Tractor 45 V2
- Andre Mauricio
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Tractor 45 V2
Esse é meu terceiro Tractor, após ter um 25 e um 90, decidi montar um 45 corrigindo alguns erros das montagens anteriores.
Avião Pronto
Laminei algumas peças em carbono para evitar o fenômeno da bateria voadora em caso de lenhas, e também para contornar uma fragilidade clássica do modelo: a base do trem de pouso que quebra. Todas essas peças laminadas foram coladas com epóxi, as demais foram coladas com cola para madeira Titebond Ultimate III) ou cola C.A.
Decidi reeditar a entelagem do meu 90, baseada nos carros da AlphaTauri(F1), também corrigindo alguns pontos da montagem anterior.
Onde comprei o kit: https://flyingcircus.com.br/produto/tractor-45-v2/
Informações fornecidas pelo fabricante:
Envergadura: 172 cm;
Comprimento 135 cm (incluindo o motor);
Área de asa: 44 dm2;
Peso: 2600g com motor glow 52.
Tractor 25
Tractor 90
Nesse meio tempo ainda recebi um 90 de um amigo para reparos após uma lenha:
45 vs 90:
Avião Pronto
Laminei algumas peças em carbono para evitar o fenômeno da bateria voadora em caso de lenhas, e também para contornar uma fragilidade clássica do modelo: a base do trem de pouso que quebra. Todas essas peças laminadas foram coladas com epóxi, as demais foram coladas com cola para madeira Titebond Ultimate III) ou cola C.A.
Decidi reeditar a entelagem do meu 90, baseada nos carros da AlphaTauri(F1), também corrigindo alguns pontos da montagem anterior.
Onde comprei o kit: https://flyingcircus.com.br/produto/tractor-45-v2/
Informações fornecidas pelo fabricante:
Envergadura: 172 cm;
Comprimento 135 cm (incluindo o motor);
Área de asa: 44 dm2;
Peso: 2600g com motor glow 52.
Tractor 25
Tractor 90
Nesse meio tempo ainda recebi um 90 de um amigo para reparos após uma lenha:
45 vs 90:
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- marcos soares
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Re: Tractor 45 V2
Muito legal, parabéns pela entelagem. ficou excelente.
- LaercioLMB
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Re: Tractor 45 V2
Estão bonitos, mas em aeromodelos temos que cuidar das cores, pois em voo certos tons de cores se tornam ruins de serem vistos principalmente no fim de tarde e quando cai em algum lugar para encontrarmos depois. Dependendo da distância, se perde totalmente o senso de direção do aeromodelo e não conseguimos saber se estão indo ou vindo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Tractor 45 V2
muito lindos parabéns muito bem acabados , lindos
- Andre Mauricio
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Re: Tractor 45 V2
Avancei um pouco mais na entelagem, que está praticamente pronta.
Faltam algumas besteirinhas, como pintura de trem de pouso, acabamento de painel... depois disso entro na montagem da eletrônica.
Faltam algumas besteirinhas, como pintura de trem de pouso, acabamento de painel... depois disso entro na montagem da eletrônica.
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- Andre Mauricio
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Re: Tractor 45 V2
Vamos à parte mais legal: dimensionamento do setup.
Estimo o peso final desse avião entorno dos 2.7kg
Avião: 1493g
Motor: 160g
ESC: 92g
Bateria: 515g
Servos: 256.8g (42.8g x 6)
------
Total: 2.516,6g
Mais umas 200g de linkagem, spinner, hélice, receptor, montante... por volta das 2700g.
Quanto à motorização, decidi pelo Dualsky GA800 550KV em 22.2V (6s). Esse motor é indicado para aviões classes .30 a .40 glow mas, assim como toda a linha GA, tem um desempenho bem superior à um motor .40 glow tradicional.
Esse motor tem duas opções muito interessantes de hélice: 13x6.5 e 14x7, uma opção mais econômica e outra de maior potência, mas que também não tem um consumo muito elevado.
A linha GA da Dualsky é uma das melhores, ou talvez a melhor opção no mercado chinês. Motores muito fortes, econômicos, de alto torque (trabalham com hélices bem grandes), com construção moderna e robusta; usam rolamentos japoneses, inclusive. Dos comparativos que fiz com concorrentes, estão equiparados ou superam os T-Motor, dependendo da hélice utilizada.
Aliado à este motor, vou utilizar um ESC HobbyWing FlyFun da 80A. Assim como a linha GA da Dualsky, também já tenho experiência prévia com ESC da linha Flyfun. Qualidade semelhante à da linha Platinum, porém mais focada em aviões do que em helis. Uma função muito bacana desse ESC é a configuração de reverso em aviões, com flaps e rodões estilo bush plane dá pra fazer algumas brincadeiras bacanas
Quanto às baterias, vou utilizar 6s 3300mah. Inicialmente testarei as GNB, se não gostar da qualidade, partirei para as CNHL.
Os servos serão seis Emax ES3001. Já utilizo servos Emax há algum tempo, sem problema algum, tenho gostado bastante. Já utilizei até um servo de cauda da Emax para helis 450. Os 3001 são analógicos com 4.2Kg de torque em 6V. A especificação do fabricante é: "5 a 7 servos standart (~3kg de força)".
O receptor será um TDR10, o dualband de 10 canais da FrSky. Esse avião, apesar de simples, vai demandar 9 canais:
1 - Acelerador
2 - Profundor
3 - Leme
4 - Bequilha
5 - Aileron D
6 - Aileron E
7 - Flap D
8 - Flap E
9 - Reverso
Além de ser dualband, é um receptor de protocolo ACCESS, que traz algumas funcionalidades a mais que os antigos ACCST, um tema que vou abordar mais pra frente.
E mais algumas perfumarias...
Sensor de tensão de LiPo (MLVSS):
Sensor de corrente para até 100A (FAS100):
Esses sensores externos da FrSky são conectados ao receptor por uma porta independente para telemetria, a Smart Port (S.Port); além disso, podem ser ligados em cadeia (daisy chain) de modo que o usuário pode conectar uma infinidade de sensores em uma única porta PWM.
A hélice, inicialmente, será uma 14x7 de madeira da ZyHobby. Um produto que também já utilizei anteriormente e gostei bastante.
Com o avião voando bem e passado o medo/euforia dos primeiros voos, já penso na possibilidade de uma 14x7 de carbono.
Pra quem está montando um avião 45 a 52 glow e quer eletrificar, esse já é um setup excelente. Dependendo do avião, vai precisar de uns servos digitais, mais rápidos e/ou mais fortes. Mas esse aí já é um setup pra não dar dor de cabeça...
Estimo o peso final desse avião entorno dos 2.7kg
Avião: 1493g
Motor: 160g
ESC: 92g
Bateria: 515g
Servos: 256.8g (42.8g x 6)
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Total: 2.516,6g
Mais umas 200g de linkagem, spinner, hélice, receptor, montante... por volta das 2700g.
Quanto à motorização, decidi pelo Dualsky GA800 550KV em 22.2V (6s). Esse motor é indicado para aviões classes .30 a .40 glow mas, assim como toda a linha GA, tem um desempenho bem superior à um motor .40 glow tradicional.
Esse motor tem duas opções muito interessantes de hélice: 13x6.5 e 14x7, uma opção mais econômica e outra de maior potência, mas que também não tem um consumo muito elevado.
A linha GA da Dualsky é uma das melhores, ou talvez a melhor opção no mercado chinês. Motores muito fortes, econômicos, de alto torque (trabalham com hélices bem grandes), com construção moderna e robusta; usam rolamentos japoneses, inclusive. Dos comparativos que fiz com concorrentes, estão equiparados ou superam os T-Motor, dependendo da hélice utilizada.
Aliado à este motor, vou utilizar um ESC HobbyWing FlyFun da 80A. Assim como a linha GA da Dualsky, também já tenho experiência prévia com ESC da linha Flyfun. Qualidade semelhante à da linha Platinum, porém mais focada em aviões do que em helis. Uma função muito bacana desse ESC é a configuração de reverso em aviões, com flaps e rodões estilo bush plane dá pra fazer algumas brincadeiras bacanas
Quanto às baterias, vou utilizar 6s 3300mah. Inicialmente testarei as GNB, se não gostar da qualidade, partirei para as CNHL.
Os servos serão seis Emax ES3001. Já utilizo servos Emax há algum tempo, sem problema algum, tenho gostado bastante. Já utilizei até um servo de cauda da Emax para helis 450. Os 3001 são analógicos com 4.2Kg de torque em 6V. A especificação do fabricante é: "5 a 7 servos standart (~3kg de força)".
O receptor será um TDR10, o dualband de 10 canais da FrSky. Esse avião, apesar de simples, vai demandar 9 canais:
1 - Acelerador
2 - Profundor
3 - Leme
4 - Bequilha
5 - Aileron D
6 - Aileron E
7 - Flap D
8 - Flap E
9 - Reverso
Além de ser dualband, é um receptor de protocolo ACCESS, que traz algumas funcionalidades a mais que os antigos ACCST, um tema que vou abordar mais pra frente.
E mais algumas perfumarias...
Sensor de tensão de LiPo (MLVSS):
Sensor de corrente para até 100A (FAS100):
Esses sensores externos da FrSky são conectados ao receptor por uma porta independente para telemetria, a Smart Port (S.Port); além disso, podem ser ligados em cadeia (daisy chain) de modo que o usuário pode conectar uma infinidade de sensores em uma única porta PWM.
A hélice, inicialmente, será uma 14x7 de madeira da ZyHobby. Um produto que também já utilizei anteriormente e gostei bastante.
Com o avião voando bem e passado o medo/euforia dos primeiros voos, já penso na possibilidade de uma 14x7 de carbono.
Pra quem está montando um avião 45 a 52 glow e quer eletrificar, esse já é um setup excelente. Dependendo do avião, vai precisar de uns servos digitais, mais rápidos e/ou mais fortes. Mas esse aí já é um setup pra não dar dor de cabeça...
Live to fly, fly to live , aces high!
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Re: Tractor 45 V2
Vou aproveitar a mensagem anterior para falar um pouco sobre hélices.
Infelizmente nosso hobby não possui uma base forte de informações. Não vão encontrar um artigo sobre desempenho de equipamentos de aeromodelismo escrito por um engenheiro e publicado numa revista qualis A1. As informações que nós temos são aquelas fornecidas pelos fabricantes, aquelas que obtemos pelos nossos próprios testes, ou pelos testes de terceiros que são compartilhadas na internet. Mas vamos trabalhar com o que temos em mãos...
Alguns fatores construtivos afetam muito o desempenho das hélices, e os motores elétricos são particularmente sensíveis às particularidades de cada hélice. Há algum tempo montei um painel que comparava consumo, potência e empuxo com diferentes hélices em um mesmo motor: Dualsky 5050 em 6s com 15x6, 15x8 e 15x10. Passo e diâmetro afetam consideravelmente o desempenho, uma mudança de 2" no passo gera respostas totalmente diferentes.
A rigidez do material também afeta o desempenho. Hélices de materiais mais rígidos deformam menos em alta RPM, de modo que hélices de madeira tendem a ter desempenho melhor que as de nylon, mas precisamos levar em consideração outros fatores...
Outro fator que afeta bastante o desempenho é o peso. E aí vale citar o uso de hélices para motores à combustão em motores elétricos. Quanto mais pesada a hélice, pior o desempenho do motor: menos empuxo, mais consumo. Nesse sentido, hélices de materiais mais leves levam vantagem. Hélices de carbono, via de regra, são as melhores disponíveis no mercado.
Pegando hélices de mesma marca e mesmo material: Xoar PJM.
PJM 19x10 (combustão) - 86g
PJM-E (elétrico) - 52g
Por último, o aerofólio utilizado na hélice, que varia de acordo com o fabricante e com a linha de cada hélice. Um projeto mais refinado demanda mais estudo, mais testes, mais protótipos... o que gera um custo mais elevado. Pelos testes que temos acesso na internet, as hélices Falcon têm o melhor desempenho. Mas o custo de uma Falcon de carbono não se justifica em qualquer projeto, cabe avaliação...
Infelizmente nosso hobby não possui uma base forte de informações. Não vão encontrar um artigo sobre desempenho de equipamentos de aeromodelismo escrito por um engenheiro e publicado numa revista qualis A1. As informações que nós temos são aquelas fornecidas pelos fabricantes, aquelas que obtemos pelos nossos próprios testes, ou pelos testes de terceiros que são compartilhadas na internet. Mas vamos trabalhar com o que temos em mãos...
Alguns fatores construtivos afetam muito o desempenho das hélices, e os motores elétricos são particularmente sensíveis às particularidades de cada hélice. Há algum tempo montei um painel que comparava consumo, potência e empuxo com diferentes hélices em um mesmo motor: Dualsky 5050 em 6s com 15x6, 15x8 e 15x10. Passo e diâmetro afetam consideravelmente o desempenho, uma mudança de 2" no passo gera respostas totalmente diferentes.
A rigidez do material também afeta o desempenho. Hélices de materiais mais rígidos deformam menos em alta RPM, de modo que hélices de madeira tendem a ter desempenho melhor que as de nylon, mas precisamos levar em consideração outros fatores...
Outro fator que afeta bastante o desempenho é o peso. E aí vale citar o uso de hélices para motores à combustão em motores elétricos. Quanto mais pesada a hélice, pior o desempenho do motor: menos empuxo, mais consumo. Nesse sentido, hélices de materiais mais leves levam vantagem. Hélices de carbono, via de regra, são as melhores disponíveis no mercado.
Pegando hélices de mesma marca e mesmo material: Xoar PJM.
PJM 19x10 (combustão) - 86g
PJM-E (elétrico) - 52g
Por último, o aerofólio utilizado na hélice, que varia de acordo com o fabricante e com a linha de cada hélice. Um projeto mais refinado demanda mais estudo, mais testes, mais protótipos... o que gera um custo mais elevado. Pelos testes que temos acesso na internet, as hélices Falcon têm o melhor desempenho. Mas o custo de uma Falcon de carbono não se justifica em qualquer projeto, cabe avaliação...
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Re: Tractor 45 V2
André, boa a sua pegada sobre hélices. Vale ressaltar as hélices SF que são muito usadas de forma errada, pois o próprio nome já diz, Slow Fly que em tradução livre é voo lento, ou seja, são hélices para força e não para velocidades e muitos as usam com motores de alto KV fazendo elas perderem desempenho e consumirem mais em rotações mais elevadas. Tem muita gente que usa hélice SF em tudo achando que são boas. Se estão funcionando bem, poderia tudo funcionar muito melhor, com maior desempenho e mais economia de bateria se usassem as hélices corretas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Andre Mauricio
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Re: Tractor 45 V2
Enquanto a eletrônica não chega, vou adiantando mais algumas besteiras no acabamento.
Entelagem de painel e trem de pouso.
Estaiamento e linkagem da bequilha.
Entelagem de painel e trem de pouso.
Estaiamento e linkagem da bequilha.
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