Saindo um Aero Boero! Com Video

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Fabiaum
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Seg Out 27, 2008 11:22 am
Localização: limeira, sp

Re: Heheh,...

Mensagem por Fabiaum »

Estou fazendo um boero pra mim com 70cm de comprimento e estou usando como base a planta do Piper J3 pois é quase identico porém os estabilizadores são diferentes, será que voce pode mandar pra mim as medidas do seu estabilizador horizontal e vertical? e qual o comprimento do seu aeroboero?
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Passa aí o seu e-mail q eu te passo a planilha de calculos dele. Vc só digita a envergadura q vc quer nas celulas amarelas e ela calcula tudo.
Avatar do usuário
Fabiaum
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Seg Out 27, 2008 11:22 am
Localização: limeira, sp

Mensagem por Fabiaum »

[quote:e71be38aa9="fabiofleal"]Passa aí o seu e-mail q eu te passo a planilha de calculos dele. Vc só digita a envergadura q vc quer nas celulas amarelas e ela calcula tudo.[/quote:e71be38aa9]


shadowthief@ig.com.br
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Re: Saindo um Aero Boero! Com Video

Mensagem por Michael Thies »

Boa tarde pessoal.

Sei que o tópico é antigo, mas vou ressuscitar pra não abrir um novo.

Estou pensando em iniciar a construção de um AB-115, pois tenho um grande carisma por esse "teco", até porque irei iniciar minhas aulas práticas de vôo do PP em um desses.

Buenas, gostaria de saber se mais alguém se aventurou a construir, se tem algum conselho ou dica para compartilhar? Partirei do princípio da imagem que o Fleal postou das 3 vistas e tentar respeitar este resumo de informações:

- Distancia entre BF da asa e BA do estabilizador: 1,5X corda da asa;
- Área do estabilizador: 25% da área da asa;
- Área da dreiva: metade da área do estabilizador;
- A corda da asa é 21cm. A partir daí, o resto é tirado na régua, respeitando as proporções do desenho.
- Leme e estabilizador "longe" do BF da asa = pitch e yaw moments ótimos. Este longe é exatamente 1,5vezes a corda da asa;
- Ailerons largos = boa resposta de rolagem. mas só uso eles p/ pousar em ventos muito fortes. A corda da asa é 20cm e a largura dos ailerons é 4cm;
- As medidas de cada estabilizador traseiro são: 12 de corda na raiz, 9 de corda na ponta e 20 de semi-envergadura, sem contar a fuselagem. Envergadura total deles: ~ 44cm;
- Helice grande e de passo médio (atualmente, estou voando com uma 9X5 num motor de 1140kv) = decolagem com meio motor e sobra de potencia e, se houver rajadas, mais potencia ainda, mas com baixo consumo. Usando potencia maxima, este conjunto dá 400g de empuxo (100% do peso) e consome 8,4A. Mas nunca precisei usar mais que 75%.

Outra coisa: perfil. Ninguém falou no perfil da asa. Tenho uma asa cortada de 100cm P3 em clark Y será que servirá?

Desde já, agradeço a atenção.


*edit: Qual seria a espessura ideal do isopor utilizado na fuselagem se eu utilizar P0?
"Matéria fixa atrai matéria voadora na razão direta do custo e na razão inversa ao quadrado da perícia do piloto."
Usuário claudiorfoi ~
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Re: Saindo um Aero Boero! Com Video

Mensagem por Michael Thies »

Ninguém?? :cry:
"Matéria fixa atrai matéria voadora na razão direta do custo e na razão inversa ao quadrado da perícia do piloto."
Usuário claudiorfoi ~
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Re: Saindo um Aero Boero! Com Video

Mensagem por RodMoro »

Michael, boa tarde.

Pelo que li no seu post, penso que está tudo de acordo com o que pode dar certo no seu aero. Comece a construir e vá postando pra gente ter uma ideia do que você estará fazendo.
Com relação à espessura do isopor, primeiro: eu não utilizaria isopor p0 para construir a fuselagem. Tente utilizar pelo menos P2. Fica bem melhor. Se for usar P2, pode deixar a espessura entre 1 e 1,5 cm.
Lembre-se de reforçar as laterais longitudinalmente com varetas de fibra ou madeira, ligando-as na parede de fogo, evitando que o isopor se rompa entre os reforços e a parede de fogo em caso de algum choque eventual em pousos ou decolagens.
Manda ver na construção aí e nos deixe informados, inclusive com muitas fotos.
Parabéns pela iniciativa e boa sorte.

Abs e bons voos.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Re: Saindo um Aero Boero! Com Video

Mensagem por Michael Thies »

Olá RodMoro, obrigado pelo retorno.

Então, como deve ter percebido, até eu fiquei um bom tempo sem visitar o tópico por falta de tempo para a construção. Quanto ao isopor, é o único que eu tenho para usar, pois não encontrei num raio de 100km (isso mesmo) nenhuma loja que venda isopor diferente de P0. Logo, acho vou ter que caprichar nos reforços, se eu fazê-los bem e entelar o isopor acho que posso arriscar, não é?

Pretendo até o final do ano terminar a construção........ hehe
"Matéria fixa atrai matéria voadora na razão direta do custo e na razão inversa ao quadrado da perícia do piloto."
Usuário claudiorfoi ~
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Re: Saindo um Aero Boero! Com Video

Mensagem por Michael Thies »

e a asa, 100 com uns 14 de corda em clark-Y será que dá conta?
"Matéria fixa atrai matéria voadora na razão direta do custo e na razão inversa ao quadrado da perícia do piloto."
Usuário claudiorfoi ~
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Re: Saindo um Aero Boero! Com Video

Mensagem por RodMoro »

Michael Thies escreveu:Olá RodMoro, obrigado pelo retorno.

Então, como deve ter percebido, até eu fiquei um bom tempo sem visitar o tópico por falta de tempo para a construção. Quanto ao isopor, é o único que eu tenho para usar, pois não encontrei num raio de 100km (isso mesmo) nenhuma loja que venda isopor diferente de P0. Logo, acho vou ter que caprichar nos reforços, se eu fazê-los bem e entelar o isopor acho que posso arriscar, não é?

Pretendo até o final do ano terminar a construção........ hehe



Então, Michel,

Com relação ao isopor, é melhor você olhar na internet. Você vai achar em alguns sites pra comprar as chapas de 50 x 5 x 90 cm, de isopor P3, mas em lojas especializadas. Papelaria não tem mesmo.
Quanto à asa do avião, eu faria com 100 x 20 cm, pelo menos. Agora é preciso saber se nesses 14 cm que você falou já estão incluídos os ailerons. Se não estiver, faz a asa com 16 e os ailerons com 4. Vai ficar melhor.
Dá pra fazer com isopor P0? Dá. Mas deixa a desejar no quesito resistência.
Você está pensando em entelar com o quê?

Abs.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Re: Saindo um Aero Boero! Com Video

Mensagem por Michael Thies »

RodMoro escreveu:Então, Michel,

Com relação ao isopor, é melhor você olhar na internet. Você vai achar em alguns sites pra comprar as chapas de 50 x 5 x 90 cm, de isopor P3, mas em lojas especializadas. Papelaria não tem mesmo.
Quanto à asa do avião, eu faria com 100 x 20 cm, pelo menos. Agora é preciso saber se nesses 14 cm que você falou já estão incluídos os ailerons. Se não estiver, faz a asa com 16 e os ailerons com 4. Vai ficar melhor.
Dá pra fazer com isopor P0? Dá. Mas deixa a desejar no quesito resistência.
Você está pensando em entelar com o quê?

Abs.


Não sei, talvez eu faça um teste, se der um resultado aceitável com P0 eu deixe ele assim, se não o negócio é comprar pela internet mesmo.
A asa que eu tenho na verdade é o que sobrou de um kit que tenho atirado em um canto da minha casa, mas é só a asa, sem ailerons, queria fazer eles embutidos mas acho que vai ficar com pouca corda e terei de fazê-los "anexos" ao bordo de fuga.

Estou pensando em entelar com fita adesiva normal, será que fica bom? Na verdade eu nunca entelei nenhum aero.
"Matéria fixa atrai matéria voadora na razão direta do custo e na razão inversa ao quadrado da perícia do piloto."
Usuário claudiorfoi ~
Responder