Prezados, boa noite
Pretendo retomar minhas atividades com o aeromodelismo, estou há mais de 1 ano parado...
Como moro em frente a um campo de futebol, por hora, é o espaço disponível para voar e com base nisso, gostaria de pedir ajuda de vocês para escolher um aeromodelo que possa ser voado nessas dimensões limitadas.
O que tenho de eletrônica disponível:
1 motor D2836/8 1100KV
1 motor 2822/12
Esc de 25A e 30 A
4 Servos Hextronik HXT 900
Baterias: à definir de acordo com necessidade.
É possivel receber alguma recomendação para esta eletrônica?
Aguardo comentários.
Att
Fábio
Escolha de avião (eletrônica disponível)
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Re: Escolha de avião (eletrônica disponível)
Depende de que tipo de voo você quer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Escolha de avião (eletrônica disponível)
Laercio,
Para retomar as atividades, vou preferir um avião "domavel" dentro do espaço disponível...
Ja vooei com um Calmato dentro deste campo, mas ele era rapido e planava mais do que eu estava acostumado e acabei destruindo ele contra a cerca...
Para retomar as atividades, vou preferir um avião "domavel" dentro do espaço disponível...
Ja vooei com um Calmato dentro deste campo, mas ele era rapido e planava mais do que eu estava acostumado e acabei destruindo ele contra a cerca...
- Wesley_Sniper
- membro
- Mensagens: 960
- Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
- Localização: Mauá-SP
- Contato:
Re: Escolha de avião (eletrônica disponível)
Lazy bee voa bem em espaço curto, mas precisa ser leve na medida do possível...
- Wesley_Sniper
- membro
- Mensagens: 960
- Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
- Localização: Mauá-SP
- Contato:
Re: Escolha de avião (eletrônica disponível)
Mas é aquela, o modelo não faz milagre né kkkk...
Qualquer modelo que não entre em estol com facilidade irá te servir
Qualquer modelo que não entre em estol com facilidade irá te servir
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Re: Escolha de avião (eletrônica disponível)
Um Telemaster com 1400 mm de envergadura e peso máximo de 1100 g pronto para o voo será uma das melhores opções.
Por que esse tamanho?
Quanto mais envergadura tiver, mais lento serão as respostas de comandos e com isso, mais fácil de pilotar.
Sobre o peso, o D2836/1100 será a melhor opção nesse caso, mas não use nele hélice SF, irá perder desempenho da hélice em aceleração máxima quando necessitar.
Sobre ter 1400 mm de envergadura, use a proporção de 5X da corda, ou seja, a envergadura é entre 5X a 7X a corda da asa e nesse caso, 1400 : 5 = 280 mm de corda. vamos tirar uns 8 cm ou 80 mm de largura da fuselagem para calcular a carga alar dele.
1400 - 80 = 1320 mm de envergadura útil.
1320 x 280 = 369600 mm² de área de asa.
369600 : 10000 = 36,96 dm²
1100 g : 36,96 dm² = 29,76 g/dm²
Isso é uma ótima carga alar já que a maioria de aeromodelos desse tamanho, tem uma carga alar superior a 45 g/dm²
Com esses resultados, você terá uma velocidade de estol em torno de 21 km/h, não inferior a isso.
Uma velocidade de planeio de 27 km/h, e uma velocidade de cruzeiro de 32 km/h.
Podendo voar mais rápido que isso dependendo do passo da hélice a ser usada.
Por que esse tamanho?
Quanto mais envergadura tiver, mais lento serão as respostas de comandos e com isso, mais fácil de pilotar.
Sobre o peso, o D2836/1100 será a melhor opção nesse caso, mas não use nele hélice SF, irá perder desempenho da hélice em aceleração máxima quando necessitar.
Sobre ter 1400 mm de envergadura, use a proporção de 5X da corda, ou seja, a envergadura é entre 5X a 7X a corda da asa e nesse caso, 1400 : 5 = 280 mm de corda. vamos tirar uns 8 cm ou 80 mm de largura da fuselagem para calcular a carga alar dele.
1400 - 80 = 1320 mm de envergadura útil.
1320 x 280 = 369600 mm² de área de asa.
369600 : 10000 = 36,96 dm²
1100 g : 36,96 dm² = 29,76 g/dm²
Isso é uma ótima carga alar já que a maioria de aeromodelos desse tamanho, tem uma carga alar superior a 45 g/dm²
Com esses resultados, você terá uma velocidade de estol em torno de 21 km/h, não inferior a isso.
Uma velocidade de planeio de 27 km/h, e uma velocidade de cruzeiro de 32 km/h.
Podendo voar mais rápido que isso dependendo do passo da hélice a ser usada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Escolha de avião (eletrônica disponível)
Laercio,
Muito obrigado pela indicação e por todas informações disponibilizadas.
Vou verificar uma.planta do Telemaster e que fique tudo dentro das tuas recomendações.
Muito obrigado pela indicação e por todas informações disponibilizadas.
Vou verificar uma.planta do Telemaster e que fique tudo dentro das tuas recomendações.