aeromodelo louco!
- claudiorfernandes
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- Regis.Abdalla
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Modelos de bequilha trazeira têm tendência em virar para a esquerda durante a corrida de decolagem.
Se está tudo alinhado, trem e leme, a gente calça um pouco o leme para a direita para corrigir, isso em potência mais ou menos alta e constante - potência de decolagem. Pode ser que se consiga corrigir ajustando a alavanca de trimagem do leme, para ter uma corrida mais ou menos reta.
Dá para minimizar essa tendência acertanto o empuxo lateral do motor, mas só vai dar para conseguir depois de algum tempo, nos primeiros vôos tem que conviver com o problema.
Quando se tenta fazer o modelo correr de "soquinhos" - acelerando e desacelerando, para tentar taxiar, é comum ele dar "cavalo de pau" um jeito que às vezes funciona é balancar um pouco o leme para a esquerda e direita, daí ele faz uma corrida num leve zig-zag e dá para controlar a direção.
Se está tudo alinhado, trem e leme, a gente calça um pouco o leme para a direita para corrigir, isso em potência mais ou menos alta e constante - potência de decolagem. Pode ser que se consiga corrigir ajustando a alavanca de trimagem do leme, para ter uma corrida mais ou menos reta.
Dá para minimizar essa tendência acertanto o empuxo lateral do motor, mas só vai dar para conseguir depois de algum tempo, nos primeiros vôos tem que conviver com o problema.
Quando se tenta fazer o modelo correr de "soquinhos" - acelerando e desacelerando, para tentar taxiar, é comum ele dar "cavalo de pau" um jeito que às vezes funciona é balancar um pouco o leme para a esquerda e direita, daí ele faz uma corrida num leve zig-zag e dá para controlar a direção.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Na maioria dos modelos com boquilha trazeira acontece isso. Isso é dado pelo momento de nariz pequeno, quando ele tem um nariz muito curto em relação ao momento de calda, isso faz com que o trem de pouso fique muito perto no CG do modelo e do nariz, que é o que acontece com o Piper J3! Mas não se desespere, é como o pessoal disse, se ele tender a virar para a esquerda quando tentar decolar, assim que ele tirar a "bunda" do chão, aplica leme para a direita e vai com deus! E cuidado na hora de pousar, pois vai acontecer a mesma coisa. Isso é bom quando não temos muita pista.
Digo isso por alto! Melhor você postar fotos do modelo para que nos pudéssemos dar uma olhada!
abraço
Digo isso por alto! Melhor você postar fotos do modelo para que nos pudéssemos dar uma olhada!
abraço