Vamos à parte mais legal: dimensionamento do setup.
Estimo o peso final desse avião entorno dos 2.7kg
Avião: 1493g
Motor: 160g
ESC: 92g
Bateria: 515g
Servos: 256.8g (42.8g x 6)
------
Total: 2.516,6g
Mais umas 200g de linkagem, spinner, hélice, receptor, montante... por volta das 2700g.
Quanto à motorização, decidi pelo Dualsky GA800 550KV em 22.2V (6s). Esse motor é indicado para aviões classes .30 a .40 glow mas, assim como toda a linha GA, tem um desempenho bem superior à um motor .40 glow tradicional.
![](https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1GKe3gxPI8KJjSspfq6ACFXXaG/Dualsky-asa-legal-motor-ga800-aeronaves-de-controle-remoto-acess-rios-asa-fixa-motor-sem-escova.jpg_Q90.jpg_.webp)
Esse motor tem duas opções muito interessantes de hélice: 13x6.5 e 14x7, uma opção mais econômica e outra de maior potência, mas que também não tem um consumo muito elevado.
A linha GA da Dualsky é uma das melhores, ou talvez a melhor opção no mercado chinês. Motores muito fortes, econômicos, de alto torque (trabalham com hélices bem grandes), com construção moderna e robusta; usam rolamentos japoneses, inclusive. Dos comparativos que fiz com concorrentes, estão equiparados ou superam os T-Motor, dependendo da hélice utilizada.
![](https://ik.imagekit.io/ttes5zjqwyx/tractor_45/ga800_YfYDOxiPX.png?updatedAt=1679953355287)
Aliado à este motor, vou utilizar um ESC HobbyWing FlyFun da 80A. Assim como a linha GA da Dualsky, também já tenho experiência prévia com ESC da linha Flyfun. Qualidade semelhante à da linha Platinum, porém mais focada em aviões do que em helis. Uma função muito bacana desse ESC é a configuração de reverso em aviões, com flaps e rodões estilo bush plane dá pra fazer algumas brincadeiras bacanas
![](https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1ufxEev1G3KVjSZFkq6yK4XXaf.jpg?width=750&height=519&hash=1269)
Quanto às baterias, vou utilizar 6s 3300mah. Inicialmente testarei as GNB, se não gostar da qualidade, partirei para as CNHL.
![](https://runrc.in/wp-content/uploads/2021/09/Hd16947cd068841b2a2dd539b5bcf8461y-300x300.jpg)
Os servos serão seis Emax ES3001. Já utilizo servos Emax há algum tempo, sem problema algum, tenho gostado bastante. Já utilizei até um servo de cauda da Emax para helis 450. Os 3001 são analógicos com 4.2Kg de torque em 6V. A especificação do fabricante é: "5 a 7 servos standart (~3kg de força)".
![](https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_823794-MLB45767071589_042021-O.jpg)
O receptor será um TDR10, o dualband de 10 canais da FrSky. Esse avião, apesar de simples, vai demandar 9 canais:
1 - Acelerador
2 - Profundor
3 - Leme
4 - Bequilha
5 - Aileron D
6 - Aileron E
7 - Flap D
8 - Flap E
9 - Reverso
Além de ser dualband, é um receptor de protocolo ACCESS, que traz algumas funcionalidades a mais que os antigos ACCST, um tema que vou abordar mais pra frente.
![](https://ae01.alicdn.com/kf/S0b100f14502a4f21b1e340bc10378b77a.jpg)
E mais algumas perfumarias...
Sensor de tensão de LiPo (MLVSS):
![](https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1vJb5TMHqK1RjSZFPq6AwapXaq/Sensor-mlvss-da-tens-o-de-frsky-mini-lipo-para-receptores-da-telemetria-do-porto-de.jpg_Q90.jpg_.webp)
Sensor de corrente para até 100A (FAS100):
![](https://ae01.alicdn.com/kf/Sbfec725bff62400ebdba733dd4dab399G/Mais-novo-frsky-fas100-adv-s-port-telemetria-capaz-fbus-100-amp-apoio-de-sensor-de.jpg)
Esses sensores externos da FrSky são conectados ao receptor por uma porta independente para telemetria, a Smart Port (S.Port); além disso, podem ser ligados em cadeia (
daisy chain) de modo que o usuário pode conectar uma infinidade de sensores em uma única porta PWM.
A hélice, inicialmente, será uma 14x7 de madeira da ZyHobby. Um produto que também já utilizei anteriormente e gostei bastante.
![](https://ae01.alicdn.com/kf/H2f3c681d2ba14965b96aff9c154f2ab7U/CW-H-lice-El-trica-Para-RC-Avi-o-De-Madeira-de-madeira-de-Faia-12x6.jpg_Q90.jpg_.webp)
Com o avião voando bem e passado o medo/euforia dos primeiros voos, já penso na possibilidade de uma 14x7 de carbono.
![](https://ae01.alicdn.com/kf/Hdd9146407033488cb6c7d79c4c226cc1V/Fibra-de-carbono-h-lice-el-trica-12x6-13x6-14x7-15x8-16x8-17x8-rc-avi-o.jpg_Q90.jpg_.webp)
Pra quem está montando um avião 45 a 52 glow e quer eletrificar, esse já é um setup excelente. Dependendo do avião, vai precisar de uns servos digitais, mais rápidos e/ou mais fortes. Mas esse aí já é um setup pra não dar dor de cabeça...