Foto do Protótipo:
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
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SITE: http://www.proaero.com.br
Segue o link com imagens de onde me baseei para fazer o grafismo, foi trabalhoso, mas muito compensador.
https://pt.flightsim.to/file/25126/pp-z ... ipanema-8k
![](https://i.imgur.com/CvBwZ2b.jpg)
Peças que compõem o kit.
![](https://i.imgur.com/Ibx29Gj.png)
Vídeo de estréia do protótipo:
https://www.youtube.com/watch?v=imNdffmCuDQ
Outro vídeo dele:
https://www.youtube.com/watch?v=SIH8wEg3zi0
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Dimensões do kit (Depois de montado)
Asa: 130 cm
Fuselagem: 84 cm (Incluindo o leme)
Peso do kit:
170 grs.
Depois de montado pronto para voo:
900 grs.
Eletrônica recomendada:
1- Motor Brushless 3530 ou 6 de 900 a 1500 kv
1- Hélice (De acordo com o kv do motor)
1- Esc 40A /50A
1- Bateria de 3s 2200 mAh max.
4- Servos de 9 grs de boa qualidade
1- Radio transmissor/ receptor com pelo menos 4 canais
Partes em compensado 3 mm que compõem o kit.
![](https://i.imgur.com/9yqDbX0.jpg)
IMPORTANTE:
Para uma boa montagem é essencial que se use as colas certas para cada situação, no caso esses 4 tipos de colas são necessárias:
Cola de isopor: Para colar as peças de isopor (USAR COMO COLA DE CONTATO) ou seja, passar nas duas partes a serem coladas, esperar uns 2 ou 3 minutos e depois unir as partes (TAMBÉM SERVE PARA COLAR ISOPOR COM MADEIRA).
Cola PVA branca ou amarela, tipo Cascorez: Para colar as varetas de reforço da fuselagem, da asa e das partes de Depron.
Cola Epóxi: Para colar as partes de madeira no isopor e/ou outros partes que necessitem de maior reforço Exemplo: Parede de fogo.
Cola C.A. Tipo Super Bonder: Para colar madeira com madeira, NÃO USE DE FORMA ALGUMA NO ISOPOR.
![](https://i.imgur.com/OoUd9fR.jpg)
Comece pelas partes frontais da fuselagem para fazer os cortes necessários para o encaixe da parede de fogo.
![](https://i.imgur.com/zMtN1bK.jpg)
Com uma caneta faça um risco no meio do corte frontal da peça.
![](https://i.imgur.com/S94OGgp.jpg)
E outro risco de 3 mm na parte interna.
![](https://i.imgur.com/RzH1hqC.jpg)
Com um estilete de lamina NOVA, faça os cortes (Repita esse processo também na outra lateral).
![](https://i.imgur.com/lV2Ogs1.jpg)
![](https://i.imgur.com/Lv5LE0f.jpg)
Encaixe PROVISORIAMENTE a parede de fogo nas peças para conferir o resultado (Não cole nada por enquanto).
![](https://i.imgur.com/yCrVuKd.jpg)
Com a peça de compensado abaixo faça a marcação no lado oposto da mesma peça.
![](https://i.imgur.com/M6kOPJo.jpg)
Faça um corte de 6 mm de profundidade.
![](https://i.imgur.com/lPJHol7.jpg)
Faça outra marcação conforme foto abaixo.
![](https://i.imgur.com/WSeIbrk.jpg)
Repita o processo na outra parte e corte as duas peças.
![](https://i.imgur.com/OMXpDko.jpg)
Separe as 3 peças de compensado abaixo.
![](https://i.imgur.com/mIV3N4G.jpg)
Apenas encaixe as 3 peças "NÃO AS COLE POR ENQUANTO".
![](https://i.imgur.com/5bmrQRG.jpg)
Com a cola CA (Tipo Super Bonder) cole apenas a peça separada centralizada no seu lugar, conforme as fotos abaixo.
![](https://i.imgur.com/GaOl2M6.jpg)
![](https://i.imgur.com/b9mTiFj.jpg)
Posicione e cole, com cola de (ou para isopor) as partes em compensado com a lateral frontal esquerda em isopor da fuselagem.
![](https://i.imgur.com/ZbMSoEL.jpg)
![](https://i.imgur.com/d7XMoij.jpg)
Encaixe PROVISORIAMENTE e prenda com fita crepe a lateral lado direito da fuselagem até a secagem da cola do lado esquerdo conforme fotos abaixo.
![](https://i.imgur.com/HSuiu3s.jpg)
![](https://i.imgur.com/1VmsSRP.jpg)
![](https://i.imgur.com/zRyhVKx.jpg)
Retire a lateral de isopor lado direito para dar sequencia a montagem, posicione e cole centralizado com cola de isopor as 2 peças de compensado conforme fotos abaixo.
![](https://i.imgur.com/4GKQX6N.jpg)
![](https://i.imgur.com/C6HFAEg.jpg)
![](https://i.imgur.com/wKAacRm.jpg)
É a hora de escolher qual lado irá fazer a tampa de acesso a bateria, no meu caso sempre que possível escolho por faze-la na parte inferior da fuselagem por questão de estética então, neste caso o Esc ficará na parte superior do suporte interno da bateria, caso venha a optar por colocar a bateria na parte de cima da fuselagem evidentemente o Esc ficará alojado na parte inferior da mesma.
ATENÇÃO: O velcro não vai no kit.
![](https://i.imgur.com/4BXbWNr.jpg)
![](https://i.imgur.com/MuhKXW5.jpg)
Agora sim iremos unir em definitivo com cola CA as 3 peças em compensado conforme fotos abaixo (Cuidado para não deixar cair a cola CA no isopor).
![](https://i.imgur.com/sAotTpH.jpg)
![](http://rf.revolvermaps.com/w/3/s/a/0/14/0/ffffff/010020/aa0000/5jbsejm0776.png)
![](https://i.imgur.com/TNiXrjp.jpg)
![](https://i.imgur.com/unKefxh.jpg)
Testando o compartimento interno com uma 3s 2200 mAh que é a bateria de tamanho máximo recomendada para este kit.
![](https://i.imgur.com/kBuCqML.jpg)
Separe as empenagens H. e V. e na vertical faça um risco conforme fotos abaixo e encaixe uma a outra.
![](https://i.imgur.com/lG1uvjj.jpg)
![](https://i.imgur.com/L91QtSW.jpg)
![](https://i.imgur.com/cVIKQTt.jpg)
Junte PROVISORIAMENTE com fita crepe as 2 laterais traseiras da fuselagem conforme fotos abaixo.
![](https://i.imgur.com/EPC3Sw0.jpg)
![](https://i.imgur.com/UqbKIVO.jpg)
Encaixe o conjunto de empenagens na fuselagem, faça as marcações e depois faça o corte conforme fotos abaixo.
![](https://i.imgur.com/lHocbkj.jpg)
![](https://i.imgur.com/jr3rJMx.jpg)
![](https://i.imgur.com/A2f1vGj.jpg)
Resultado esperado após o corte.
![](https://i.imgur.com/Y1MNnbB.jpg)
Vamos unir com cola de isopor as partes central e traseira esquerda da fuselagem.
![](https://i.imgur.com/X42w2nP.jpg)
Colar no veio interno da fuselagem a vareta de fibra de reforço com cola PVA tipo (Cascorez) deixando a vareta com 20 mm para fora na parte frontal e 10 mm para dentro na parte traseira.
![](https://i.imgur.com/d7CAAwT.jpg)
Como a fuselagem tem seu formato interno em concha é normal a vareta querer sair do encaixe, então foi usado um palito de dente para fixação central e fita crepe nas pontas até secagem final conforme fotos abaixo.
![](https://i.imgur.com/BBCMbQM.jpg)
![](https://i.imgur.com/dsjWIon.jpg)
Repita o mesmo processo com a lateral direita.
![](https://i.imgur.com/g2Utr0q.jpg)
Vamos unir com cola de isopor as laterais central e traseira lado esquerdo a lateral frontal do mesmo lado.
![](https://i.imgur.com/PRFdvYR.jpg)
![](https://i.imgur.com/LXuUuS5.jpg)
Chegou a vez da mesa dos servos, cole uma peça de compensado a outra 90° com cola CA depois as duas no seu respectivo lugar com cola de isopor, conforme fotos a seguir.
![](https://i.imgur.com/saXkWGM.jpg)
![](https://i.imgur.com/NB1o0YT.jpg)
Colar com cola de isopor as partes em Depron 5 mm que compõem a cabine do piloto e também a caverna traseira no seu respectivo lugar conforme fotos a seguir.
ATENÇÃO: VERIFICAR O POSICIONAMENTO DAS MEIA LUAS DAS CAVERNAS CENTRAL E TRASEIRA QUE DEVEM FICAR POSICIONADAS PARA BAIXO OU SEJA, OBSERVE AS SETAS NAS FOTOS ABAIXO.
![](https://i.imgur.com/EDBSZcs.jpg)
![](https://i.imgur.com/Ux6iLoj.jpg)
![](https://i.imgur.com/Ra4Lo54.jpg)
![](https://i.imgur.com/kXIaoxz.jpg)
![](https://i.imgur.com/beQXLb3.jpg)
![](https://i.imgur.com/m6Gk8kH.jpg)
IMPORTANTE: Não cole, apenas Encaixe PROVISORIAMENTE a parte direita da fuselagem e prenda a mesma com fita crepe até a secagem das partes internas que foram coladas na lateral esquerda.
![](https://i.imgur.com/cEOhNXQ.jpg)
Após secagem retire novamente a lateral direita para dar sequencia a montagem, hora de colocar os conduítes internos.
![](https://i.imgur.com/xL2LeSC.jpg)
Recorte um dos lados uns 10 a 15 mm para que um conduíte se encaixe ao outro, depois passe um pedaço de fita durex para fixar ambos repita o processo com o outro par conforme fotos abaixo.
![](https://i.imgur.com/9MbWqtZ.jpg)
![](https://i.imgur.com/YPOXj8F.jpg)
Fazer as marcações para os furos das passagens dos conduítes para fora da fuselagem.
Primeira, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM 25 mm (Marcação).
![](https://i.imgur.com/1DH8T3R.jpg)
Segunda, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM (FURO) 72 mm.
![](https://i.imgur.com/A5rqcZo.jpg)
Terceira, LADO DIREITO DA FUSELAGEM 11 mm (Marcação).
![](https://i.imgur.com/pWtlPVl.jpg)
Quarta, LADO DIREITO DA FUSELAGEM (FURO) 100 mm.
![](https://i.imgur.com/g2MOaux.jpg)
Com um arame de aço fino quente fazer a furação nos lugares marcados para fazer os furos. (TODO CUIDADO AO MEXER COM FOGO).
![](https://i.imgur.com/5RNvhD3.jpg)
![](https://i.imgur.com/ksAmvOu.jpg)
![](https://i.imgur.com/JQVvi0M.jpg)
Coloque os conduítes em suas posições conforme fotos a seguir e depois os cole com cola Epóxi (Tipo Araldite).
![](https://i.imgur.com/2EWzNjy.jpg)
![](https://i.imgur.com/V2bHMhL.jpg)
![](https://i.imgur.com/o2jlPmx.jpg)
![](https://i.imgur.com/AyVPwQZ.jpg)
![](https://i.imgur.com/eiEQeyw.jpg)
Unir com cola de isopor as partes traseira e central lado direito a parte frontal do mesmo.
![](https://i.imgur.com/wgM5CK6.jpg)
![](https://i.imgur.com/eFzQXMy.jpg)
![](https://i.imgur.com/XFglDH2.jpg)
![](https://i.imgur.com/p91fkn7.jpg)
![](https://i.imgur.com/OAwd6N2.jpg)
Hora de fechar em definitivo a fuselagem, identificar onde são todos os pontos de contato nos dois lados e passar cola de isopor em pelo menos um dos lados.
ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem colocar o conduíte para fora do lado direito.
![](https://i.imgur.com/ZxuJAGG.jpg)
![](https://i.imgur.com/l0mY7fl.jpg)
![](https://i.imgur.com/YwbALoY.jpg)
![](https://i.imgur.com/tTFN72o.jpg)
ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem de colocar o conduíte para fora do lado direito.
![](https://i.imgur.com/WzXWdtr.jpg)
Comece por travar a parte frontal superior e inferior da fuselagem com fita crepe.
![](https://i.imgur.com/4c9wXDe.jpg)
Atenção ao fixar essa parte tanto superior como inferior, deixar o mais alinhado o possível pois é essencial esse ajuste para que a fuselagem fique o mais reta o possível.
![](https://i.imgur.com/QFZKPlC.jpg)
Deixe secar bem por um tempo em alguma superfície plana.
![](https://i.imgur.com/jolBTkc.jpg)
Separar as peças em compensado que irão fixar a parte do Bordo de fuga da asa a fuselagem.
![](https://i.imgur.com/m2pZuhF.jpg)
Com cola CA posicionar e unir as partes o MAIS CENTRADO O POSSÍVEL A FURAÇÃO DOS MESMOS.
![](https://i.imgur.com/lGuclce.jpg)
TODO CUIDADO POSSÍVEL PARA NÃO DEIXAR IR COLA NA ROSCA DA PORCA OU PARAFUSO.
![](https://i.imgur.com/QWQ99Sa.jpg)
![](https://i.imgur.com/omqlxty.jpg)
Depois de colado, REFORÇAR A COLAGEM dessas peças por fora porque, caso venha a soltar, dará um trabalhão para consertar isso depois do aero finalizado.
![](https://i.imgur.com/HgBS1wt.jpg)
Faça o teste final da rosca dos parafusos para se certificar que ficou tudo certo.
![](https://i.imgur.com/B9jW803.jpg)
Posicionar e colar o conjunto a fuselagem com cola Epóxi, NÃO ECONOMIZE COLA nesse ponto inclusive passe cola também na parte traseira da peça para fixação da mesma a caverna de Depron.
![](https://i.imgur.com/sIn9Bap.jpg)
![](https://i.imgur.com/fpeHTSZ.jpg)
![](https://i.imgur.com/lG3aQF5.jpg)
Unir e colar as partes de isopor e Depron que compõem o Cowl da fuselagem com cola de isopor.
![](https://i.imgur.com/mWt0Ym6.jpg)
![](https://i.imgur.com/vz8gF0n.jpg)
![](https://i.imgur.com/LCVWHws.jpg)
OPCIONAL: Você pode colar o Cowl a fuselagem depois caso prefira, eu resolvi fazer isso agora pois, alem de já ter os furos da fixação do motor (Classe 28) na parede de fogo, também o espaço interno para manuseio e manutenção é relativamente grande, por isso optei por já colar as peças em definitivo, ou até a 1° lenha frontal...
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![](https://i.imgur.com/7CdpFMH.jpg)
![](https://i.imgur.com/LUZZ0Ny.jpg)
Terá continuidade...
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)