Piloto Automático - Desafio

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Bom, vamos lá...

Osvaldo, repare que no desenho do Paulão tem um FMAcopilot. Ele usa pirosensores para saber onde é o céu e a terra, e se colocado com o sensor principal e o auxiliar (vertical) consegue inclusive tirar o avião do dorso.

Este projeto do RCAP é legal porque usa um esquema bem simples, um microcontrolador barato e fácil de achar em uma placa muito fácil de montar.

Daria para ficar até mais simples:
- O autor usou um MAX232 para interfacear o GPS com o PIC, mas como ele na verdade só precisa recebr dados do GPS, um transístor e 2 resistores bastam para isto;
- Se o código fosse em C ou Assembly (é em BASIC) daria para dispensar o cristal.

É tão fácil e barato de montar quanto o Dakar e faz bem o que se propõe, para quem já quer começar a brincadeira, recomendo.

Uma vantagem (pelo menos para mim) tanto do Dakar quanto do RCAP, é usar microcontrolador PIC.

Microcontrolador é como linguagem de programação, tem seguidores e preferências para tudo. Sei que AVR e ARM têm arquiteturas melhores, HTCs são mais baratos, etc. Tem uma infinidade de opções no mercado.

Mas quando estava afastado do mercado e precisei em poucos dias desenvolver um circuito microcontrolado para produzir centenas de unidades para 15 dias depois, o que achei a pronta entrega no mercado, e ferramentas para download na internet sem burocracia, foram gravadores e microcontroladores PIC.

A principal limitação deste projeto é que ele não usa módulo GPS, mas um GPS completo (Garmin, por exemplo) onde se possa colocar os waypoints. O GPS envia sentenças NMEA com as coordenadas atuais e as do próximo waypoint e o RCAP só calcula a direção e aponta o avião para lá.

Não acho que seja caro. Para quem já tem GPS o custo é praticamente a placa (pouca coisa) um PIC que custa uns 10 reais, e o FMA Copilot.

Mas é um projeto que pode ser melhorado, gravando os waypoints nele mesmo para poder usar um módulo de GPS leve, controlando motor e profundor para poder subir ou descer, etc.

Quanto a ter pouca coisa de projetos grátis ou open source no país, acho que temos algumas desvantagens por aqui que acabam levando a isto:

- Baixo nível de colaboração. Por exemplo, fiz o RCcalc com fontes, em um a linguagem fácil de programar (Delphi) usando uma versão mais antiga do compilador (Delphi 6) para facilitar compatibilidade, não usei nenhuma biblioteca específica (é só abrir em qualquer Delphi 6 e compilar), mas nunca houve alguma contribuição, acho que ninguém chegou sequer a compilá-lo);
- Alto nível de espertinhos. Quando se faz algo como hobby para hobistas, nada deixa mais p**o da vida do que um espertinho tentando ganhar dinheiro em cima, como aconteceu com o Dakar e já aconteceu aqui com material do E-voo sendo usado em outros sites sem autorização e até sendo vendido no ML...
- Já tentei criar projeto no SourceForge e não sei se por ser brasileiro ou pelo projeto ser de aeromodelismo, não deram muita bola e não foi aprovado para publicação...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:5de352eb18="paulao"][b:5de352eb18]PORQUE NÃO SE VÊM PROJETOS ELETRÔNICOS DESENVOLVIDOS POR AQUI, ABERTOS A TODOS, BARATOS, DE FÁCIL CONSTRUÇÃO E QUE SE APLIQUEM AOS NOSSOS AEROS, postados aqui no forum? [/b:5de352eb18]

Garanto que não é por falta de competência.[/quote:5de352eb18]

Certeza que não é falta de competência, minha modesta opinião é que não existe NINGUEM com tempo disponível, grana, saco e INTERESSE quem se arrisca não vai nunca até o fim pra fazer essas coisas funcionarem por aqui.
Fui atrás e consegui montar um redutor de voltagem uma vez, sabem porque? o esquema estava no próprio manual do chip! uso e sou consultado para dar dicas de como funciona/faz quase sempre.

Minhas tentativas que ficaram só na promessa:
Timer eletrônico para e-VCC.
Timer eletrônico para e-VL.
Timer eletronico para determalizador.

Tem sites de timers eletronicos, ou seja podem ser feitos, e garanto que teria alguma saida para a turma de vôo livre, mas.... continuamos usando pavio. :roll:
Abs,
EY
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Yamin, Alex e Marco, no que diz respeito à pergunta que fiz, compartilho de tudo o que foi dito por voces. Aguardei as opiniões e isto foi bom porque, além de serem pessoas respeitadas pelo conhecimento e atitudes, vieram de encontro com o que também penso e acho. Talvez esta discussão ajude a monstrar o perfil errado de uma parte significativa dos brasileiros e que deveria levar os jovens a refletirem um pouco mais e mudarem este tipo de atitude. Uma pena não termos mais a opinião do Sapo.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Paulao,

Eu ja pensei em fazer um piloto automatico assim e meu plano era muito mais simples do que se esta falando por ai...

Meu plano era um aviao com muita estabilidade aerodinamica:
- poliedro pra estabilidade de rolagem
- CG bem pra frente pra estabilidade de arfagem
- leme grande pra estabilidade de guinada

Um aviao assim praticamente voa sozinho e a ideia é essa mesma: deixa ele voar e só faz pequenas correcoes. Eu tava pensando apenas em controle de leme e motor (tipo X-Twin !!!), deixando o profundor fixo.

Desse jeito nao precisa de sensor de atitude... Nade de giroscopio, acelerometro, sensor de horizonte, indicador de velocidade do ar, nada assim. Deixa a estabilidade aerodinamica controlar isso!

O unico sensor seria um GPS bom e que gere pontos com fequencia (comprei um que gera 5 sinais por segundo, contra o normal que é 1Hz). E um programa que de pequenos inputs de leme pra controlar a direcao, e de motor pra controlar a altura.

Obs: sim, motor pra controlar a altura!!! Quem ja fez curso de piloto aprendeu que o correto é pensar que o motor controla a altura/subida/descida e o profundor controla a velocidade!!!

Se voce gostar da ideia avise pra gente continuar a conversa.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Gostei, eu piloto(?) de carona com meu filho um FOX V6 e tenho uma ínfima experiência e já vi ele treinar estas manobras. Na semana passada estavámos voltando de uma pista de um amigo para o aeroporto e derrepente entrou um sudoeste fortíssimo e uma ascendente braba que jogou a gente para cima e o avião perdeu veloc rápidamente quase perto de stall e ele picou tudo e ganhamos velocidade novamente - não adiantava acelerar, seria pior. Os culhões vieram nos ouvidos e uma vontade danada de vomitar (para se ter idéia, marcou 1,3 G). Ele tb gosta muito de desafios do tipo colocado por vc. Gosto de construção e se vc passar mais alguns dados e/ou plantas eu tento(amos) desenvolver - tenho tempo disponível (aposentado perseguido pelo PT/Lula) hahahahah

Seria levado em consideração algo como fazer um circuito pré estabelecido (guardando coordenadas da saída e do destino) e ele voar sózinho? As correções seriam executadas pelo TX.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Dividindo o projeto em partes, a primeira coisa é fazer o avião perseguir um ponto predeterminado (=waypoint)... estimar o rumo que ele tá seguindo, comparar com a direção até o ponto, dar leme pra esquerda ou direita se tiver fora do rumo, ajustar o motor pra manter a altitude.

A segunda coisa é fazer um sequenciador de waypoints, algo que poe um ponto de uma lista como objetivo, avalia quando chegou no ponto daí poe o proximo ponto da lista como objetivo e assim por diante.

Além disso eu pretendo fazer um liga/desliga do piloto automatico controlado por um canal do tx e de um jeito que se o rx perder o sinal ele considera isso como "ligar piloto automatico". Pra fazer isso tem que usar rx burro sem DSP e sem fail-safe... alias é desses que eu gosto: Electron 6, 555, FMA Quantum, etc.

Daí minha ideia inicial é desencanar da segunda parte do projeto, o sequenciador de waypoints. Em vez disso vai ser assim: ligou o aviao, ele pega o sinal do GPS e estabelece como objetivo o ponto 100m acima de onde esta. Daí voce sai voando, tirando fotos ou FPV, e vai ambora sem preocupacao de perder de vista ou de alcance do radio. Se perder de vista liga a chave do piloto automatico e ele volta sozinho... se perder o alcance do radio isso tambem liga o piloto automatico e ele volta sozinho.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Talvez eu esteja colocando coisa sem nexo, mais vai lá: no Dakar OSD que estamos montando, existe uma informação que é uma seta que sempre aponta para a origem do vôo - seria possível utilizar esta informação?; existe tb um contatdor de altura;
e se quisermos desligar o sistema para vôo normal, por algo estar errado com o PAuto?
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Paulao!

Do Dakar eu acredito que nao dê para usar, mas com a formula certa, da pra calcular novamente. Meu gps GT 320 tem duas saidas seriais, uma poderia estar no osd e outra apresentando os dados no computador de navegacao. Mas gps com saida unica tb nao impedem esta derivaçao. Eu tenho um circuito que funciona mais ou menos como um cabo Y para porta serial, ja testei e funciona bem.

A ideia do Gustavo, de ter um aviao com ótima estabilidade é muito boa, por isto que escolhi um planador com 2m de envergadura para minha plataforma FPV. Claro que o Spirit nao é poliédrico, e tem o peso como desvantagem. Mas estou fazendo uma dieta na fuselagem (tirei 100g) e asa ( ailerons sao maciços e os chapeados da asa sao de madeira muito dura, vou fazer os ailerons estruturados, e aliviar o chapeado,alem de entelar com material mais leve).

Gustavo, voce que está enfiado ate o pescoço com planadores, e conhece muito mais que eu as caracteristicas de um bom planador, conseguiria especificar medidas, perfil e momentos para que possamos tentar montar um ?

Lembrando que neste caso, será importante salientar que o planador tera um peso um pouco maior por conta da eletronica a ser embarcada!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
As de espadas
membro
Mensagens: 166
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 1:48 pm
Localização: Criciuma-sc

Mensagem por As de espadas »

[quote:f21b167e0f="alexcmag"]

A principal limitação deste projeto é que ele não usa módulo GPS, mas um GPS completo (Garmin, por exemplo) onde se possa colocar os waypoints. O GPS envia sentenças NMEA com as coordenadas atuais e as do próximo waypoint e o RCAP só calcula a direção e aponta o avião para lá.

Não acho que seja caro. Para quem já tem GPS o custo é praticamente a placa (pouca coisa) um PIC que custa uns 10 reais, e o FMA Copilot.

Mas é um projeto que pode ser melhorado, gravando os waypoints nele mesmo para poder usar um módulo de GPS leve, controlando motor e profundor para poder subir ou descer, etc.
[/quote:f21b167e0f]

Alex,

é isso mesmo que você escreveu.
Mas um receptor gps com opções de armazenar waypoints, como os da marca garmin são pesados, quando comparados aos receptores OEM.
Outro fato é que muitos aqui já adquiriram gps para o projeto do DAKAR.

A solução pra isto é um sistema chamado WPS que armazena uma rota ou varios pontos, com capacidade de armazenar até 60 pontos e que interage com o RCAP2 (a terceira foto comprova isso)
http://www.hexpertsystems.com/wp/
aqui tem muita informação
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=515929
ou compra-lo
http://alai.h3m.com/~s0350672/catalogo/product_info.php?cPath=43_51&products_id=209

Ele é ligado no computador onde você insere os dados através de um programa que está na mesma página.

e sobre o estabilizador de voo pode ser feito este
http://www.uavs.net/ (ver todos os links)
http://www.uavs.net/ir-instructions.html

ou comprar

http://www.fmadirect.com/detail.htm?item=1489&section=20

Espero que um "god" se dispunha a fazer. rs...

A versão mais atual do RCAP2 está gravada em PIC custando $7,25 :D

http://scalerobotics.com/store/catalog/product_info.php?products_id=32&osCsid=baaebc5b313b43e6cfc0cc3fcb8e5389

mais informações

http://en.wikibooks.org/wiki/Rcap

espero ter ajudado.
Let´s go Rock.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O RCAP tem fonte e hex para gravar, esta parte é fácil.

Para estabilizar o vôo o mais fácil é comprar mesmo o FMA Copilot. Não é tão caro, mesmo porque os sensores são difíceis de achar e carinhos também. Pretendo comprar só os sensores já montados deles quando for fazer algo no gênero, e entrar o sinal direto no microcontrolador responsável pelo vôo.

Tem um projeto de Standalone Waypoint Sequencer no RCgroups mas usa AVR se não me engano.

O PicoPilot atualmente também tem um "rudder home" pronto. É um produto recente, lembro que com certeza não existia quando comecei a pensar no assunto.
Responder