Balsa x depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Excelente, Robert. Inclusive tocaste num assunto que tenho debatido com um amigo que é a utilização de fibra de vidro para a obtenção de um acabamento melhor. Poderias falar algo sobre sua experiência/conhecimentos até o momento neste assunto?
Robert
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 11:50 am
Localização: Cabo Frio - RJ

Mensagem por Robert »

Oi xgregg, sem problemas...

Na verdade, tenho percebido algumas vantagens do depron e do isopor em relação a balsa. Não que um seja melhor que outro, não é isso, mas em relação a alguns fatores interessantes, dentre os quais: preço, facilidade de obtenção e resistência.

Quando a resistência, testei o isopor e as bandejas de frios junto com a balsa. Ambos são quebradiços, o isopor menos resistente dos três. Mas dependento do tipo de montagem, de com se liga as estruturas, tanto o isopor quando o depron ganha resistência equivalente ao da balsa. Se a montagem foi em em bloco inteiro, então você obtem um produto mais resistente ainda.

Todos são fáceis de lixar. Mas acabamentos bem melhores são obtidos com balsa, comparado aos demais.

depois do modelo pronto, no isopor ou depron, não importa o acabamento que dê: entelagem com fica, monokote ou pintura com acriléx, qualquer pegada mais forte irá amassar a estrutura ou furar se for com a unha, e é justamente neste ponto que entra meus testes. Evitar trabalhar o acabamento diretamente sobre o depron ou isopor com adesivos ou pinturas, mas reforçar o mesmo com produtos que protejam o miolo de elementos corrosivos para que se possa trabalhar sobre eles como se faz com estruturas em fibra de vidro ou madeira.

Segue algumas alternativas interessantes de "selamento" para o isopor ou depron:

1] Primer da Acrilex para PET - depois de seco aceita produtos que não corroem o isopor, mas tem que ser uma camada bem espessa.

2] cola "branca" (PVC) - também isola, só não pode ver água, pois ao contrário do primer acima, é solúvel em água após a secagem.

3] Massa PVC - esta tem resultados espetaculares e em conjunto com o primer e a utilização correta de lixas para modelagem e acabamento, apresenta resultados profissionais.

Depois que conseguiu selar o material, aí é festa, pode aplicar as técnivas normais que se faz para outros materiais, como fibra. Por exemplo:

1] Pode "entelar" com lamina de madeira. Após lixado, o modelo todo parecerá de madeira, só que o miolo é de isopor. Se envernizar, parecerá um modelo de madeira mesmo.

2] Se aplicar primer automotivo, não corroi o isopor e no final tem acabamento perfeito para receber pintura automotiva. Essas camadas de selamento para proteção, modelagem e acabamento, tornam o modelo mais rígido e resistente, incluindo a amassados ou furos por unha, sem agregar tanto peso.

3] Um modelo feito por esse critério, demora mais, mas o acabamento é superior (isso se os testes levarem a resultados positivos pois estou trabalhando com um excelente modelista mas que é das antigas e adora balsa e fibra de vidro e que insiste que devo fazer somente barcos! rsss...). Se não quiser acabar o avião, pode usar o modelo já lixado e acabado para molde em fibra para cópias. Um molde assim duraria bastante. Uma forma, se bem cuidada, teria vida útil de 50 modelos ou mais.

Fiz um barco em depron com essa técnica. Ainda não ficou forte o suficiente para evitar marcas de unhas, e as tensões ainda distorcem o material, mas já evoluímos bastante. Estamos sem cam digital, vou ver se arrumo uma para mostrar o nível de acabamento que pretendemos chegar nos aviões e barcos. Apesar que já fazemos barcos em fibra.

Bom, é isso.

Qualquer sugestão será bem vinda...
GWModelismo - construção de aviões (Robert)
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Ótimas considerações Robert... ;)
drfsfaria
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Qui Ago 24, 2006 11:19 pm
Localização: itapetininga

Mensagem por drfsfaria »

Minha opiniao pessoal:
Como ja foi dito antes, existem genios, que nos presenteiam com obras em ambos os materiais, mas acredito que o charme da construçao em balsa e insuperavel, principalmente por se aproximar da logica contrutiva de avioes reais.
O IMPORTANTE E DESENVOLVER A MELHOR TECNICA PROPRIA!!
ABRAÇO A TODOS.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Muito legal, Robert. Essa troca de experiência é fantástica. Minha dúvida diz respeito, no entanto, ao peso disso. Eu faço aeromodelos com 90cm de envergadura em média, e neste caso faz-se inclusive algumas concessões com relação ao acabamento para se obter um conjunto o mais leve possível.
Estou me preparando para começar em breve um projeto com aproximadamente 1,30m de envergadura o qual pretendo cobrir com balsa de 1mm. Vai ser legal pois será o primeiro projeto onde realmente poderei pensar mais no acabamento.
Avatar do usuário
patrickmaxxcc
membro
Mensagens: 789
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por patrickmaxxcc »

na minha opiniao eu acho que vai da preferencia do aeromodelista, mas acho melhor começar no depron, mas o que importa na minha opinião é o amor que se emprega na/durante a construção
» T-REX 600 for AP - Powered by Spektrum DX7
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

O amor que eu emprego na construção é o que me impede de voar um modelo que construo até ele acabar. Por isso agora vou partir para um modelo maior e mais resistente, pois essa de fazer 1 modelo por mês tá acabando com meu saldo bancário :P
Robert
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 11:50 am
Localização: Cabo Frio - RJ

Mensagem por Robert »

xgregg,

É claro que quando adicionamos materiais ao depron ou isopor também agregamos peso ao modelo. Quando passei massa PVA no meu primeiro modelo fiquei com receio em relação ao peso mas depois que a massa secou e lixei, fica apenas uma fina camada de PVA e o resultado final não é muito diferente do original em termos de massa. Agregamos algumas gramas. Pode acreditar, bem menos que um modelo entelado com Viniltac ou outro adesivo comum que não seja próprio para aeromodelismo.

Todo cuidado é pouco. Ontem por exemplo, derretí uma fuselagem quando passei cola CASCOLA (aquela que tem um cheiro forte) para madeira porque ela conseguiu penetrar pela fina camada de PVA e atingiu o isopor. Lixo! Fiquei triste, mas valeu a pena pelos teste. Na verdade tem que ter muito cuidado na hora de selar esse material que, na verdade, não é nada nobre para trabalhos deste tipo por se tratar de algo bastante frágil.

Agora, para um bom acabamento, acredito que vale o tempo a mais dispendido para tal tarefa. A questão do peso, PVA depois de lixado quase não acrescenta massa ao modelo e se optar por forrá-lo com lâmina de madeira, o acréscimo também não será tão expressivo assim. Acredito que vale a pena pois terá em mãos um modelo mais bem acabado e muito mais resistente.

Outra possibilidade que pensei foi construir o modelo todo com essa lâmina de madeira. Ela é muito fina (da espessura de um papel cartão) e é facilmente lixada e cortada com tesoura e estilete. Leve, muito leve. Uma lâmina é bastante flexível e quebradiça, mas se colar duas delas com os veios formando um ângulo de 90 graus, aí fica muito firme igual compensado e continua leve! Ainda não fiz este teste, se alguém quiser tentar e mostrar os resultados. Só para ter uma idéia, uma chapa de aproximadamente 2,0 metros x 0,70 metros custa em torno de 25 reais. Bem em conta, não?

Estou aberto a sugestões...
GWModelismo - construção de aviões (Robert)
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Apesar do tópico ser Balsa x Depron , já que entramos no assunto de novos materiais para construção:

Estou construindo um Stick que tenho a versão "Depron" para a versão "pastinha" (polionda) , resistente eu tenho CERTEZA que vai ficar , polionda simplesmente não quebra , no máximo amassa.

E construindo na posição correta até pra amassar é difícil , tanto que se fazem Glows de pastinha e são considerados os mais resistentes , chegando a lenhar feio com Glows desamassar , colocar outro motor e mandar bala.

Se dá pra fazer isso com Glows , com elétricos vai ser bem mais fácil de fazer isso , a construção até agora está super-simples , e com 60% da fuselagem concluída está pesando 40g (sem eletrônica) que ainda está dentro da minha meta de 150g de peso.
Responder