Pergunta: Melhores metodos para furar helices?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Pergunta: Melhores metodos para furar helices?

Mensagem por diubadiuba »

Amigos, gostaria de saber quais os metodos usados pelos senhores para furarem sua helices quando o eixo, inclusive do adaptador 'e maior que o diametro do furo da helice.

Nao tenho nem acesso a uma furadeira de bancada e tendo um e-max 2822, 3...mm de diametro de eixo, quero adaptar uma GWS 9050

Obrigado, pois e o que falta para poder lancar o meu primeiro modelo

(Desculpem, mas esse teclado na acentua!) :oops:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu deveria te falar para usar uma broca bem afiada, mas uso uma chave de fenda pequena normalmente... :roll:

O importante é só tomar cuidado para não tirar do centro, portanto costumo segurar a chave fixa (se possível em um torno de bancada na vertical) e girar a hélice, medindo até ficar justinha no eixo.

Depois testo pra ter certeza de que está bem centralizada e balanceada (ao girar o motor não deve vibrar e o cubo deve parecer parado).

Na dúvida, faça sempre com muito cuidado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Uma sugestão: tente "construir" um alargador, usando um eixo qualquer que entre justo no furo da hélice, e nesse eixo colocando tubos progressivamente mais largos (antenas de camelô são ótimas para isso...) com as bordas cortadas abruptamente e denteadas, até o diametro que pretende....
Outra sugestão, que eu sempre usei, é adquirir um mandril pequeno, ou pegar algum de uma furedeira velha, e adaptar em um cabo de chave de fenda, usando assim para acionar a broca à mão, e devagar...
Se tiver alguma sorte, existem brocas esaclonadas que podem servir, e que pela maciez do material da hélice podem ser usadas à mão mesmo, mas são bastante dificeis de encontrar....
http://canalmetal.solostocks.com/lotes/comprar/broca_escalonada_multicorte_hss/oferta_1440376.html
Se não deu pra entender, tento fazer um desenho...
Abraços!
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

A Mariana, minha DAC, abriu o furo de uma APC11x5 com tesoura, para passar um eixo de uns 10mm +-.
Foi bem mais rápido do que este estava tentando com estilete estreito e chave de fenda.
BELO HORIZONTE/MG -
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A tesoura é interessante pela forma, só precisa trabalher devagar para não ovalizar ou descentralizar o furo.
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Obrigado, pessoal - Acho que vou tentar as antenas, porque não tem muita coisa para alargar e o plástico é bem macio.

Obrigado pela ajuda, já tinha estragado uma 9x5 e não queria perder a outra
Responder