Duvida na contruçao de starlite

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Duvida na contruçao de starlite

Mensagem por Rodrigo C »

pessoal gostaria de saber como eu faço o starlite pq na planta ele tem 90 cm de envergadura e no topico ele tem 100cm e na planta 50 de comprimento e no topico 56


alguem tem uma planta que se apresente no tamanho maior?

o que posso fazer???
woodstock
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Sex Dez 14, 2007 4:28 pm

Mensagem por woodstock »

monte uma escala cara, ou se ele esta em pdf vc pode redimensionar para o tamanho desejado

abrass
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Pode fazer com 90cm mesmo , nas medidas da planta.

Pode so aumentar a envergadura da asa também , para 1 metro.

Só não aconselho a mexer muito no tamanho da fuselagem , porque senão pode fiucar dificil de acertar o CG depois.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

nao mexa nada do projeto inicial!
pra mexer vc precisa entender MUITO MAIS que o projetista.
nao entendo pra que mudar um projeto excelente como o Starlite.
eta gente que gosta de "tunnar" as coisas.
RafaelGC
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Dez 31, 2007 12:43 am
Localização: Ouro Preto MG

Mensagem por RafaelGC »

imprimi a planta do satrlite ajustando a uma folha e ficou muito pequeno...


Nas plantas, o objeto usado é balsa... mas nao quero usar madeira e sim isopor ou depron... como faço pra saber a espessura a ser usada? pq na plantas vem por ex balsa 1/16' ou 1/32' o quanto isso vai equivaler em depron por ex?
superlocao
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Sex Dez 14, 2007 3:10 am
Localização: curitiba PR

Mensagem por superlocao »

eu construi o meu scout em depron 5mm e ficou bom.

quanto a mudar a planta acho que o maximo que se deve fazer e mecher em escala... eu por exemplo aumentei o tamanho do meu para ele voar mais lento ja que meu motor era mais forte que o especificado no topico...
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

pessoal eu mandei pro photoshop a planta e aumentei ela no seu geral ou seja aumentei tudo junto!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Cessnas , aumentar proporcionalmente a planta toda PODE funcionar OU NÃO.

Como disse nosso amigo Eduardo Yamin para mudar o projeto você tem que entender mais do que quem criou a planta.

Mas acredito que vá funcionar sim , o starlite é um modelo simples , de fácil construção , que quase sempre voa.


Sobre a espessura do depron usado , primeiro vale lembrar que você não fará o aero estrutural como na planta de balsa. Você não vai cortar varetas de "depron" , só vai usar as 3 vistas (lateral , inferiror e superior) da planta de balsa para fazer os "lados" do aero em depron as cavernas e os estabilizadores.

Sobre imprimir , eu particularmente desisti de "soluções caseiras" para isso. Vale muito mais a pena colocar a planta num CD , ir na gráfica e pedir que plotem para você , aqui na minha cidade dependendo da planta sai por R$4,00 a R$7,00 a impressão e você vai ter uma planta inteira no tamanho exato sem nenhuma procupação nem bagunça de recortar e colar.
Responder