DAKAR OSD - Montagem concluída! Primeiros testes OK!

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1679
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

mas paulao, eu digo se por exemplo encomendar um dakar com alguem, ja que pra mim, se comprasse um "kit" sera apenas dinheiro jogado fora ja que dificilmente montaria direito
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:faac95ed14="fabio_sp"]mas paulao, eu digo se por exemplo encomendar um dakar com alguem, ja que pra mim, se comprasse um "kit" sera apenas dinheiro jogado fora ja que dificilmente montaria direito[/quote:faac95ed14]

Fabio, nao existe nenhuma dificuldade em montar o dakar, basta um ferro de solda, paciencia e atençao!

Espere sair a versao 2 da placa, e tente montar! se nao der certo, posta as duvidas aqui que a gente te ajuda. A filosofia do Cristobal é: Deixa-lo tao simples e acessivel que qualquer um possa monta-lo!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Eu acho interessante desenvolvermos um projeto e agregarmos mais recursos ao projeto original, porém o Dakar na versão 1.3 está bem completo e oferece tudo aquilo que nós precisamos no vôo (áltimetro, velocidade, seta de retorno para cada, tempo de voo, posição, etc.).

O mercado já tem OSDs mais poderosos, mas custam caro...

O LM1881N é barato, comprei um lote por menos de R$ 6,00. O PIC já está com a programação completa. Será que não é mais fácil apenas incluir o esquema B na placa do Paulão e voar?

Para os "sem experiência" em montagens, o sistema não é tão crítico assim. Depois de adicionar o capacitor de 220uF e atentar para os cabos de vídeo o sistema funciona. Na Espanha modelistas sem experiência em eletrônica tiveram sucesso.

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

E, que eu tenha conhecimento, em Portugal, na ARGENTINA e , porque já não dizer, no BRASIL..................... :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Segue fotos e o video ao estilo Novelli :)

Abraços,

[yt]CZcH1UW0sZg[/yt]
Anexos
Foto de todo o conjunto FPV de bordo
Foto de todo o conjunto FPV de bordo
DSC01414.JPG (23.58 KiB) Exibido 8135 vezes
Detalhe do OSD e GPS
Detalhe do OSD e GPS
DSC01412.JPG (20.42 KiB) Exibido 8135 vezes
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O MIC acho desnecessário. Já gravei vôo com áudio e só se escuta um shhhhhhhhh de vento...
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:30d13045e9="paulao"]Aos interessados,

Entrei em contato com meu amigo para fazer a placa DAKAR OSD 2 com as sugestões de alteração dos que o montaram e, infelizmente, não tem outra solução senão fazer outra. Isto implica nos mesmos custos anteriores de gastos com projeto, fotolito, placa e etc. Para 5 placas prontas este custo foi de R$140,00 mais ou menos. Como não vendo e nem comercializo placas, vou esperar a concordância e o numero de interessados para mandar fazer as placas. Aguardo.
Outra opção é continuarmos com a mesma e fazer as adaptações que foram feitas e que em nada alteraram o funcionamento, neste caso a placa sai por R$18,00 e no mínimo 10.

[b:30d13045e9]Sugestões:[/b:30d13045e9]

- incluir o circuito pontilhado, interface de transistores;
- prever os pontos de solda para o gps por meio de conectores tipo "jumper", com o espaçamento padrao deles (o espaçamento atual nos conectores de alimentacao,aux, vin, vout, e pulsador nao sao padrao, o que limita a soldar fios ao inves de conectores);
- os conectores de vin e vout poderiam estar paralelos a borda menor, assim poderia soldar conectores a 90º o que facilitaria a montagem.
- Colocar um capacitor de 220uF e 10v [eletrolitico!! ] ente os pinos 19 e 20 do pic.[/quote:30d13045e9]

Paulao!

Nesse caso para manter o custo baixo e nao precisar de fazer outra placa, vou fazer um teste e colocar o capacitor em paralelo com a alimentaçao na placa de interface dos transistores, pois assim ficam menos pontos a serem soldados na parte debaixo da placa.

Vamos por hora manter a placa na versao atual, vou colocar o capacitor na placa interface e testar, ficando ok, o resto pode ser contornado!!

Ta muito bom do jeito que ficou !!

Fiz um teste, andando na marginal pinheiros, a noite, com o osd configurado para caracteres em branco. parei no estacionamento do extra morumbi, setei o local como HOME, saí de lá para dar uma volta de 12km, a seta de home funciona muito bem, apontando exatamente para o ponto onde estava. a precisao era de umas 3 vagas, mas acho que foi por causa da posiçao desfavoravel do gps, que estava dentro do carro colado com dupla face numa placa de depron presa no painel do meu Pug.

Gostei do teste!!

Vou compactar o video para subir pro youtube.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Novelli, o Cristóbal já alterou a versão do DAKAR OSD 1.3 para aceitar o GPS320. Nos pediu para baixar, testar e enviar as considerações para ele. Veja também uma observação que ele fez.

Paulo , descarga esta versión del DakarOSD 1.3b que te he hecho para el gps gt320 en función de las tramas que has enviado, pruébala y nos comentas, recuerda que la velocidad de transmisión del gps tiene que ser 4800,8,n,1 . Descargar


Saludos
Anexos
DAKAR_OSD13B_GT320.rar
(17.24 KiB) Baixado 308 vezes
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:9454d2f656="paulao"]Acabei de falar com o Novelli e as notícias são ótimas, FUNCINOU PARA O GPS GT320 que pode ser comprado aqui no Brasil.[/quote:9454d2f656]
Paulao!

O que que eu posso dizer ? O DAKAR funciona com o GT 320!!
Tao bom quanto o 406!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:f636d2bcca="josjr1"]Olá pessoal
estou acompanhando diariamente o topico de voces
gostaria de fazer uma pergunta

aqueles modulos gps que tem no mercado livre funciona com o projeto?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79802451-modulo-receptor-gps-gt-320r-c-antena-embutida-rs-232-e-ttl-_JM

Paulao
eu tb vou querer uma plaquinha hehe
pode colocar meu nome na sua lista
precisa de mais quantos para mandar fazer?


abraços

[/quote:f636d2bcca]

Boas novas amigo!!

O GT320 está funcionando perfeitamente com o DAKAR!

Conversei com o marcio, e ele permitiu que eu divulgasse seu email aqui no forum, gostou do projeto e ofereceu 5% de desconto emcima do preco do ML, com NF e tudo!!

segue abaixo copia do email dele:
[quote:f636d2bcca]
Boa tarde,

Será ótimo, muito obrigado.
Informe a todos que comprarem diretamente conosco, terão desconto de 5% no preço anunciado no Mercado Livre, e ainda assim, emitiremos nota fiscal. Em breve também, o frete para todo o Brasil por SEDEX será único e custará somente R$ 23,00.

Obrigado e sucesso!

Cordialmente,
Marcio Wesley Borges

2008/10/6 Andre Novelli <andre@e-voo.com>

Perfeito marcio!

Eu faço parte do maior forum de discussao do Brasil sobre aeromodelismo, estamos montando um projetinho de navegaçao/voo autonomo, e acabamos de validar o uso do seu GPS com um dos equipamentos que iremos utilizar. Gostaria de saber se posso divulgar seu contato abertamente lá, recomendando comprarem de voce, visto que a outra opçao seria um gps importado.

o que acha ?
[/quote:f636d2bcca]

Quem quiser montar o Dakar, pode comprar o GPS com ele.
Segue seu email: "Marcio Wesley Borges" <marciowb@gmail.com>
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Responder