Duvidas com relação a WingLets

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Machado
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Out 16, 2006 11:35 am

Duvidas com relação a WingLets

Mensagem por Machado »

Pessoal estou montando minha asa e um amigo do forum mesmo disse que o winglet tem que ser do tamanho do elevon da asa (zagi) agora surgi uma dúvida meu elevon é em ângulo, seguindo o ângula da corda da asa (conforme desenho), se eu fizer um winglet que "cubra" toda extensão do elevon quando o mesmo se mover para cima ele vai enconstar no winglet, por estar em ângulo com a asa. como resolver? quais as opniões?
Anexos
Se nao der pra entender me pergunte....
Se nao der pra entender me pergunte....
Figura1.jpg (39.4 KiB) Exibido 1728 vezes
72.910 ch 56
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Creio que basta ter winglets..... o da minha asa termina no meio do elevon.....nao vou saber te dizer tecnicamente, mas na pratica, acho que nao interfere em quase nada o limite dele.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Machado
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Out 16, 2006 11:35 am

Mensagem por Machado »

[quote:7507ce9c25="carlos renato"]Creio que basta ter winglets..... o da minha asa termina no meio do elevon.....nao vou saber te dizer tecnicamente, mas
na pratica, acho que nao interfere em quase nada o limite dele.[/quote:7507ce9c25]

é eu tbm nao sei qual a diferença o meu atual esta somente na asa mesmo... termina onde começa o elevon... agora nao sei qual a diferença acredito que se ele for até o final do elevon a asa ganha mais comando pq o winglet vai forçar mais o vendo em direção ao elevon agora não sei se é isso.... preciso de um expert dando uma força!
72.910 ch 56
Avatar do usuário
moosee
membro
Mensagens: 424
Registrado em: Dom Abr 10, 2005 2:14 pm
Localização: Goiânia-GO

Mensagem por moosee »

Na minha zagi o winglet não vai até os elevons.

Vôo tranquilo, sem problemas.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Duvidas com relação a WingLets

Mensagem por gustabmo »

[quote:e56b0912d3="Machado"]Pessoal estou montando minha asa e um amigo do forum mesmo disse que o winglet tem que ser do tamanho do elevon da asa (zagi) agora surgi uma dúvida meu elevon é em ângulo, seguindo o ângula da corda da asa (conforme desenho), se eu fizer um winglet que "cubra" toda extensão do elevon quando o mesmo se mover para cima ele vai enconstar no winglet, por estar em ângulo com a asa. como resolver? quais as opniões?[/quote:e56b0912d3]
Essas coisas sao bem menos exatas do que parece...

Nas minhas zagis o winglet passava bem pra tras do elevon. A ideia é que quanto mais pra tras mais voce vai ter funcao de "estabilizador vertical", mas se for mais curta que o elevon tambem vai funcionar.

E quanto ao elevon bater no winglet: estilete! Passe a faca fazendo um chanfro no elevon de modo que nao pegue no winglet! "Ah mas vai ficar um vao entre o elevon e o winglet quando tiver na posicao neutra!"... Sim, vai ficar, mas esse é o menor do problemas, pode tocar em frente que funciona.


Nao sao por esse tipo de detalhes que sua asa vai voar ou nao voar... Tem besteiras que realmente deixam a asa "invoavel", mas nao sao essas!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Re: Duvidas com relação a WingLets

Mensagem por carlos renato »

[quote:50e4339e22="gustabmo"]
Nao sao por esse tipo de detalhes que sua asa vai voar ou nao voar... Tem besteiras que realmente deixam a asa "invoavel", mas nao sao essas![/quote:50e4339e22]

CG por exemplo....a minha depois de 20gr no nariz era outra asa.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Machado
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Out 16, 2006 11:35 am

Re: Duvidas com relação a WingLets

Mensagem por Machado »

[quote:9e9d70c084="gustabmo"][quote:9e9d70c084="Machado"]Pessoal estou montando minha asa e um amigo do forum mesmo disse que o winglet tem que ser do tamanho do elevon da asa (zagi) agora surgi uma dúvida meu elevon é em ângulo, seguindo o ângula da corda da asa (conforme desenho), se eu fizer um winglet que "cubra" toda extensão do elevon quando o mesmo se mover para cima ele vai enconstar no winglet, por estar em ângulo com a asa. como resolver? quais as opniões?[/quote:9e9d70c084]
Essas coisas sao bem menos exatas do que parece...

Nas minhas zagis o winglet passava bem pra tras do elevon. A ideia é que quanto mais pra tras mais voce vai ter funcao de "estabilizador vertical", mas se for mais curta que o elevon tambem vai funcionar.

E quanto ao elevon bater no winglet: estilete! Passe a faca fazendo um chanfro no elevon de modo que nao pegue no winglet! "Ah mas vai ficar um vao entre o elevon e o winglet quando tiver na posicao neutra!"... Sim, vai ficar, mas esse é o menor do problemas, pode tocar em frente que funciona.


Nao sao por esse tipo de detalhes que sua asa vai voar ou nao voar... Tem besteiras que realmente deixam a asa "invoavel", mas nao sao essas![/quote:9e9d70c084]

eu resolvi fazer um novo modelo para teste.... veja na imagem... o design dele... acho q vai funcionar melhor...
Anexos
Novo Winglet
Novo Winglet
Figura1.jpg (22.46 KiB) Exibido 1663 vezes
72.910 ch 56
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Duvidas com relação a WingLets

Mensagem por gustabmo »

[quote:c2d5995544="Machado"]eu resolvi fazer um novo modelo para teste.... veja na imagem... o design dele... acho q vai funcionar melhor...[/quote:c2d5995544]
Em vez de fazer o corte quadrado, faça um chanfro diagonal, desse jeito o winglet vai ficar mais firme!
Responder