Tinta para isopor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
fca.fisio
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Jun 25, 2006 2:42 pm

Mensagem por fca.fisio »

nao nao, a acetona nao derreta nao.. pelo menos eu ja limpei tinta de caneta bic em depron e n derreteu
Alexandre Alvarenga
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 10:01 pm
Localização: Lorena-SP CEP:12604-200

Mensagem por Alexandre Alvarenga »

Vixi......fui ler no rótulo e realmente existe a advertência que inalar acetona pode causar a morte. Mas engraçado né ? Ela é usada diretamente sobre as unhas e cutícula para retirar o esmalte, mas será que não é absorvida pelo organismo desse jeito?
Tentei utilizar as tintas da Tamya, mas como ela é diluida em agua, não sei como limpar o aerografo depois de usa-lo, também achei difícil de não deixar escorrer e demora muito a secar. Parece que existe um solvente próprio para aerógrafo não é?
Avatar do usuário
Vicentini
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Out 03, 2005 10:29 am

tinta

Mensagem por Vicentini »

Eu uso sempre a AQUACOLOR, ela tem cor bem forte e cobre muito bem o isopor, as que cobrem melhor sao: prata/azul/preta/amarela.
Avatar do usuário
AlexAntao
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Qui Jul 20, 2006 11:00 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por AlexAntao »

[quote:c4fc9b0890="Alexandre Alvarenga"]Vixi......fui ler no rótulo e realmente existe a advertência que inalar acetona pode causar a morte. Mas engraçado né ? Ela é usada diretamente sobre as unhas e cutícula para retirar o esmalte, mas será que não é absorvida pelo organismo desse jeito?
Tentei utilizar as tintas da Tamya, mas como ela é diluida em agua, não sei como limpar o aerografo depois de usa-lo, também achei difícil de não deixar escorrer e demora muito a secar. Parece que existe um solvente próprio para aerógrafo não é?[/quote:c4fc9b0890]

Não sei se estão proibindo ou não, mas a acetona está entrando em desuso pelas mulheres. Existem agora outros produtos que fazem o mesmo serviço sem o cheiro horrivel. Minha esposa só compra um lá, não sei o nome, mas tem uns óleos misturados....
UBUNTU - Linux for human beings
AllPeers: lexluthor-bsb
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

A tinta decorativa acrílila da acrilex, fosca mate, dá um acabamento perfeito no isopor, sem necessidade de usar aerógrafo. O pincel não deixas as marcas!!! Mas tem que diluir com água. O uso dessas tintas com aerógrafo dão um pouco de trabalho no ponto certo da diluição e a pulverização delas não fica muito legal tbm... Prefiro usar o pincel com essas tintas!
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

[quote:2d277ebbcf="Alexandre Alvarenga"]Vixi......fui ler no rótulo e realmente existe a advertência que inalar acetona pode causar a morte. Mas engraçado né ? Ela é usada diretamente sobre as unhas e cutícula para retirar o esmalte, mas será que não é absorvida pelo organismo desse jeito?
Tentei utilizar as tintas da Tamya, mas como ela é diluida em agua, não sei como limpar o aerografo depois de usa-lo, também achei difícil de não deixar escorrer e demora muito a secar. Parece que existe um solvente próprio para aerógrafo não é?[/quote:2d277ebbcf]

Teoricamente qualquer produto químico desde que inalado/ingerido na quantidade certa pode causar a morte.. heheehe

As tintas Tamiya e as Gunze são as melhores que existem (digo porque as uso a mais de 15 anos em meus plastimodelos) a melhor coisa para diluí-las é álcoo isopropílico, eu compro em farmácias de manipulação, você vai ver que dilúida assim ela seca quase instantaneamente...

Aqui vai umas dicas para Aerógrafo:

- Pra pintar sobre o DOPE aconselho tintas acrílicas como a Tamiya ou Gunze Sangyo por exemplo. Dilua com álcool isopropílico (vc encontra pra comprar em farmácias de manipulação) Proporção depende da cor, mas use 3 de alcool para 1 de tinta que deve dar certo.

- Aerográfos de acção simples, ficam um pouco mais difícil regular a passagem de ar e tinta, pinte com mais ar do que tinta, de modo que saia um pozinho bem fininho de tinta (isso evita, aquelas escorridas feitas pela tinta pra quem ainda não pegou o jeito) e tb mantem a pintura bem leve , o que é muito importante para nós. lembre -se sempre que: É MÉLHOR DAS DEZ DEMÃOS DE TINTA EM CAMADAS BEM FINAS, QUE DAR UMA ÚNICA DEMÃO DE TINTA GROSSA

- A pressão do ar ideal é entre 16 - 20 psi, dependendo do aerografo e diluição da tinta tb. Mas é um ponto pra começar.

- Treine com um pouco de água em uma folha de papel antes de começar a pintar. isso vai ajudar vc a pegar os macetes de distância, velociade de movimento da mão, e quantidade de tinta necessária para pintar...

Aeroabraços,

Lucas
Alexandre Alvarenga
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 10:01 pm
Localização: Lorena-SP CEP:12604-200

Mensagem por Alexandre Alvarenga »

Teoricamente qualquer produto químico desde que inalado/ingerido na quantidade certa.. heheehe

As tintas Tamiya e as Gunze são as melhores que existem (digo porque as uso a mais de 15 anos em meus plastimodelos) a melhor coisa para diluí-las é álcoo isopropílico, eu compro em farmácias de manipulação, você vai ver que dilúida assim ela seca quase instantaneamente...

Aqui vai umas dicas para Aerógrafo:

- Pra pintar sobre o DOPE aconselho tintas acrílicas como a Tamiya ou Gunze Sangyo por exemplo. Dilua com álcool isopropílico (vc encontra pra comprar em farmácias de manipulação) Proporção depende da cor, mas use 3 de alcool para 1 de tinta que deve dar certo.

- Aerográfos de acção simples, ficam um pouco mais difícil regular a passagem de ar e tinta, pinte com mais ar do que tinta, de modo que saia um pozinho bem fininho de tinta (isso evita, aquelas escorridas feitas pela tinta pra quem ainda não pegou o jeito) e tb mantem a pintura bem leve , o que é muito importante para nós. lembre -se sempre que: É MÉLHOR DAS DEZ DEMÃOS DE TINTA EM CAMADAS BEM FINAS, QUE DAR UMA ÚNICA DEMÃO DE TINTA GROSSA

- A pressão do ar ideal é entre 16 - 20 psi, dependendo do aerografo e diluição da tinta tb. Mas é um ponto pra começar.

- Treine com um pouco de água em uma folha de papel antes de começar a pintar. isso vai ajudar vc a pegar os macetes de distância, velociade de movimento da mão, e quantidade de tinta necessária para pintar...


Aeroabraços,

Lucas


Aeroabraços,

Lucas[/quote]


Valeu as dicas Lucas, tenho isopropílico aqui e vou tentar diluir como vc falou, mas meu aerógrafo é um ag2 de dupla ação, então acho que vou ter que encontrar o ponto de diluição correto, né?
mrobertob
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Fev 25, 2010 1:12 pm
Localização: santos sp

Mensagem por mrobertob »

ja tentei e gaste com tudo que é tralha para melhorar meu produto até agora nada deu certo
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Tenho usado a tinta Suvinil Acrilica Seca Rápido. Ainda não testei em aerógrafos, mas pode ser usada em revolver de pintura com diluição em 30% de água e pressão entre 2,2 e 2,8 kgf/cm² ou 30 a 35 lbs/pol².
Nunca usei aerógrafo e não sei se as especificações acima são compatíveis com esta ferramenta, mas como a tinta não é cara (paguei R$ 11,00 em uma lata de 0,9 lts) vale a pena tentar.
Como a quantidade de tinta era muito para um modelo, comprei a tinta branca e algumas bisnagas coloridas PVA e fui "montando" as cores conforme a necessidade.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
glaucioc
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Qui Jul 03, 2008 7:34 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por glaucioc »

Simples , Cologin ECO , a base de Agua , seca rapido e fica muito bom !
Responder