A123. Quem já ouviu falar?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2345
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

tem que pensar no consumo do motor.sao so 2600mha essa bateria.pra um motor que puxa 30 amper é 5 min de voo..lembre-se disso.5 minutos pra um aviao, pra mim é muito pouco, pra uma asa veloz ainda vai..2 packs em paralelo ja fica cara e pesado nao???
Agora como fica a bateria do carro??se eu ficar puxando 4c de carga , com 4 carregadas de bateria to no sal..to com a bat do carro zerada.vou precisar de 2 baterias no carro??mais despesa..
acho que pra quem vai começar no eletrico bem legal ,pois dispensa um carregador caro.um pack desse de 3s ,esse carregador de resitor do marcio e uma asinha.o cara vai voar ate ficar verde.
mas eu so vou mudar quando minhas lipos acabarem .tenho muitas lipos e muitos motores.nao da pra trocar todo meu equipamento..mas vou encomendar 3 celular ou 4 pra brincar e comprar esse carregador de 6 dolar..

quer dizer:
a bateria parece ser bem boa..durar muito , carregar rapido, mas nem tudo sao flores..
cfreitas7
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 2:16 pm
Localização: Santa Maria-RS

Preço no Brasil

Mensagem por cfreitas7 »

Fiz um orçamento na Two Hobbies, ele me fez R$ 70,00 cada célula, o que vcs acham do preço?
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

se vc comprar de fora celula a celula , e acabar pagando imposto , calculando uma media de frete junto vai ficar por aprox 55-60 reais por celula.

então vai de ti.... se é a M1 da A123 Systems , e não outra lifepo , vale a pena com certeza!!!
cfreitas7
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 2:16 pm
Localização: Santa Maria-RS

Mensagem por cfreitas7 »

Hummm, vou confirmar o negócio da marca com eles e depois posto aqui, valeu pela rápida resposta.
Abração
Cristiano
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

Ricardo e demais,

vejo sempre a preocupação com a bateria de carro , então vou tentar esclarecer um pouco , bem por cima, resumido.

se vc tem uma bateria comum no seu carro , por exemplo de 60Ah...

tire dos 60Ah uns 10% que é pelo padrão de descarga que vc vai dar nela.
ficam 54Ah.

destes 54Ah , pra uma bateria comum , não é recomendado descer abaixo de 50% , então considere 27Ah.

na verdade dá pra descer na descarga até uns 11.9V sob carga. abaixo disto é ruim pra bateria. estes 27A devem ainda estar longe disto se a bateria está em boas condições.

então são 27Ah...

considerem que CADA UMA DAS CELULAS DE TEU PACK A123 vai tirar 0.68Ah da bateria do carro.

então 27Ah vai dar pra carregar 39 celulas

se for pack de 3S , vc poderá voar 13 vezes seguidas.

se for 4s, 9 ou 10.

se for 5s , 8 vezes... e assim por diante.


se vc tiver uma bateria do tipo nautica ou estacionária , dá até pra descer uns 80% dela.

é isso.
visite meu canal youtube: marcioh123
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2345
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Nossa, mas é uma otima noticia..ai ja melhorou muuuuito.ai ja vale a pena..
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Dá uma olhada na minha caixa de combustível.

São 4 bateiras estacionárias Unipower de 12V e 7Ah conectadas em paralelo totalizando 12V e 28Ah...

É o suficiente para carregar packs 3s e 4s com 5A de carga...

Abraços,

Caio
Anexos
cx_12v_5.jpg
cx_12v_5.jpg (35.5 KiB) Exibido 6107 vezes
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

caio , sem querer te deixar triste , a hora que vc gostar de ver life carregando rápido , vai querer trocar rapidinho de baterias...

aí vc tem energia pra 6 ou 7 voos de 3S. e vai exigir demais delas durante a carga, tome bastante cuidado.

eu tenho algo um pouco diferente... uma bateria náutica da moura , 105Ah... pesa 25kg!!!! é dificil de transportar, mas dá pra voar até abrir ferida nos dedos aeuheaheaa
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Marcio,

Por enquanto meu carregador fornece somente 5Ah de carga... Mas assim que tiver um carregador que libere 10Ah de carga, a minha idéia é montar mais uma caixa dessa.

Assim, posso ir comprando aos poucos novas baterias de 12V e 7A até totalizar 8 baterias em paralelo, resultando em 12V e 56Ah... Acho, que aí vai ficar bom para caregar com 10Ah.

Com uma vantagem, cada caixa de 12V e 28Ah possui ~10kg. Fica bem mais fácil de transportar.
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

[quote:d7ef4b4c88="caioect"]Riven, Vc tb pode comprar um pack de 3s e um de 4s e conectá-los em série, dessa forma terá um pack 7s.[/quote:d7ef4b4c88]

É, já pensei nisso também, mas preciso levar em consideração o espaço físico no frame do heli, tem que acomodar a eletrônica.

Se eu ficar somente com as A123, tudo bem, o problema é que eu comprei duas Lipo 6S2P e estou tendo dificuldade em acomodar elas no frame, vou ter que instalar toda a eletrônica na parte inferior do frame e isso vai me tomar bastante espaço, talvez eu ponha as lipos para vender, não utilizei elas ainda, estão zero bala, mas antes preciso comprar uma A123 6S1P ou 7S1P para verificar como o heli se comporta.

Já enviei email para o vendedor, vou aguardar a resposta dele.

No youtube tem um vídeo de um eSmart 600 com A123 6S1P e parece que tá legal, vou tentar enviar uma pergunta para o responsável pelo vídeo sobre a autonomia de voo, se for boa, parto para as A123 sem o menor problema.

O vídeo é esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=9zoRUYAyxK0
Responder