diesel

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

diesel

Mensagem por sersilveira »

Alguém sabe qual a proporção correta dos componente do combustível diesel para aeromodelos?
Seria possível substituir o éter por um outro componente,com sucesso?
É dificílimo comprar éter puro(controlado pela Polícia Federal) e o éter vendido em farmácias é misturado com álcool.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: diesel

Mensagem por snag »

A mistura básica é 1/3 de éter, 1/3 de querosene e 1/3 de óleo. Com essa mistura, praticamente qualquer motor diesel funciona, exceto talvez os muito pequenos...
Na prática, use o recomendado pelo fabricante do motor. Por exemplo, veja no item 14 na página http://www.eifflaender.com/instruct.htm , as misturas recomendadas pela PAW.
Infelizmente, não existe substituto para o éter. Pelo que entendo, a portaria 1274/03 permite comprar até 2 litros/mês: http://www.dpf.gov.br/servicos/produtos ... s.pdf/view . Mas, realmente, é praticamente impossível comprar sem ser pessoa jurídica...
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: diesel

Mensagem por sersilveira »

Obrigado por sua resposta.
fernandoliveira
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Set 26, 2014 12:32 pm
Localização: São Paulo Angola

Re: diesel

Mensagem por fernandoliveira »

A mistura básica é como o amigo Snag diz mas pode usar também 50% de petróleo 30% de éter, 20% de óleo e se possível 1.5% a 2% de DII ou nitrito de amilo, que é um aditivo que ajuda a combustão, a mistura também depende do motor que tenha.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: diesel

Mensagem por snag »

Tem alguns vendedores no ML oferecendo o éter etílico. Apesar do alto preço pedido, pode ser uma opção, se não houver outro jeito.

Já o DII (Diesel Ignition Improver) é muito mais complicado conseguir. Nos combustíveis comerciais atualmente fabricados, são usados o “Amyl Nitrate” [Nitrato de Amila (?)], nos EUA (Davis Diesels) e o “Iso-Propyl Nitrate” [Nitrato de Isopropila(?)], na Grã-Bretanha (Modeltechnics). Não sei quais são os nomes corretos destes compostos em português, mas tenho a impressão que “nitrato” e nitrito” são compostos diferentes...

Em quase todo lugar do mundo, é difícil conseguir o éter e o DII. Pelo menos nos EUA (e alguns outros países), eles tem algumas alternativas:
Como lá o inverno é rigorosos, eles têm um produto (Stater Fluid) para dar a partida em motores diesel em dias frios. Eles dizem o produto da marca John Deere contêm 80% de éter. O único problema é que o produto vem num lata spray e, portanto, exige algum cuidado para retirar o conteúdo...
Como DII, eles usam um aditivo para combustível diesel automotivo chamado Amsoil Cetane Booster, que contém um composto chamado "2-Ethylhexyl nitrate": http://www.amsoil.com/msds/acb.pdf .

E não sei se realmente é uma alternativa para o DII, mas dizem que é possível usar um composto chamado MEKP (Methyl ethyl ketone peroxide ou Peróxido de metiletil cetona). Esse composto (quando puro) é corrosivo, explosivo (tem uns vídeos no YT) e dizem que se entrar em contato com os olhos, destrói a córnea instantaneamente.
Claro que não dá para comprar o produto puro, mas o interessante é que ele é vendido (normalmente diluído a 60%), em todo o mundo como "catalisador de resina poliéster": http://www.redelease.com.br/lojavirtual ... -mekp.html .
De qualquer forma, talvez com exceção dos motores de competição (de algumas modalidades de VCC) ou algum outro motor exótico de alta desempenho (alta rotação), o uso do DII é dispensável, principalmente se o motor for usado para voar um modelo "sport" ou um "old-timer".
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: diesel

Mensagem por sersilveira »

Só para completar o que foi dito acima, nitritos são derivados do ácido nitroso e nitratos são derivados do ácido nítrico.São compostos diferentes, sim.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: diesel

Mensagem por snag »

Caro sersilveira,

Desculpe a curiosidade, mas qual o motivo que originou o tópico? Você adquiriu algum motor diesel?
Pergunto porque acho que existem poucos usuários desses motores no país. Aqui no fórum, que eu me lembre, só tem o Omar Grassetti e o Marco Antonio... ah, e tem os motores que o Cebolinha colocou a venda há algum tempo, mas não sei se os compradores chegaram a usar os motores...

Bom, no meu caso, o interesse nasceu da leitura das revistas estrangeiras que lia quando comecei no hobby (não tinha internet naquele tempo). Há uns dois anos, comecei a comprar alguns motores pequenos (até 1,5cc ou .10 cu.in) que via nas revistas e que na época não podia comprar. A intenção era juntar alguns motores enquanto eles ainda estão disponíveis... Alguns não são mais fabricados e, praticamente, só dá para encontra-los no ebay.

Entre os motores, consegui alguns modelos diesel, todos novos (pelo menos é o que os vendedores diziam):
- Mills .75, o original, fabricado na Inglaterra pela Mills Brothers Ltd, nos anos 50/60
- Mills .75, fabricado na Inglatera pela Irvine nos anos 90
- Mills .75 (Doonside Mills mark I), fabricado na Austrália nos anos 70 pela Taipan (Gordon Burford) e Igor F.
- Mills 1.3, cópia fabricado na China, pela CS Engines
- MP Jet .04 Classic
- PAW .03 RC
- PAW .06 RC
- PAW .09 RC
- Enya 06D RC

O único que fiz funcionar foi o PAW .09, na bancada... Os motores são para projetos futuros, talvez para quando me aposentar e tiver mais tempo...
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: diesel

Mensagem por sersilveira »

A verdade é que vi um anúncio em uma loja, na internet, sobre um motor diesel Enya. Pensei em adquirir um mas queria saber mais detalhes sobre combustível, etc , para ver se valia a pena.
Responder