HLG Quero-Quero – Construção...

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1993
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Julio,
O wash in não tem muito a ver com o aileron, embora pareça. Os ailerons trabalham em conjunto com movimentos invetidos e ficam geralmente nas extremidades das asas, já o wash in atua a mais ou menos dois terços da asa e funciona isoladamente não em conjunto com a outra asa. Sua função é totalmente diferente também. Resumindo: o whash in é um recurso exclusivo do vôo livre, não tendo correpondente nem nos modelos a rádio nem na aviação real.

A posição do estabilizador chama-se tilt e na fase de planeio tem a funcão de induzir o modelo numa curva para o lado em que o tilt estiver mais alto. o tilt não atua durante o lançamento em alta velocidade (outra exclusividade do vôo livre e também dos pássaros que usam muito o tilt para pousos de precisão, observe os pásaros, eles são os verdadeiros mestres).

No Quero-quero o perfil não é critico. Pode fazer a olho mas procure seguir o mais próximo possível o que está na planta, principalmente no que se refere ao ponto mais alto do perfil.

Não tenha medo de usas balsa bem leve nas asas e na empenagem. Na fuselagem use uma longarina de 1cm x 3mm da Aerobras, que deve ser de balsa dura e reta.
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

Olá, hoje fiz o Wash in da asa, e a abertura no nariz do modelo onde vai ser colocado o peso para balancear ele... Agora é só ir para o campo balancear ele e espalhar CA no nariz para reforçar... Segue as fotos do modelo finalizado.

Abraço a todos....
Anexos
Modelo finalizado!
Modelo finalizado!
100_0010.jpg (18.8 KiB) Exibido 9685 vezes
Detalhe do wash in!
Detalhe do wash in!
100_0004.JPG (35.75 KiB) Exibido 9685 vezes
Detalhe do local que vai o peso.
Detalhe do local que vai o peso.
100_0012_2.JPG (29.57 KiB) Exibido 9683 vezes
Editado pela última vez por Piper_Cub em Dom Mai 22, 2005 6:58 pm, em um total de 1 vez.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

Julio Enzo escreveu:É muito crítico o desenho do perfil, ou pode ser a olho mesmo ?


Manda ver Julio, o meu fiz só na lixa mesmo, sem plaina e não tem segredo nenhum, um pouco de paciência, coisa que com certeza não vai faltar a vc!

Abraços.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 450
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Omar Grassetti escreveu:Mário,
Me diz qual o seu e-mail para eu te mandar a planta do Quero-quero.


Ae omar,
O Piper ja me enviou pelo msn!
Valeu!
Voce teria alguma planta de HLG FF?
Se tiver posta no forum ou me envia pro meu E-mail (mpdfn@bol.com.br) zipadas please!
Editado pela última vez por Mario em Dom Mai 22, 2005 8:06 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

vou construir um (ou uns) também e ensinar meu sobrinho (9 anos) que vem do Chile passar as férias de julho por aqui.
só para verificar se imprimi direito, a envergadura é de 30cm ?
Beto
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

betocastrucci escreveu:só para verificar se imprimi direito, a envergadura é de 30cm ?


Isso ai Beto!!! 30 cm :D
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Julio Enzo
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Ago 30, 2004 12:44 am

Mensagem por Julio Enzo »

Tiago e Omar, obrigado pelas respostas, esta semana eu começo o meu.

Valeu!

Abraços.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1993
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Tiago,
Não deixe para acertar o balanceamento no campo, pois o modelo deve ser balanceado no ponto exato indicado na planta. Isso deve ser bem preciso e no campo você não vai ter como verificar isso.

O ideal é fazer um balanceador usando dois lápis com borracha nas ponta, corte a borracha no formato de uma cunha e fixe os lápis com as borrachas apontando para cima. Marque nas extremidades das asas a projeção do ponto do CG e acrescente peso ao nariz até balancear o modelo. Dê um banho de bonder em toda a área do nariz para reforçar e pronto.

No campo você vai acertar o planeio forçando o bordo de fuga do estabilizador para baixo se estiver estolando e vice-versa se estiver picado. O CG não deve ser mexido nunca. Umedeça o bordo de fuga e forçe para a posição desejada, continue segurando na posição e aqueça com bafo, isso mesmo, o bom e velho bafo. As alterações devem ser muito pequenas e testadas vária vezes. O modelo deve fazer curva para a esquerda com whash in na asa esquerda se você for destro e curva para a direita com wash in na asa direita se você for canhoto. force o leme para obter a curva, que deve ter um raio entre 5 a 8 metros mais ou menos.

Ao ser lançado com a mão num movimento firme para a frente (lance pensando que está tentando atingir um ponto no chão a uma distância de uns 10 metros a sua frente), o modelo deve fazer uma planeio sem picar nem estolar e fazer a curva sem tendência a entrar de asa (aí é que entra o wash in, que pode ser aumentado ou diminuido até que a curva fique glissada). Faça isso num local gramado ou com relva alta.

O lançamento com elástico só deve ser feito depois que o modelo estiver bem trimado. Depois vamos tratar disso com detalhes.

Bem, parece que esses modelos são simples planadorzinhos mas na verdade trazem toda a complexidade do vôo livre. Voa-los é quase como tocar um instrumento musical que requer contante afinação e aprimoramento. Não são um brinquedo, são uma arte!
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

A sim, :shock: agora entendi Omar, estava pensando que o ajuste era feito por ali... mas totalmente ao contrario.. :?

Vou usar sua dica pra balancear ele, com certeza. 8)

E realmente.. são modelos simples a vista de uma pessoa que não conhece, mas quando esta montando um pode-se perceber os minimos detalhes do projeto que influenciam muito. :lol: :lol:

Abraços. 8)
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Eis o meu FFCG. Nome "Cabeção" em homenagem ao seu criador, este que vos fala, pois cabeça-duramente ignorei as décadas de experiencia do Omar em voo livre e fiz do jeito que eu acho que tem que ser, sem twist na cauda, sem wash-in na asa, sem aquele angulo no ponto mais alto do perfil da asa. Pretendo apenas trima-lo em campo com o leme para acertar a curva.

Tem gente que só aprende dando com a cabeça na parede, e este é o meu caso. Acho que na sequencia tentarei fazer um aeromodelo com controle de BitChar :roll: :D :D :D

Os testes aterrisando no sofa da sala foram MUITO promissores pelo menos na parte do planeio... depois dos primeiros voos de 2 ou 3 metros de distancia até o encosto do sofá tomei coragem pra ir um pouco mais longe, fui conservador lançando um pouco do alto pra garantir que ele chegaria até o assento do sofá mas ele passou por cima do encosto e deu de nariz na parede. Nenhum estrago e amanha terei que encontrar algum lugar mais aberto para fazer umas experiencias!
Anexos
cabecao3.jpg
cabecao3.jpg (31.07 KiB) Exibido 6164 vezes
cabecao2.jpg
cabecao2.jpg (39.47 KiB) Exibido 6164 vezes
cabecao1.jpg
cabecao1.jpg (37.2 KiB) Exibido 6165 vezes
Editado pela última vez por gustabmo em Seg Mai 23, 2005 1:17 am, em um total de 1 vez.
Gustavo - São Paulo/SP
Responder