HLG Quero-Quero – Construção...
- Omar Grassetti
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Julio,
O wash in não tem muito a ver com o aileron, embora pareça. Os ailerons trabalham em conjunto com movimentos invetidos e ficam geralmente nas extremidades das asas, já o wash in atua a mais ou menos dois terços da asa e funciona isoladamente não em conjunto com a outra asa. Sua função é totalmente diferente também. Resumindo: o whash in é um recurso exclusivo do vôo livre, não tendo correpondente nem nos modelos a rádio nem na aviação real.
A posição do estabilizador chama-se tilt e na fase de planeio tem a funcão de induzir o modelo numa curva para o lado em que o tilt estiver mais alto. o tilt não atua durante o lançamento em alta velocidade (outra exclusividade do vôo livre e também dos pássaros que usam muito o tilt para pousos de precisão, observe os pásaros, eles são os verdadeiros mestres).
No Quero-quero o perfil não é critico. Pode fazer a olho mas procure seguir o mais próximo possível o que está na planta, principalmente no que se refere ao ponto mais alto do perfil.
Não tenha medo de usas balsa bem leve nas asas e na empenagem. Na fuselagem use uma longarina de 1cm x 3mm da Aerobras, que deve ser de balsa dura e reta.
O wash in não tem muito a ver com o aileron, embora pareça. Os ailerons trabalham em conjunto com movimentos invetidos e ficam geralmente nas extremidades das asas, já o wash in atua a mais ou menos dois terços da asa e funciona isoladamente não em conjunto com a outra asa. Sua função é totalmente diferente também. Resumindo: o whash in é um recurso exclusivo do vôo livre, não tendo correpondente nem nos modelos a rádio nem na aviação real.
A posição do estabilizador chama-se tilt e na fase de planeio tem a funcão de induzir o modelo numa curva para o lado em que o tilt estiver mais alto. o tilt não atua durante o lançamento em alta velocidade (outra exclusividade do vôo livre e também dos pássaros que usam muito o tilt para pousos de precisão, observe os pásaros, eles são os verdadeiros mestres).
No Quero-quero o perfil não é critico. Pode fazer a olho mas procure seguir o mais próximo possível o que está na planta, principalmente no que se refere ao ponto mais alto do perfil.
Não tenha medo de usas balsa bem leve nas asas e na empenagem. Na fuselagem use uma longarina de 1cm x 3mm da Aerobras, que deve ser de balsa dura e reta.
- Piper_Cub
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- Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
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Olá, hoje fiz o Wash in da asa, e a abertura no nariz do modelo onde vai ser colocado o peso para balancear ele... Agora é só ir para o campo balancear ele e espalhar CA no nariz para reforçar... Segue as fotos do modelo finalizado.
Abraço a todos....
Abraço a todos....
- Anexos
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- Modelo finalizado!
- 100_0010.jpg (18.8 KiB) Exibido 9685 vezes
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- Detalhe do wash in!
- 100_0004.JPG (35.75 KiB) Exibido 9685 vezes
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- Detalhe do local que vai o peso.
- 100_0012_2.JPG (29.57 KiB) Exibido 9683 vezes
Editado pela última vez por Piper_Cub em Dom Mai 22, 2005 6:58 pm, em um total de 1 vez.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
- Mario
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Omar Grassetti escreveu:Mário,
Me diz qual o seu e-mail para eu te mandar a planta do Quero-quero.
Ae omar,
O Piper ja me enviou pelo msn!
Valeu!
Voce teria alguma planta de HLG FF?
Se tiver posta no forum ou me envia pro meu E-mail (mpdfn@bol.com.br) zipadas please!
Editado pela última vez por Mario em Dom Mai 22, 2005 8:06 pm, em um total de 1 vez.
- betocastrucci
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- Omar Grassetti
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Tiago,
Não deixe para acertar o balanceamento no campo, pois o modelo deve ser balanceado no ponto exato indicado na planta. Isso deve ser bem preciso e no campo você não vai ter como verificar isso.
O ideal é fazer um balanceador usando dois lápis com borracha nas ponta, corte a borracha no formato de uma cunha e fixe os lápis com as borrachas apontando para cima. Marque nas extremidades das asas a projeção do ponto do CG e acrescente peso ao nariz até balancear o modelo. Dê um banho de bonder em toda a área do nariz para reforçar e pronto.
No campo você vai acertar o planeio forçando o bordo de fuga do estabilizador para baixo se estiver estolando e vice-versa se estiver picado. O CG não deve ser mexido nunca. Umedeça o bordo de fuga e forçe para a posição desejada, continue segurando na posição e aqueça com bafo, isso mesmo, o bom e velho bafo. As alterações devem ser muito pequenas e testadas vária vezes. O modelo deve fazer curva para a esquerda com whash in na asa esquerda se você for destro e curva para a direita com wash in na asa direita se você for canhoto. force o leme para obter a curva, que deve ter um raio entre 5 a 8 metros mais ou menos.
Ao ser lançado com a mão num movimento firme para a frente (lance pensando que está tentando atingir um ponto no chão a uma distância de uns 10 metros a sua frente), o modelo deve fazer uma planeio sem picar nem estolar e fazer a curva sem tendência a entrar de asa (aí é que entra o wash in, que pode ser aumentado ou diminuido até que a curva fique glissada). Faça isso num local gramado ou com relva alta.
O lançamento com elástico só deve ser feito depois que o modelo estiver bem trimado. Depois vamos tratar disso com detalhes.
Bem, parece que esses modelos são simples planadorzinhos mas na verdade trazem toda a complexidade do vôo livre. Voa-los é quase como tocar um instrumento musical que requer contante afinação e aprimoramento. Não são um brinquedo, são uma arte!
Não deixe para acertar o balanceamento no campo, pois o modelo deve ser balanceado no ponto exato indicado na planta. Isso deve ser bem preciso e no campo você não vai ter como verificar isso.
O ideal é fazer um balanceador usando dois lápis com borracha nas ponta, corte a borracha no formato de uma cunha e fixe os lápis com as borrachas apontando para cima. Marque nas extremidades das asas a projeção do ponto do CG e acrescente peso ao nariz até balancear o modelo. Dê um banho de bonder em toda a área do nariz para reforçar e pronto.
No campo você vai acertar o planeio forçando o bordo de fuga do estabilizador para baixo se estiver estolando e vice-versa se estiver picado. O CG não deve ser mexido nunca. Umedeça o bordo de fuga e forçe para a posição desejada, continue segurando na posição e aqueça com bafo, isso mesmo, o bom e velho bafo. As alterações devem ser muito pequenas e testadas vária vezes. O modelo deve fazer curva para a esquerda com whash in na asa esquerda se você for destro e curva para a direita com wash in na asa direita se você for canhoto. force o leme para obter a curva, que deve ter um raio entre 5 a 8 metros mais ou menos.
Ao ser lançado com a mão num movimento firme para a frente (lance pensando que está tentando atingir um ponto no chão a uma distância de uns 10 metros a sua frente), o modelo deve fazer uma planeio sem picar nem estolar e fazer a curva sem tendência a entrar de asa (aí é que entra o wash in, que pode ser aumentado ou diminuido até que a curva fique glissada). Faça isso num local gramado ou com relva alta.
O lançamento com elástico só deve ser feito depois que o modelo estiver bem trimado. Depois vamos tratar disso com detalhes.
Bem, parece que esses modelos são simples planadorzinhos mas na verdade trazem toda a complexidade do vôo livre. Voa-los é quase como tocar um instrumento musical que requer contante afinação e aprimoramento. Não são um brinquedo, são uma arte!
- Piper_Cub
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- Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
- Localização: Londrina, Pr, Brasil
A sim, agora entendi Omar, estava pensando que o ajuste era feito por ali... mas totalmente ao contrario..
Vou usar sua dica pra balancear ele, com certeza.
E realmente.. são modelos simples a vista de uma pessoa que não conhece, mas quando esta montando um pode-se perceber os minimos detalhes do projeto que influenciam muito.
Abraços.
Vou usar sua dica pra balancear ele, com certeza.
E realmente.. são modelos simples a vista de uma pessoa que não conhece, mas quando esta montando um pode-se perceber os minimos detalhes do projeto que influenciam muito.
Abraços.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
- gustabmo
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- Contato:
Eis o meu FFCG. Nome "Cabeção" em homenagem ao seu criador, este que vos fala, pois cabeça-duramente ignorei as décadas de experiencia do Omar em voo livre e fiz do jeito que eu acho que tem que ser, sem twist na cauda, sem wash-in na asa, sem aquele angulo no ponto mais alto do perfil da asa. Pretendo apenas trima-lo em campo com o leme para acertar a curva.
Tem gente que só aprende dando com a cabeça na parede, e este é o meu caso. Acho que na sequencia tentarei fazer um aeromodelo com controle de BitChar
Os testes aterrisando no sofa da sala foram MUITO promissores pelo menos na parte do planeio... depois dos primeiros voos de 2 ou 3 metros de distancia até o encosto do sofá tomei coragem pra ir um pouco mais longe, fui conservador lançando um pouco do alto pra garantir que ele chegaria até o assento do sofá mas ele passou por cima do encosto e deu de nariz na parede. Nenhum estrago e amanha terei que encontrar algum lugar mais aberto para fazer umas experiencias!
Tem gente que só aprende dando com a cabeça na parede, e este é o meu caso. Acho que na sequencia tentarei fazer um aeromodelo com controle de BitChar
Os testes aterrisando no sofa da sala foram MUITO promissores pelo menos na parte do planeio... depois dos primeiros voos de 2 ou 3 metros de distancia até o encosto do sofá tomei coragem pra ir um pouco mais longe, fui conservador lançando um pouco do alto pra garantir que ele chegaria até o assento do sofá mas ele passou por cima do encosto e deu de nariz na parede. Nenhum estrago e amanha terei que encontrar algum lugar mais aberto para fazer umas experiencias!
- Anexos
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- cabecao3.jpg (31.07 KiB) Exibido 6164 vezes
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- cabecao2.jpg (39.47 KiB) Exibido 6164 vezes
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- cabecao1.jpg (37.2 KiB) Exibido 6165 vezes
Editado pela última vez por gustabmo em Seg Mai 23, 2005 1:17 am, em um total de 1 vez.
Gustavo - São Paulo/SP