Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
highlanderafa
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por highlanderafa »

Desculpe o não saber, mas qdo vc fala de módulo, seria o conjunto TX RX ??? Poderia citar um exemplo ?
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por Alexandre Neto »

highlanderafa escreveu:Desculpe o não saber, mas qdo vc fala de módulo, seria o conjunto TX RX ??? Poderia citar um exemplo ?


Isso, RX e TX Frsky, trocando isso vc terá um radio confiavel, sem ter que ficar se preocupando em desviar de antenas, conteiners etc.
esse por exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ulo-rx-_JM
highlanderafa
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por highlanderafa »

Obrigado Alexandre e mais uma x ao Laércio. Vou pesquisar preços desse módulo q vc indicou . Se não me engano já tinha visto e não comprei pela inexperiência de novato no ramo. Grato.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por LaercioLMB »

O FrSky sem sombra de dúvidas é o melhor e com ótimo preço, mas isso não o isenta de problemas que a banda 2.4 GHz tem.
Diminui? Sim, diminui, mas não o isenta disso, principalmente se mal instalado no modelo.
Aqui em Porto Alegre tem um local chamado Anfi Teatro onde muitos voam e se passar por cima do palco do teatro, não interessa que marca é o módulo, perde o sinal.

por-do-sol.jpg
por-do-sol.jpg (37.52 KiB) Exibido 4643 vezes


IMG_2177.jpg
IMG_2177.jpg (35.38 KiB) Exibido 4642 vezes



A estrutura do palco é toda metálica.

Lógico que se passar por cima dele a uma boa altitude não terá problemas, mas se passar perto, perde o sinal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
highlanderafa
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por highlanderafa »

Incrível essa do espelhamento de sinal. Sempre ouvi falar por técnicos de telefonia celular q é uma coisa boa para espalhar os sinais. Nunca imaginária q causaria interferência nos TX e RX de nossas aeronaves.
Bem... Já vi o módulo da frsky indicado e o comprarei essa semana, gostei mais ainda por vir preparado para telemetria.
Mais uma x, muito obrigado.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por LaercioLMB »

Só para você ter uma ideia de como isso existe e pode prejudicar, é o funcionamento de uma antena "direcional" de rádio transmissão.
Porque direcional?
Por que ela tem potência direcionada para onde está sendo apontada.
E como isso funciona?
Veja a imagem abaixo de uma antena direcional 3 elementos de rádio transmissão.

ANTENA 11 M.jpg
ANTENA 11 M.jpg (24.47 KiB) Exibido 4627 vezes



O elemento irradiante que é onde o sinal do rádio é irradiado, é o elemento do meio da antena, ou seja, uma varetinha de alumínio para cada lado.
Por que tem um maior em um lado e um menor no outro?
O elemento maior em um lado é o defletor, ou seja, bloqueia o sinal que sai naquela direção, fazendo-o voltar para poder ser direcionado em uma única direção.
Já o elemento menor é o diretor que tem por finalidade, concentrar o sinal para que não se espalhe muito na direção em que está sendo enviado, podendo assim ganhar alcance e potência de irradiação.
Se eu colocar mais elementos diretores e cada vez menores, estarei concentrando esse sinal cada vez mais, aumentando o ganho de sinal em uma única direção.
Um container pode muito bem servir de refletor, independente de que tipo de sinal seja e que marca de módulo esteja transmitindo, se um Corona ou um FrSky


Veja uma típica antena de televisão, onde cada elemento é menor que o outro e o elemento menor é direcionado para onde ficam as transmissoras de tv ou a cidade que tem as emissoras.
Cada elemento é uma para frequência e se colocasse o elemento maior na frente dos menores em relação a origem dos sinais, as frequências das elementos menores teriam um sinal muito fraco ou nem teriam sinal, pois o elemento maior estaria bloqueando esses sinais, fazendo a tv pegar apenas um canal ou no máximo 2.

ESPINHA DE PEIXE.jpg
ESPINHA DE PEIXE.jpg (25.8 KiB) Exibido 4627 vezes



Depois tem gente que me acha enjoado.

Dizer que dá ou que não dá sem explicar motivos e nada é a mesma coisa.


Isso tudo que eu nem cheguei a falar em harmônicos de RF.
O RF significa Rádio Frequência
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
highlanderafa
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por highlanderafa »

Boa Laércio, muito boa explicação. Eu estudo Eng elétrica , não sou fã de telecom, mas essa explicação foi ótima. Simples e fácil de entender. Agora posso me precaver melhor durante os vôos
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
Rasec
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Jul 09, 2015 7:01 pm
Localização: Campo Grande

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por Rasec »

Eu iria de futaba T6j , acha ele facil com um bom preço. O receptor tb não é absurdo de caro, 6 canais é suficiente .
Eu tenho um T6j a pelo menos 1 ano e não tenho nada do que reclamar.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por fabriciogf »

Comprei o 9XR PRO + frsky xjt+ x8r , fiquei impressionado com a qualidade do módulo e do receptor frsky, você liga o rádio e depois o receptor,e já entra imediatamente no sinal do tx, não demora nada, o receptor envia tensão da bateria, nível de sinal e consumo de corrente sem ter que instalar nem modificar nada. Tudo na tela do rádio e com alertas por voz,beeps e vibração. O software do rádio também tem recursos impressionantes, porém deixa realmente a desejar na qualidade da construção do hardware . Talvez no futuro vou comprar um outro rádio que aceite esse módulo da frsky. Ainda estou estudando o manual do rádio, mas já consigo dominar pelo menos o necessário pro que eu preciso.
highlanderafa
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Preciso comprar um rádio 6 canais bom,barato e acima de tudo confiável

Mensagem por highlanderafa »

Pois é, agora me surgiu essa dúvida.Será q no FS th9x é possível ter telemetria sem necessidade de mexer no hardware como no Turnigy ???
Andei lendo muitos elogios sobre o radio Taranis 9xd (se nao me engano),e vi q o mesmo já vem preparado para prestar informações de telemetria. Estou pensando em adquirir um. Pois assim evito de mexer no hardware do rádio.
O que acham ???
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Responder