Piper J3 Cub
- brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub
Dando sequência, selei a fuselagem com seladora nitro celulose, apliquei umas 4 demão sempre lixando entre elas, no final apliquei duas demão de Dope, entelei também o leme ainda não to conseguindo resultado como queria usando a tela e dope mas já melhorou bastante em relação ao profundor. Vou treinando nessa peças menores para pegar pratica e entelar a fuselagem que tem varias curvas, as asas creio que vai ser mais fácil, tem poucas curvas.
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Re: Piper J3 Cub
Quantos graus irá usar no diedro?
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Re: Piper J3 Cub
Então Laercio, eu vou seguir a recomendação da planta que estou usando, nela há uma instrução pra deixar e 3/4 de polegadas de altura da fuselagem até uma linha na parte superior da asa, isso dá por volta de de 0,7 graus de diedro. (essa instrução é da planta original , 20% do avião real)
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Re: Piper J3 Cub
O avião real tem 3° de diedro, e a maioria das plantas do Piper J3 RC não tem sequer nenhum diedro. Por isso é que o Piper tem um histórico de estol de ponta de asa em pousos utilizando ailerons.
Procure as especificações técnicas do Piper J3, principalmente o manual de manutenção dele e verá que são 3° de diedro. Se o original usa, por que os RC não precisam? A maioria das plantas de Piper J3 RC não tem diedro nenhum.
A imagem que você mostrou, fala em 3/4 de polegada, uma medida um tanto pequena para uma envergadura tão grande.
Uma polegada tem 2,54 cm. 3/4 dessa medida serão 1,905 cm ou arredondando, 2 cm.
Procure as especificações técnicas do Piper J3, principalmente o manual de manutenção dele e verá que são 3° de diedro. Se o original usa, por que os RC não precisam? A maioria das plantas de Piper J3 RC não tem diedro nenhum.
A imagem que você mostrou, fala em 3/4 de polegada, uma medida um tanto pequena para uma envergadura tão grande.
Uma polegada tem 2,54 cm. 3/4 dessa medida serão 1,905 cm ou arredondando, 2 cm.
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Re: Piper J3 Cub
Laercio fui atrás dos manuais do Piper J3 encontrei o procedimento para ajuste de diedro.
No service manual ele da duas medidas:
2 3/8 pol. que resulta em 0,81 graus
Modelos mais antigos:
4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus
já no manual do proprietário ele informa o valor de 2 1/8 que resulta em 0,73 graus.
Os 3 graus que citou seria o diedro das duas asas considerando o modelo mais antigo do Piper j3 ?
pelo que percebi essa planta do Bob Nelitz foi feita em cima do manual de serviço, as ilustrações são muito idênticas, mas aparentemente no diedro ele usou o valor fornecido pelo manual do proprietário que dá os 0,7 grau que informei anteriormente.
Esses valores foram obtidos calculando o ângulo de metade da asa em relação a horizontal considerando a área onde a suposta corda usada para medir o diedro tocaria na asa:
No service manual ele da duas medidas:
2 3/8 pol. que resulta em 0,81 graus
Modelos mais antigos:
4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus
já no manual do proprietário ele informa o valor de 2 1/8 que resulta em 0,73 graus.
LaercioLMB escreveu:O avião real tem 3° de diedro...
Os 3 graus que citou seria o diedro das duas asas considerando o modelo mais antigo do Piper j3 ?
pelo que percebi essa planta do Bob Nelitz foi feita em cima do manual de serviço, as ilustrações são muito idênticas, mas aparentemente no diedro ele usou o valor fornecido pelo manual do proprietário que dá os 0,7 grau que informei anteriormente.
Esses valores foram obtidos calculando o ângulo de metade da asa em relação a horizontal considerando a área onde a suposta corda usada para medir o diedro tocaria na asa:
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Re: Piper J3 Cub
3° independe da envergadura..
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Re: Piper J3 Cub
LaercioLMB escreveu:3° independe da envergadura..
Isso sim, o ângulo não varia com o comprimento da asa, (é um triângulo retângulo onde a asa é hipotenusa)
Mas agora tô quebrando a cabeça pra entender como chegar nos 3° a partir dos valores fornecidos pelos manuais da Piper...
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Re: Piper J3 Cub
Bom, eu costumo usar o autocad para essas coisas. Vou supor que as asas do seu modelo sejam retas nas pontas, ou seja, sem afinarem pra o centro, já que eu não tenho a planta. Encostando um lado das asas sobre uma mesa e deduzindo que as asas tenham a deflexão exatamente no centro, a outra extremidade da asa terá que ficar a 5 cm de altura da mesa.
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Re: Piper J3 Cub
Entendido, esse procedimento pra determinar o diedro no aeromodelo eu estava ciente como funciona, também uso CAD pra fazer essas coisas, na falta dele um triangulo retângulo e relações de seno e cosseno resolvem...
Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:
Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk
Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:
aproximadamente 1,5º4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus
Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk
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Re: Piper J3 Cub
Beleza, conseguimos nos entender.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
Mas que bom que conseguimos nos entender e você captou o que eu tentava falar.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
Mas que bom que conseguimos nos entender e você captou o que eu tentava falar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.