Balsa x depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Acho que a balsa seria pertinente a construtores experientes, pois considero trabalhar com balsa uma obra de arte. É preciso paciencia, habilidade, conhecimento. Não que o construtor de depron não tenha isso, tem, mas esta habilidade é exclusiva para depron ou isopor. Existem diferenças nas construções. E talvez por isso este hobby seja um dos mais fascinantes. E dá pra fazer um modelo de depron que pareça ser de balsa, é só colocar muito esmero na construção. A praticidade, a economia e a facilidade de construir e consertar dá ao principiante animo para entrar no hobby. Sou adepto do depron, mas acho que eu e todos os outros também possuem certo fascínio pelas construções em balsa.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

[quote:aa13a8a75e="xgregg"]Não sei não se há realmente essa coisa de que modelos feitos em balsa são obras de arte e de depron são feitos para lenhar e consertar com fita.[/quote:aa13a8a75e]

Não foi bem isso que eu quis dizer, a idéia é que com depron fica bem mais fácil arrumar no campo, enquanto que com balsa só levando pra casa e gastando um tempão no conserto.

Todos os meus aviões foram feitos em depron e eu tento fazer com o máximo de capricho possível, tenho certeza que dá pra fazer obras de arte com depron sim, é só ter tempo e talento, um dia ainda chego lá... ;)

Abraços,

Beto
O aeromodelismo sem lenhas é como um circo sem palhaços!
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Eu sei que os meus aviões ainda tem cara de brinquedo mas eu só tenho dois anos de hobby, as técnicas e a prática estão melhorando a cada avião, vc sente isso quando começa a fazer um atrás do outro, daqui a algum tempo espero estar fazendo aviões mais realistas e bonitos.

Quem se lembra dos aviões do Mauri feitos em depron? Dá sim para fazer obras de arte... ;)

Alguns dos meus aviões feitos em DEPRON:

[img:a13cf5faf5]http://img70.imageshack.us/img70/254/banditprontoku4.jpg[/img:a13cf5faf5]

[img:a13cf5faf5]http://img383.imageshack.us/img383/7751/demonprontols1.jpg[/img:a13cf5faf5]

[img:a13cf5faf5]http://img70.imageshack.us/img70/2864/extraprontoyd0.jpg[/img:a13cf5faf5]

[img:a13cf5faf5]http://img70.imageshack.us/img70/7426/prontoew1.jpg[/img:a13cf5faf5]
O aeromodelismo sem lenhas é como um circo sem palhaços!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

O importante é dominar as técnicas de construção e acabamento e estar certo de que o material é adequado para o tipo de modelo que se pretende fazer.

Se o material vai ser balsa ou depron ou isopor ou fibra é pouco importante, todos são materiais confirmadamente adequados para a construção de aeromodelos; em geral os modelos feitos de isopor e/ou fibra, construídos e acabados corretamente são mais perfeitos que os de balsa ou depron e há modelos de balsa mais meia boca que muitos feitos com depron - peso é outra conversa...

Sem nenhuma acusacão e sómente tentando justificar causa e efeito, acredito que impossível é obter uma construção esmerada procurando utilizar só materiais alternativos e baratos e a cabeça de outras pessoas. Quem deseja aprimorar sua construção tem que dispender tempo pesquisando e algum dinheiro em ferramentas e material adequados.

Por outro lado, é precipitado julgar que com um determinado material só se consegue fazer modelos meia boca, observando modelos que foram construídos a baixo custo, usando ao máximo a alternativa de materiais baratos.

Observação e raciocínio são também coisas imprescindíveis para melhorar a qualidade da construção. Exemplificando de maneira bem básica, se uma asa de depron flete muito ou dobra sempre no mesmo lugar, o próximo modelo já tem que nascer com reforços para evitar esse efeito, se uma dobradiça de fita colante solta sozinha, precisa escolher uma dobradiça diferente se quizer que o modelo dure mais e por aí vai, nunca dá para dizer que se é conhecedor de tudo, nem que é impossível fazer um modelo de depron que dure tanto quanto um de balsa.

Cuidado na armazenagem e transporte do modelo também é necessário, um modelo de depron submetido a calor deforma, um de balsa não derrete, mas também deforma. Uma asa armazenada sem cuidado pode entortar, seja o material depron ou balsa.

E finalizando, antes de me desculpar pelo monte de abobrinha que saiu neste post, as ferramentas necessárias para construir com balsa e depron são práticamente as mesmas, é só ser um aeromodelista suficientemente humilde para reconhecer as falhas do trabalho feito, que o seguinte será melhor, até chegar a modelos que vão ser admirados por todos.

Ah! Desculpem!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Aqui vai um exemplo de obra de arte em depron, só para quem ainda tem alguma dúvida... :D

[img:103958d30d]http://img523.imageshack.us/img523/7066/f16avatar4mediumlx3.jpg[/img:103958d30d]

[img:103958d30d]http://img291.imageshack.us/img291/7443/img0383mediumsm4.jpg[/img:103958d30d]

E ainda tem um monte de coisas por ai, só que estou com preguiça de postar aqui, é só procurar!

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

É isso aí gente! Legal essa discussão, é mais ou menos onde achei que a coisa ia chegar. No meu caso acho que é trauma de infância mesmo, mas vou ficando com a balsa. Olha esse F16 aí. O que dizer? Nunca que eu faria algo próximo disso em balsa. Mas como o betodebem falou, é questão de tempo. Tenho 4 meses de aeromodelismo e algum dia quero conseguir chegar nesse nível. Sempre na balsa :)
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 322
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

Minha opinião é a seguinte: o depron é um material praticamente descartável, e sua durabilidade não se compara com a balsa. Um modelo feito em balsa dá muito mais trabalho e demora mais tempo que se fôsse feito com depron. Em resumo: o depron amassa, amarrota, deforma, derrete, vinca e quebra. É difícil restaurar decentemente um pedaço de depron quebrado. Já com a balsa, a deformação é menor, mas ela quebra também. Neste caso, acho (opinião pessoal) que é mais fácil de reparar. No entanto - outra experiência própria - porque não ficar com o melhor de dois mundos? Sabendo misturar os dois materiais, o resultado pode ser muito interessante. Mas, como o xgregg falou... fico com a balsa também. "Balsa flies better" - é o moto da Guillows!
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

A combinação de depron com balsa tb é uma ótima idéia, já uso faz tempo. :D
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Concordo com o Eduardo.
Tanto faz balsa ou depron, se o construtor for caprichoso e experiente, dá pra fazer um avião lindo.
Mas o depron tem uma grande vantagem e uma grande desvantagem, no meu ponto de vista.
A vantagem é a facilidade e economia de se construir "um avião pra voar". Você pega umas bandejinhas e em duas horas termina um avião pronto para voar, e bem.
A desvantagem é que, mesmo que ao "sair do forno" esse avião esteja lindo, espere até ele completar uns 10 ou 20 vôos. Logo ele vai estar riscado, amassado, com marcas de dobras, etc. Mesmo que ele não sofra em vôo, o próprio transporte e armazenamento são são capazes de deixar suas marcas (literalmente) no avião. Em pouco tempo ele já está com aquela aparência de avião velho. Pode até continuar voando bem, mas vai ficando feio...
Já um avião de balsa, a menos que sofra uma lenha feia, mantém-se bonito por muito tempo.
Por isso, depois de muito construir em depron, hoje em dia não tenho mais tesão por aviões desse material, só tenho vontade mesmo é de construir em balsa...
Abraços
Robert
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 11:50 am
Localização: Cabo Frio - RJ

Mensagem por Robert »

Achei esse tópico bastante interessante e resolvi colocar algumas questões que imagino serem bastante relevantes em relação a discussão "balsa e depron".

1] PARADIGMAS DE MONTAGEM:
[i:a11a2c9994]O aeromodelismo está aí faz tempo, muito antes da evolução dos principais materiais plásticos conhecidos. Isopor e depron, nem pensar, não fazia parte da lista de escolhas por materiais para construção de aeromodelos. A madeira era a principal alternativa. Claro, dentre tantas possibilidades, a balsa é a mais leve, seguida por algumas outras que também são usadas para construir modelos. Os veteranos desta época, relutam em utilizar isopor e depron muitas vezes por estarem tão irraizados seus métodos que vêem os novos materiais com muita desconfiança.[/i:a11a2c9994]

2] TECNOLOGIA
[i:a11a2c9994] Como construir aviões de isopor para motores a combustão interna? A tecnologia de elétricos é relativamente recente. O isopor e depron derrete até com um "espirro". Thinner, resina, cola CASCOLA de contato para madeira, nem pensar, é furo e derretimento na certa. Nem superbonder de colagem rápida ajuda. Cola quente resolve, é a opção mais usada e rápida. As colas "brancas" usadas em escolas ou de madeira, também, mas de secagem demorada. Se o material estiver sob "tensão" pode distorcer o que está sendo construido. Só depois da evolução e barateamento dos motores é que, a princípio, os menos "afortunados" (se é que posso dizer assim) e criativos uniram o útil ao agradável.[/i:a11a2c9994]

3] PREÇO
[i:a11a2c9994] Mas barato. Compra-se depron na esquina. Bandeijinhas de pizza ou salgado. Isopor P0, desses de escola em diversas espessuras. Não tem dinheiro, no lixo tem aos montes. mesmo com toda informação e agilidade da internet, não é tão fácil comprar balsa. Nem tão baratinho assim. Todos concordam que teve uma época que praticar aeromodelismo era praticamente impraticável por questões de bolso mesmo! (quantas práticas! rsss...)[/i:a11a2c9994]

4] HOBBY OU BRINQUEDO?
[i:a11a2c9994] O depron e o isopor trouxeram uma outra perspectiva para os novos aeromodelistas: a de encarar a prática como uma grande diversão, com baixo custo, e sem medo de lenhar um modelo de milhares de reais (ou dólares). Criou-se uma nova filosofia de: "lenhou, eu colo, passo fita e mando ver!", nem é preciso voltar para a oficina. Mas também isso teve as suas "desvantagens" para a prática, dentre elas: trabalhos mal acabados; voar para lenhar e não para voar em sí (afinal aeromodelo foi feito para voar e não para lenhar, certo biscoito?); o aparecimento de centenas de construtores que levaram os preços lá pra baixo desprezando uma série técnicas, desde aerodinâmica básica até acabamento. Mas também temos as flores do negócio: tem aeromodelos feitos em depron e isopor que dão um verdadeira shoow de técnica aerodinâmica e acabamento. Independente do tipo, fala sério, brincar é muito bom, seja encarado como brinquedo ou não![/i:a11a2c9994]

5] NÃO IMPORTA O MATERIAL:
[i:a11a2c9994] Bom, cada um é cada um. Comecei a mexer com depron e isopor porque não tenho condições de investir em balsa agora. Além disso, paguei pra ver o que esse tipo de material pode me oferecer em termos de qualidade e acabamento. Tenho uma meta como construtor: conseguir um acabamento de pintura de carro num avião feito de isopor e depron! Nada de oracover ou monokote. Isso é teste, estudo, muita leitura. Mas é meu estilo, pois prefiro construir que voar, mas quando construo procuro o melhor para quem vai voar (eu digo, voar!). Se tudo der certo, bacana, parabéns para todos nós. Além disso, estou aprimorando minhas técnicas com fibra de vidro para otimização dos meus modelos. Isto não significa que não gosto de balsa, pelo contrário, é tão gostoso quanto! Estou falando de construção. Se alguém fizer um avião de fibra de bananeira, acabamento legal e voar: ótimo! Se fizer de papel, colocar motor e voar: ótimo! Se fizer de barro ou cimento e voar: ótimo! rss... e se todas essas alternativas oferecerem acabamento bacana e diversão, então os objetivos foram alcançados.



Diga não a guerra: balsa x depron!
Diga sim aos novos métodos de construção e as novas idéias![/i:a11a2c9994]
GWModelismo - construção de aviões (Robert)
Responder