A física é a Força de arrasto.. O resto é matemática..
Qual será a área da superfície? Qual será o ângulo flexão da superfície? Qual será a velocidade máxima do modelo durante a flexão máxima da superfície?
Vamos a um exemplo novamente:
Para atingir um certo Torque, precisamos podemos usar a Força de Arrasto gerada pela superfície de comando.
![](http://upload.wikimedia.org/math/2/8/5/28560fb9ccae7b5f811de11f965d5478.png)
![](http://s21.postimage.org/4f1lunjk7/arrasto.jpg)
A densidade do ar é ~1.225Kg/m³
O Coeficiente de arrasto varia de 2 para placas verticais e praticamente 0 para placas horizontais. Pode ser dado com o Cd=1+Sen (2*(Angulo-45).
Para 30º por exemplo, Cd=1+Sen (2*(
30-45)... =1+sen(2*(-15º)... =1+sen(-30)...=1+(-0.5)... Cd=0.5
Para 45º por exemplo, Cd=1+Sen (2*(
45-45)... =1+sen(2*(-0º)... =1+sen(0)...=1+0... Cd=1
Um servo ligado a um Aileron, por exemplo, que tenha:
comprimento C de 40cm
largura L de 4cm
Angulo de 30º
Velocidade de 100Km/h
Coeficiente de Arrasto de 0.5 conforme calculado acima
Teremos:
Área = 40 * 4 = 160cm² ou 0,016m²
Área projetada = 0,016m²*sen(30º) = 0.008m²
Velocidade de 100Km/h fica 27.77m/s
Assim:
Fd = (1.225*27.77²*0.5*0.008)/2 = 1.89Kgf
Se mantivermos a regra da alavanca 1:1, ou seja, mantendo a distancia de 1cm de link até o Horn e o link no furo de 1cm ao centro do servo neste comando de 4cm de largura, teremos o esforço no servo o mesmo esforço gerado pela força de arrasto.
PS: A velocidade é exponencial. Então se ela for o Dobro, por exemplo, o torque será de 7.56Kg/cm