Learjet 31 - Construção e mais videos

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Kd vc, rapaz ? Sábado foi O BICHO! 2 zaghis, o Learjet, Os cessnas de Araripe e Orison e o Starlite de João, todos voando ao mesmo tempo. Inesquecivel.
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

Uma dúvida com relação as naceles, o comprimento você obtém de modo aleatório ou é calculado? Haja vista que as turbinas são de 4 mm +/- e costuma-se fazer dutos mais compridos.
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

^^
fico muito bom!
lindo modelo
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

[quote:34502fd776="jdomes"]Uma dúvida com relação as naceles, o comprimento você obtém de modo aleatório ou é calculado? Haja vista que as turbinas são de 4 mm +/- e costuma-se fazer dutos mais compridos.[/quote:34502fd776]


Dos comprimentos que eu testei até agora, oq ue funcionou melhor foi uma regrinha empírica:

Comprimento da nacele = 2X diametro nominal da EDF.

Portanto, p/ EDF50, o comprimento das naceles que usei foi 10cm.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

[quote:407b549cc2="frigulino"]^^
fico muito bom!
lindo modelo[/quote:407b549cc2]


Valeu.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

[quote:bc5c7c2f7b="fabiofleal"][quote:bc5c7c2f7b="jdomes"]Uma dúvida com relação as naceles, o comprimento você obtém de modo aleatório ou é calculado? Haja vista que as turbinas são de 4 mm +/- e costuma-se fazer dutos mais compridos.[/quote:bc5c7c2f7b]


Dos comprimentos que eu testei até agora, oq ue funcionou melhor foi uma regrinha empírica:

Comprimento da nacele = 2X diametro nominal da EDF.

Portanto, p/ EDF50, o comprimento das naceles que usei foi 10cm.[/quote:bc5c7c2f7b]

Existem jatos (RC) onde as turbinas ficam dentro da fuselagem e, portanto, o duto fica com maior comprimento. Isso influi em alguma coisa na velocidade ou empuxo do modelo?
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Sim. P/ pior. EDF dentro = + duto = + rugosidade = + arrasto = menos rendimento = menos empuxo.

Outra coisa: Colocar a "turbina" dentro do avião é p/ casos específicos, tipo F-16, Su-27, Mirage...Aviões tipo "caça" (militares, sendo mais exato, já que nem todos são de caça) em geral.

Aí, o que a turma faz: Coloca motores absurdamente potentes, com baterias caras e gandes p/ dar conta e estreitam a saída p/ dar velocidade ao modelo. Resultado: Verdadeiros foguetes.

Já eu prefiro um estilo mais sossegado, tipo esse aqui. Aliás, os caras desse lugar (Perth, Australia) são OS CARAS. Se vc quiser uns macetes bacanas de EDF, procure eles no RCgroups. São gente fina e sempre respondem às mensagens particulares:

Brett Warrick - http://www.youtube.com/watch?v=OLyWLOb84og&feature=related
Bruno Zimmermann - http://www.youtube.com/watch?v=zjroc6aFTvU

Mas tenha em mente que os projetos deles são caros e pesados. O 737 pesa 1,36kg, apesar de ter só 1m de envergadura. O Learjet 31 pesa 2,7kg. Não compare com o meu, porque o meu foi uma coisa rápida, idealizado p/ ser rápido de fazer, barato de opperar e manter e fácil de reparar. Se eu gostar da performance das EDF 64, faço uns jatos bem acabados e tal.
Responder