Tubo para baioneta

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Tubo para baioneta

Mensagem por felipegrossi »

Fala pessoal,
esta semana tive um problema que não sei como resolver...

Tenho um Extra 300 da Radar 28% (55cc) que utilizei bomba de fumaça durante um tempo. O vapor do óleo entrou e encharcou o tubo por onde passa a baioneta das asas...

Então no domingo quando fui colocar a baioneta, o tubo que é tipo um papelão, rasgou!

Alguém sabe onde encontro este tubo para comprar? Ou alguma forma de improvisar?

Estas são fotos de referência que achei na internet:



Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por Douglas Lenz »

Só estragou esta parte que aparece no foto? Dentro da fuselagem?

Se sim, faça outra de papel kraft com cola epoxi em cada volta. Ou ainda de fibra mesmo, resina e tecido de fibra.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por felipegrossi »

Foi só este tubo da foto mesmo!

Mas Douglas, desculpe meu amadorismo, mas se eu usar a baioneta como molde para resinar a fibra, não vai acabar colando a fibra na baioneta? Ou ao menos ficar justo o suficiente para não sair da baioneta?

Abração e valeu a ajuda!
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 558
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por gabrielmaia »

Não é só passar algum demoldante?
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por felipegrossi »

Pensei nisso... mas será que somente o desmoldante será suficiente para gerar aquele mínimo espaço para que a baioneta corra dentro do tubo? :roll:
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 558
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por gabrielmaia »

Acredito que sim. Mas vamos esperar alguem com experiência no assunto aparecer e dar uma resposta mais concreta
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por Hidden »

Creio que uma forma fácil de resolver seja fabricar esse tubo fora do avião, com essa técnica que Douglas sugeriu, e daí depois dele pronto e já seco você corta o restante do tubo original que estragou e cola o novo no lugar

Para o problema do diâmetro, enrole uma camada de cartolina por exemplo na baioneta, e por cima uma camada de filme de PVC (esses de embalar alimento) e passa o desmoldante por cima do filme de PVC, aí depois fica fácil retirar do tubo que você confeccionou e vai ficar uma folguinha entre a baioneta e o tubo.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por felipegrossi »

Boa!

Vou procurar o desmoldante para comprar... que eu não tenho.

Vou tentar fazer esse procedimento no final de semana!

Obrigado galera!
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Re: Tubo para baioneta

Mensagem por Sereno »

O processo para confecção de tubos de fibra de vidro é bastante tranquilo. Pegue o tubo de alumínio que vai servir de plug e enrole filme plástico por uma extensão superior ao tamanho pretendido. Passe cera desmoldante e dê uma leve encerada com um pano seco. Passe com pincel uma fina camada de desmoldante PVA e espere secar. Corte um pedaço de tecido de fibra de vidro, pedaço este de formato retangular, longitudinal ao tubo de alumínio e de largura suficiente para dar uma volta no tubo e sobrepor 1 centímetro ou mais. Prepare a resina epoxy ou poliéster de acordo com as instruções do fabricante e proceda a laminação. Quando estiver quase seco passe o estilete no sentido longitudinal e descole o tubo de fibra do tubo de alumínio. Veja que esteja girando livremente. Agora proceda a continuação da laminação na espessura que quiser ou necessitar. É assim que eu faço.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Responder