Hélice para Leigos
- Colevati
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Hélice para Leigos
Amigos.
Não encontrei nenhum tópico "Hélice para leigos" como iniciante resolvi abrir este devido minhas duvidas.
Tenho uma Zagi com motor Emax 2812 e Hélice 6X6.
O que aprendi no Evoo, que o primeiro 6 é o diâmetro em polegadas e o segundo 6 é o passo.
Passo: Passo da hélice é a distância teórica que, caso ela girasse sem empurrar o ar, ela percorreria ao dar uma volta completa. Na medida da hélice é o segundo número, por exemplo, hélice 9x7, 9 é o diâmetro, 7 o passo. Modelos mais rápidos geralmente usam hélices com passos maiores.
OK, hora de comprar a Hélice, ai você se depara com varias siglas:
HD
RD
APC
DD
THIN
FOLDING
PUSHER
BLADE PROP
STYLE
SLOW
DIRECT DRIVER
HYPER DRIVER
PYLON
COMBATE
SPORT
Outra...
Pergunto:
Qual os significados destas siglas?
Qual devo comprar?
Existe uma tabela de Hélice?
O que mais devemos saber sobre Hélice?
Acredito que podemos estender o assunto.
Abraços.
Não encontrei nenhum tópico "Hélice para leigos" como iniciante resolvi abrir este devido minhas duvidas.
Tenho uma Zagi com motor Emax 2812 e Hélice 6X6.
O que aprendi no Evoo, que o primeiro 6 é o diâmetro em polegadas e o segundo 6 é o passo.
Passo: Passo da hélice é a distância teórica que, caso ela girasse sem empurrar o ar, ela percorreria ao dar uma volta completa. Na medida da hélice é o segundo número, por exemplo, hélice 9x7, 9 é o diâmetro, 7 o passo. Modelos mais rápidos geralmente usam hélices com passos maiores.
OK, hora de comprar a Hélice, ai você se depara com varias siglas:
HD
RD
APC
DD
THIN
FOLDING
PUSHER
BLADE PROP
STYLE
SLOW
DIRECT DRIVER
HYPER DRIVER
PYLON
COMBATE
SPORT
Outra...
Pergunto:
Qual os significados destas siglas?
Qual devo comprar?
Existe uma tabela de Hélice?
O que mais devemos saber sobre Hélice?
Acredito que podemos estender o assunto.
Abraços.
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Algumas traduções
HD- A GWS utiliza a chamada Hyper Drive, para maiores rotações
RD - Desconheço
APC - Fabrica de hélices, são as melhores e com mais tecnologia.
DD - Direct Drive, direto no eixo (logicamente com adaptador)
THIN - Fina noremalmente para maiores rotações
FOLDING - dobravel para planadores
PUSHER - que empurra, para ser utilizada atras (normalmente tem maior eficiencia em bimotores tipo puxa empurra)
BLADE PROP - Helice com pás, entendo que faltou o número de pás na frente
STYLE - Estilo, são as cópias normalmente com eficiencia e plastico de pior qualidade.
SLOW - Lento
DIRECT DRIVER - igual a DD (se escreve drive)
HYPER DRIVER - igual a HD (se escreve drive)
PYLON - Estilo de corrida entre 2 postes, são hélices para este tipo de corrida
COMBATE - para combate (existem vários tipo de modalidade)
SPORT - A APC utiliza esta demoninação para as hélices Glow
E - A APC utiliza esta demoninação para as hélices Elétricas de alta eficiencia.
Bem a maioria das dúvidas poderiam ser sanadas com um dicionário de inglês.
Abraço
HD- A GWS utiliza a chamada Hyper Drive, para maiores rotações
RD - Desconheço
APC - Fabrica de hélices, são as melhores e com mais tecnologia.
DD - Direct Drive, direto no eixo (logicamente com adaptador)
THIN - Fina noremalmente para maiores rotações
FOLDING - dobravel para planadores
PUSHER - que empurra, para ser utilizada atras (normalmente tem maior eficiencia em bimotores tipo puxa empurra)
BLADE PROP - Helice com pás, entendo que faltou o número de pás na frente
STYLE - Estilo, são as cópias normalmente com eficiencia e plastico de pior qualidade.
SLOW - Lento
DIRECT DRIVER - igual a DD (se escreve drive)
HYPER DRIVER - igual a HD (se escreve drive)
PYLON - Estilo de corrida entre 2 postes, são hélices para este tipo de corrida
COMBATE - para combate (existem vários tipo de modalidade)
SPORT - A APC utiliza esta demoninação para as hélices Glow
E - A APC utiliza esta demoninação para as hélices Elétricas de alta eficiencia.
Bem a maioria das dúvidas poderiam ser sanadas com um dicionário de inglês.
Abraço
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- aapinheiros
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- Luiz_carllloz
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[quote:03833626fb="Luiz Paganin"]Pessoal, Beleza ? estou com duvida qual é a diferença de uma hélice com duas pontas para uma com três pontas ?
Abraços
Luiz Paganin
Carapicuíba _Sp[/quote:03833626fb]
Olá Luiz,
Este tópico com link abaixo tem a resposta para sua dúvida.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=59610
Abraços.
Abraços
Luiz Paganin
Carapicuíba _Sp[/quote:03833626fb]
Olá Luiz,
Este tópico com link abaixo tem a resposta para sua dúvida.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=59610
Abraços.
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
Re: Hélice para Leigos
Pessoal, retomando o assunto,
Tenho um planador Phoenix 2000, e minhas hélices quebraram, e não está especificando se é 9x5 ou 8x4
pelas medidas aqui em centímetros do eixo até a ponta de uma das hélices tem 12 cm, ou somando o conjunto todo "de ponta a ponta daria algo em torno de 24 cm",
O motor é um Volantex B4023 / kv850
Alguém poderia me dar uma dica pra hélice indicada? e outro hélice pro planador ficar um pouco mais rápido?
Grande abraço
Tenho um planador Phoenix 2000, e minhas hélices quebraram, e não está especificando se é 9x5 ou 8x4
pelas medidas aqui em centímetros do eixo até a ponta de uma das hélices tem 12 cm, ou somando o conjunto todo "de ponta a ponta daria algo em torno de 24 cm",
O motor é um Volantex B4023 / kv850
Alguém poderia me dar uma dica pra hélice indicada? e outro hélice pro planador ficar um pouco mais rápido?
Grande abraço
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Re: Hélice para Leigos
Não sei se existe alguma forma mais eficiente ou correta para saber uma indicação de helice, mas eu faço da seguinte forma...
1. Watimetro
2. Balança digital
ligo o watimetro entre a bateria e o esc, amarro o aero em algum pilar, sendo que a balanca digital fica entre o pilar e o avião.
3 segundos de full power para cada helice, anoto o consumo em wats, aperes maximos e o peso q tracionou.
ai vai o bom senso para analizar os dados, e sabendo da especificação do ESC e Motor, vc consegue chegar a uma conclusão de um com empuxo para um com consumo em amperes.
1. Watimetro
2. Balança digital
ligo o watimetro entre a bateria e o esc, amarro o aero em algum pilar, sendo que a balanca digital fica entre o pilar e o avião.
3 segundos de full power para cada helice, anoto o consumo em wats, aperes maximos e o peso q tracionou.
ai vai o bom senso para analizar os dados, e sabendo da especificação do ESC e Motor, vc consegue chegar a uma conclusão de um com empuxo para um com consumo em amperes.
Re: Hélice para Leigos
mmoreto escreveu:Não sei se existe alguma forma mais eficiente ou correta para saber uma indicação de helice, mas eu faço da seguinte forma...
1. Watimetro
2. Balança digital
ligo o watimetro entre a bateria e o esc, amarro o aero em algum pilar, sendo que a balanca digital fica entre o pilar e o avião.
3 segundos de full power para cada helice, anoto o consumo em wats, aperes maximos e o peso q tracionou.
ai vai o bom senso para analizar os dados, e sabendo da especificação do ESC e Motor, vc consegue chegar a uma conclusão de um com empuxo para um com consumo em amperes.
Mmoreto
Bom, se ninguém dar outra dica, irei fazer isso kkkkkkkkkkk. Não tenho watimetro, terei que comprar um :/
Valeu
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Re: Hélice para Leigos
Então, Fabio
Voo FPV, onde o consumo é muito importante para a autonomia de voo.
Logo preciso chegar em um fator em que nao posso baixar muito o passo da helice, poir apesar de diminuir o consumo, tbém não vai tracionar, e nem aumentar muito o passo da helice, pois vai tracionar bastante, mas consequentemente vai aumentar o consumo em amperes, e com isso também diminuindo o tempo de voo.
Por isso o Watimetro + a Balanca conseguem me dar informaçõe de modo que eu consiga chegar em um bom empuxo, sem também estuprar a bateria! hehehe
Se precisar de mais informações não hesite em me solicitar!
Abraço
Voo FPV, onde o consumo é muito importante para a autonomia de voo.
Logo preciso chegar em um fator em que nao posso baixar muito o passo da helice, poir apesar de diminuir o consumo, tbém não vai tracionar, e nem aumentar muito o passo da helice, pois vai tracionar bastante, mas consequentemente vai aumentar o consumo em amperes, e com isso também diminuindo o tempo de voo.
Por isso o Watimetro + a Balanca conseguem me dar informaçõe de modo que eu consiga chegar em um bom empuxo, sem também estuprar a bateria! hehehe
Se precisar de mais informações não hesite em me solicitar!
Abraço