Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
rodolfoqg
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Dez 05, 2015 8:40 pm
Localização: minas gerais

Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por rodolfoqg »

Boa tarde.

Antes de tudo, as informações que procuro não achei em nenhum outro tópico.

Oque acontece é o seguinte, configurei 2 rádios tgy 9x, para funcionarem com o cabo trainer, porém o rádio que tem o comando primário do aero é o radio secundário (sem modulo), para ter o controle no radio primário preciso segurar a chave trainer o tempo todo.

Configurações

Rádio primário (com modulo)
Trainer
State: off
Ail: nor
Ele: nor
Thr: nor
Rud: nor

Rádio secundário (sem modulo)
Trainer
State: INH
Ail: nor
Ele: nor
Thr: nor
Rud: nor

Com isso quando ligo os 2 rádios o secundário que comanda.

Alguma configuração errada? Solução?

No caso de que as configurações estejam correta, pensei na possibilidade de trocar as chaves, e usar a tic/tac do outro lado, tem como configurar no rádio para que ela comande essa inversão? Ou terei que que abrir o rádio e trocá-las fisicamente de lugar?!

Grato.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por FernandoArt »

rodolfoqg escreveu:Boa tarde.

Antes de tudo, as informações que procuro não achei em nenhum outro tópico.

Oque acontece é o seguinte, configurei 2 rádios tgy 9x, para funcionarem com o cabo trainer, porém o rádio que tem o comando primário do aero é o radio secundário (sem modulo), para ter o controle no radio primário preciso segurar a chave trainer o tempo todo.

Configurações

Rádio primário (com modulo)
Trainer
State: off
Ail: nor
Ele: nor
Thr: nor
Rud: nor

Rádio secundário (sem modulo)
Trainer
State: INH
Ail: nor
Ele: nor
Thr: nor
Rud: nor

Com isso quando ligo os 2 rádios o secundário que comanda.

Alguma configuração errada? Solução?

No caso de que as configurações estejam correta, pensei na possibilidade de trocar as chaves, e usar a tic/tac do outro lado, tem como configurar no rádio para que ela comande essa inversão? Ou terei que que abrir o rádio e trocá-las fisicamente de lugar?!

Grato.


Saudações rodolfoqg, cara essa de ficar segurando a alavanca eu não curti muito não, se atrapalha demais, cheguei a quebrar um avião pois me enrrolei e sem querer a alavanca voltou e perdi os controles... oque eu fiz foi trocar a alavanca do lado esquerdo que é igual porém sem mola, aí ficou muito , mas muito melhor viu...
Segui este tutorial pra fazer os esquemas https://www.youtube.com/watch?v=ti2YwfyZzf8
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por LaercioLMB »

Por que um instrutor usa uma alavanca com mola?
para estar atento o tempo todo no aluno e a qualquer instante, retomar os comandos do modelo.
Alavanca sem mola, deixará o "instrutor" mais relaxado e desatento, tirando o dedo da alavanca e isso pode causar uma queda desnecessário, pois até levar o dedo novamente na chave se acertar a chave rapidamente, poderá fazer muita diferença entre uma recuperação rápida ou um desastre total por culpa do "instrutor" e não do aluno.
Mas como atualmente a maioria dos "instrutores" não sabe nem usar o leme, quanto mais ensinar a usar, fico pensando; será que são instrutores mesmo?
Como funciona essa alavanca?
O instrutor ao puxar essa alavanca, passa todos os controles do aeromodelo ao aluno e ao soltar ela, os comandos passam imediatamente de volta ao instrutor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por apfabinhosilva »

boa Laercio
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
G.Alex
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qua Mai 21, 2014 11:06 pm
Localização: Campo Largo, Paraná

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por G.Alex »

LaercioLMB escreveu:Por que um instrutor usa uma alavanca com mola?
para estar atento o tempo todo no aluno e a qualquer instante, retomar os comandos do modelo.
Alavanca sem mola, deixará o "instrutor" mais relaxado e desatento, tirando o dedo da alavanca e isso pode causar uma queda desnecessário, pois até levar o dedo novamente na chave se acertar a chave rapidamente, poderá fazer muita diferença entre uma recuperação rápida ou um desastre total por culpa do "instrutor" e não do aluno.
Mas como atualmente a maioria dos "instrutores" não sabe nem usar o leme, quanto mais ensinar a usar, fico pensando; será que são instrutores mesmo?
Como funciona essa alavanca?
O instrutor ao puxar essa alavanca, passa todos os controles do aeromodelo ao aluno e ao soltar ela, os comandos passam imediatamente de volta ao instrutor.


Laércio, pelo que eu entendi o dele veio com a chave invertida, com o instrutor tendo que pressionar para ter o controle, o meu também veio assim. Coisas dos ching ling. E pior se inverter tem que segurar pra ligar. Pelo que você descreveu o correto é manter precionada para o aluno ter o controle?
Aeromodelistas, sejam exemplo!
rodolfoqg
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Dez 05, 2015 8:40 pm
Localização: minas gerais

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por rodolfoqg »

LaercioLMB escreveu:Por que um instrutor usa uma alavanca com mola?
para estar atento o tempo todo no aluno e a qualquer instante, retomar os comandos do modelo.
Alavanca sem mola, deixará o "instrutor" mais relaxado e desatento, tirando o dedo da alavanca e isso pode causar uma queda desnecessário, pois até levar o dedo novamente na chave se acertar a chave rapidamente, poderá fazer muita diferença entre uma recuperação rápida ou um desastre total por culpa do "instrutor" e não do aluno.
Mas como atualmente a maioria dos "instrutores" não sabe nem usar o leme, quanto mais ensinar a usar, fico pensando; será que são instrutores mesmo?
Como funciona essa alavanca?
O instrutor ao puxar essa alavanca, passa todos os controles do aeromodelo ao aluno e ao soltar ela, os comandos passam imediatamente de volta ao instrutor.


Meu caro, me parece que uma decepção sua com algum instrutor te tirou o foco do tópico. Não sou instrutor e nem vai ser usado por um, oque acontece comigo é o inverso do que você narrou no seu último parágrafo. Se funcionasse que nem você descreveu não era problema para mim. Mas voar segurando uma chave com mola o tempo todo incomoda.
Avatar do usuário
G.Alex
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qua Mai 21, 2014 11:06 pm
Localização: Campo Largo, Paraná

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por G.Alex »

Rodolfo, essa chave pode ser invertida, se abrir o controle ela tem 3 terminais. Manten-se o do meio, muda o da extremidade para outra extremidade. O ponto negativo é manter a chave pressionada pra ligar.
Aeromodelistas, sejam exemplo!
rodolfoqg
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Dez 05, 2015 8:40 pm
Localização: minas gerais

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por rodolfoqg »

Saudações Fernando, ao abrir o rádio tive essa idéia, só queria mesmo uma confirmação que teria que executar. Obrigado.

G.Alex, ocorre isso mesmo, o rádio primário só tem controle sob o avião ao segurar a alavanca, pelo que li e vi de vídeos fiz as configurações corretamente. A solução mais prática vai ser inverter as alavancas, visto que a do lado esquerdo resolvera o problema, só procurei uma solução de configuração para não ter que alterar o rádio. Obrigado.
rodolfoqg
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Dez 05, 2015 8:40 pm
Localização: minas gerais

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por rodolfoqg »

G.Alex escreveu:Rodolfo, essa chave pode ser invertida, se abrir o controle ela tem 3 terminais. Manten-se o do meio, muda o da extremidade para outra extremidade. O ponto negativo é manter a chave pressionada pra ligar.


Já havia aberto o rádio, ela tem 3 terminais com 2 fios soldados, a chave da esquerda a mesma coisa, resolver o problema assim é razoavelmente fácil, desoldar, trocar as chaves e soldar novamente. Procurei uma solução de software, mas parece que a versão do Turnigy 9x é limitada nisso. O 9xr me pareceu bem mais completo. Obrigado :)
Avatar do usuário
G.Alex
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qua Mai 21, 2014 11:06 pm
Localização: Campo Largo, Paraná

Re: Ligação radios turnigy 9x cabo trainer

Mensagem por G.Alex »

Você pode comprar essa chave pra não alterar outro canal, eu encontrei uma chave muito parecida em loja de instrumentos musicais. Quanto ao 9xr to com muita vontade de trocar mas tenho medo de fazer porcaria.
Aeromodelistas, sejam exemplo!
Responder