft, conforme podemos ver na imagem abaixo, a linha laranja:

[img:06a52be5c7]https://public.blu.livefilestore.com/y1pcgc9kN3NzJbR-nFDKBtksUnCSAUd_yB21wH-OqusU79mSENfrtHmdUy8qFJCyQmlrsltkoU8DrLXbnmali_a4w/GBR3_SW_087.jpg[/img:06a52be5c7]

Com isso, o perfil da raiz do estabilizador horizontal teve de ser aumentado. E a modelagem ficou desta forma, que difere do formato original do modelo, mas...

[img:06a52be5c7]https://public.blu.livefilestore.com/y1pDszgNTBeZSIPSO22vyJwUfJ1Z4qHkmnSUYfZuEXy2B8ayYtaz_A-JxdQ6c4mg3i61JffgJi3xw_jtkdYhpTa_w/GBR3_SW_088.jpg[/img:06a52be5c7]

realizando um corte na estrutura modelada, temos o formato final do estabilizador horizontal do GBR3!

[img:06a52be5c7]https://public.blu.livefilestore.com/y1pHpZiAHe2wPYA5sEk81fXxQBPr0LNuYJZqorWH_H_0pPW8UcfZ3qTJ0ZnrGEXqFdYFtz92EHMAJAV8Ey8rVKXJg/GBR3_SW_089.jpg[/img:06a52be5c7]

Aqui mais algumas imagens mostrando como vai ficar o estabilizador horizontal, depois de montado. Acredito que agora ficou bom. Espero a opinião dos experts de plantão.

[img:06a52be5c7]https://public.blu.livefilestore.com/y1peSysJaOF_c05P7ckU0WrQmxlvLEGYJ5D8ibmKLZe-UjQ03OwH-BK6Aj7DEZ4ojTQ8Bz_FzRdLuv-KBug-uBxuw/GBR3_SW_090.jpg[/img:06a52be5c7]

[img:06a52be5c7]https://public.blu.livefilestore.com/y1p5Nuw0he77XkZf0K-w0yYIDlV9SsKrUkL_ZtpzWOy8C4tdFh-UNT7SUyP0hA6tVFLuob4EBbLPfk2ySMC2pwL4A/GBR3_SW_091.jpg[/img:06a52be5c7]

Agora vamos terminar de retirar as nervuras e acessórios para o corte à laser e...
começar a quebrar a cabeça para corrigir as outras distorções que foram encontradas e que verei se consigo corrigir.

Agradeço a valiosa participação do Diogo e de todos aqueles que desejarem ajudar!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
diogolopes
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 6:29 pm
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por diogolopes »

Isso ai Yensid... um erro comum na modelagem é querer obter as superficies já finalizadas em uma só operação.

Isso não é verdade. Trabalhe sempre com as superfícies em suas formas mais primitivas, e vá efetuando os trims, cortes, junções, transições por etapas.

Agora sim seu estabilizador esta correto.
diogolopes
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 6:29 pm
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por diogolopes »

Agora o turtle deck e o estabilizador vertical vai te dar um trabalhão...

Infelizmente nesse não tenho como lhe fazer um passo a passo pois depende de diversos fatores, a começar pelos sketchs utilizados.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Só para que os colegas que estão acompanhando o tópico não pensem que o mesmo morreu, ele está parado momentaneamente pois estou estudando o programa solidworks para conseguir realizar uma modelagem melhor do turtle deck.

Assim que voltar a modelar e tiver novidades, posto aqui. Aguardem!
Disney
Avatar do usuário
Tiodu
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Mar 27, 2009 11:33 am
Localização: Rio Claro-SP

Mensagem por Tiodu »

[quote="PauloHF"]Bom dia a todos, conforme prometido ao Disney estou postando o link do tutorial da asa feita em solidworks que eu mesmo desenvolvi, bom pessoal tive que deixar os videos em baixa resolução pois ficarão um pouco grande, só consegui fazer dois videos e farei mais um com o termino da asa. Eu tenho os videos tutoriais originais em HD, quem quiser eu posso colocar pra serem baixados mas elesl tem mais ou menos 1,3Gigas cada um, então por isso postei para download os videos em baixa resolução.
Bem eu acho que vale a pena baixar e assistir eu gastei mais de uma hora fazendo e explicado o melhor que eu pude sobre minhas técnicas de projetar e modelar em solidworks.
Segue o link para download:

http://www.megaupload.com/?d=NP4VU3SI[/quote]
Paulo, primeiramente gostaria de apresentar-lhe os meus cumprimentos pelo excelente trabalho que realizou no SW e também pela sua iniciativa de compartilhar os seus conhecimentos com a comunidade de aeromodelistas aqui do e-voo. Atitudes como esta dignificam o homem e o tornam cada vez mais evoluído. Parabéns portanto. E te digo uma coisa muito importante que um amigo meu sempre me dizia: "Aquilo que é do homem o bicho não come". Isto significa que dividir conhecimentos só lhe fará o bem e não lhe tirará "nadica" de nada. Assim como você existem outros membros aqui do forum que fazem o mesmo, a quem também cumprimento pela disposição em compartilhar, o que é maravilhoso e faz parte do espírito de aeromodelista. Bem, agora o pedido. Tentei baixar as video aulas que você disponibilizou no site do megaupload mas está dando uma restrição por conta da polícia americana (FBI). Então peço que se possível você possa disponibilizar em outro site, ou mesmo me enviar via e-mail: ebelezia@ig.com.br
Muito Obrigado
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Vamos continuar!

Mensagem por david moises »

Muito Já foi feito e muito tempo dedicado, vamos continuar. Estou disposto a ajudar, não tenho muito conhecimento mas ja concertei aeros grandes, então me abituei a ver as estruturas desenvolvidas pelos fabricantes. Ano passado um colega estolou um extra 330 170cc ao realizar um tork roll e o motor brochou, resultado, partiu ao meio, trabalhei um mês nesse aero, e pelo que vi, não tem cavernas e longarinas com madeira de 6,0mm, eram de 3,2mm com alguns reforços, formando uma estrutura treliçada. algumas varetas de balsa de 10mm. Os ultimos aeros que concertei foram 50cc, sendo extra 260 aw 50cc(este trabalho foi postado aqui no forum pelo cliente josinei de humaitá), yak peak model 50cc, extra 260 30cc peak model, todos eles com compensado com aprox. 3mm. Nos trabalhos que fiz com compensado de 4,0mm, disponível na minha região, normalmente feito de laminas de pinho, que é uma madeira macia, esta tem uma resistência menor que as madeiras utilizadas pelos fabricantes de aeromodelos. Alguns compensados que observei, principalmente da peak model são de badeira muito dura, coladas por uma espécie de fita dupla-face bem fina coloração branca(pelo menos é o que observei, uma vez que as colas de pva sem corantes ficam transparentes após secas). outro experimento que realizei foi comparar o peso destes compensados retirados de aeromodelos industriais e comparar com o compensado de 4,00mm da regiao, constatando que o compensado de 4,00 regional é mais leve e mais fragil(menor registência ao imbutimento, esmagamento e cisalhamento).
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Mensagem por david moises »

este é o link do concerto do extra 260 aw 50cc
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=171972&highlight=
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Mensagem por david moises »

Estou trabalhando paralelamente neste projeto no Autocad, programa que trabalho a anos. Já que minha ultima construção acabou e não tenho outra e nem aeros para concertar. A tarde posto fotos do meu trabalho no autocad.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Primeira mensagem: Enviada: Sex Jul 22, 2011 2:36 pm

Disney tu quer matar nóis do coração!!!!! :)
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

perfil hd 50

Mensagem por david moises »

Eu estava mexendo no projeto do gee bee r3, e, ao comparar o diâmetro da baioneta que foi proposta inicialmente =40mm, em alumínio, acredito que poderia utilizar uma de diâmetro inferior em fibra de carbono, e o comprimento dela também pode ser menor, com base no que pude observar das imágens anteriores. Hoje a tarde vou medir a baioneta do yak 54 50cc para colocar aqui. Acredito, pelo menos é o que vou fazer, que seria melhor utilizar o perfil hd 50 em toda asa, mesmo depois de tantas discuções obre stol de ponta de asa pelo fato da asa ser elíptica. O interessante é que, quando fui calcular a área de asa do gee b ee utilizando a fórmula da área da elipse, esta área foi inferioir a calculada pelo autocad. Fiquei intrigado e desenhei uma elipse perfeira no autocad e comparei a área calculada manualmente e no autocad e estas tiveram uma diferença de 0,005, o que comprova que o calculo manual se aproxima muito do feito pelo programa. Resolvi sobrepor a imagem da elipse perfeita com mesma envergadura e corda na raiz e observei que a asa do gee bee não é uma elipse perfeita, ela tende a se mixar com uma asa retangular no início da asa e tem as pontas mais gordas, resultando em uma área maior que a elipse perfeita. Uma vez que a sustentação se distribui de forma elíptica, acredito que nessa asa, não aconteça o mesmo que numa que fosse uma elipse perfeita.
Responder