Eu estava afastado do hobby há alguns anos mas senti falta de estar neste meio, então resolvi voltar à prática. Há quem diga que voar é como andar de bicicleta: nunca se esquece; mas eu prefiro não arriscar e vou recomeçar do zero com um treinadorzão. Na verdade quase do zero, já que vou começar com um modelo um pouco maior que os treinadores elétricos "tradicionais".
Estou concluindo a construção de um Calmato asa alta com 140cm de envergadura, feito com aquilo que há de mais moderno na engenharia aeronáutica: P3, depron e fita adesiva. Faltam ailerons, alguns detalhes de entelagem e minha dúvida: eletrônica.
De início, a eletrônica será:
E-MAX 2822 + APC 8x4 ou 9X5
ESC 20A
Lipo 3s 2200mAh
4x Servos 9g
Minhas dúvidas são se o 2822 com 8x4 levaria bem esse modelo ou se terei que usar a 9x5, e se os servos 9g não sofreriam muito.
Informações que encontrei:
8x4 - 690g empuxo - consumo 10A
9x5 - 858g empuxo - consumo 15A
Asa ainda sem os ailerons:
![](https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/1930646_1217498724928301_1296267191402319455_n.jpg?oh=10947bf0a579b88210ce7418d3fbf123&oe=575310EA)
Uma certa folga no horn do profundor, dá pra resolver fácil se der algum problema:
![](https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/10410165_1217498668261640_281508506087702242_n.jpg?oh=148e704353672942dd5fe9d127fd201a&oe=574CCE95&__gda__=1468490788_f1934875bd19de285080079775bd2adb)
Leme em situação semelhante:
![](https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/10704104_1217498818261625_1297558052614371344_n.jpg?oh=c1ec53f86791696eb0a9dcb4b5f90690&oe=57831C10&__gda__=1468463515_8a66b8fb2e3ad8da4d277fe9e995d0a4)
Optei por fixar a asa por parafusos. De início tentei com os tradicionais elásticos, mas o número de elásticos necessários para deixar a asa firme no seu lugar faziam com que seus suportes começassem a rasgar o isopor da fuselagem.
![](https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpl1/v/t1.0-9/10271544_1217498878261619_8921966712804191304_n.jpg?oh=d81a3db112f8524b227807901a0a8396&oe=57826164&__gda__=1469393088_2618736adf286d04abbd3de624dab176)
Detalhe para minha burrice/falta de atenção ao fazer o assoalho do modelo. Ficou bem torto, mas não comprometeu no alinhamento empenagem-asas.
![](https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/971348_1217498948261612_5100875543059536325_n.jpg?oh=5f3ddbd0db5494a9622fa73cca09ff35&oe=5754665C&__gda__=1468982685_1a4eba53881cb507aa60e3b6df98367f)
Sustentação não vai faltar.
![](https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10407032_1217499001594940_6919813784233175053_n.jpg?oh=c32d3797a9029281b42ff301994265ba&oe=57533FD0&__gda__=1468654522_40be0910fcb9141858fd5f3c85ccae37)
No atual estado ele está com 444g e estimo a eletrônica em aproximadamente 260g; somando, seriam 704g. Aproximando a conta com o peso estimado de pequenas coisas que faltam (ailerons e sua linkagem, detalhes de entelagem, parafusos do motor, etc), o modelo pronto deve ficar com mais ou menos 730g.
![](https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xal1/v/t1.0-9/1917075_1217498098261697_6603146938845336447_n.jpg?oh=faf9cf37f060fe5a85b15a35d443c0e6&oe=57989271&__gda__=1465269030_5e4a8e085c9ec8787e06f53b306c1f02)
Mais uma coisa... Alguns anos atrás tinha um pessoal que voava aos sábados e domingos de manhã na praia de Charitas, em Niterói. Alguém sabe se ainda tem gente que voa lá? Era o melhor local que eu conhecia.