Tamanho de ailerons da asa, como calcular?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Alexandre de Souza Cruz
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Out 17, 2006 9:23 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Alexandre de Souza Cruz »

Vinícios,

O aileron tem que ter quanto no CESNA 182, a asa tem de evergadura 1,20m, tirando a fuselagem 1,10m x 18cm de corda. Qual o tamanho do aileron que devo colocar,,,,gostaria que nao fosse o modelo integral, e sim que ocupasse da fuselagem até 2/3 da asa,,,sera que poderia ser...??? estou iniciando e nao consegui entender muito bem como são as projeções,

abraços,

Alexandre RJ.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

Eu tenho um problema que é exagerar nos comandos...mas vamos lá!

Se for como o cessna da AMB (asa reta como a de um piper), coloque o aileron de 2,5 a 3 cm , fazendo estes 2/3 da asa. O melhor é contar da ponta da asa para a raiz (mas fica difícil de instalar 1 servo para os 2 ailerons) , mas o contrário também funciona bem demais.

Para te falar a verdade, qualquer jeito que você colocar um aileron de 3 cm na asa vai funcionar. Claro, que quanto mais o aileron está próximo da fuselagem, mais você vai ter um efeito de flaps, fazendo com que o seu aero perca um pouco de velocidade, mas não é nada para se preocupar.

Dê uma olhada no meu blog. Lá tem um dos Cessnas que já fiz (fiz vários destes, usando vários tipos de asas diferentes).
www.aeroeletricobh.blogspot.com (arquivos de 2006, coluna a direita da página) .

Já tive um cessna mais escala que tinha uma asa bem semelhante ao de um Cessna 182 mesmo, com os ailerons bem pequenos e perto da raiz.

O mais impressionante, é que os meus Cessnas ficavam tão acrobáticos que nem eu acreditava que era um asa alta sem vergonha...hehhe
Claro que com meu exagero, as superfícies moveis tinham na faixa de 5 cm para mais...
Alexandre de Souza Cruz
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Out 17, 2006 9:23 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Alexandre de Souza Cruz »

Valeu Vinícios,,

amanha mesmo vou cortar os ailerons, estava precisando disto para dar contunuidade ao projeto, muito obrigado.

abusando mais um pouco, a asa esta cerca de 3 cm a mais no comprimento do que a planta em cada lado da asa. Isso pode acarretar algum problema, será que é melhor corta-la para medida certa,,,,pensei que desse mais planeio, mas tambem vai dar mais arrasto ?!?!?
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

Não corte nada não sô! Deixe assim mesmo...você viu as fotos do meu cessna meia boca? Você não acredita o tanto que aquele bichinho estava voando...
Responder