Festival do hardware livre - Timer para VCC e vôo livre BL

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fredtg
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mar 17, 2005 7:33 pm
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por fredtg »

Alguém tentou construir esse gravador postado pelo Marco Antônio? (http://feng3.cool.ne.jp/en/pg5v2.html)

Contrui um, mas não tive sucesso na gravação. Esta dando erro de verificação no endereço 0000h
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1867
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

somos dois então...

comprei um picstar no ml...

mas eu estou achando que é por causa do win xp.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

O erro de gravação no endereço 000H está sendo informado após a gravação ou durante uma verificação independente feita após a gravação?

Se é imediatamente após a gravação é problema mesmo, ou do gravador ou do contato do PIC com o soquete ou de tensão na saida serial.

Se o programa informou que a gravação foi feita com sucesso e uma verificação posterior informar erro, é porque o programa tem proteção contra leitura e uma leitura do PIC vai apresentar 0000 em todos os endereços. Neste caso é melhor tentar testar o PIC no circuito para confirmar se foi gravado.
Avatar do usuário
fredtg
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mar 17, 2005 7:33 pm
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por fredtg »

[quote:f223758729="Ricardão"]O erro de gravação no endereço 000H está sendo informado após a gravação ou durante uma verificação independente feita após a gravação?

Se é imediatamente após a gravação é problema mesmo, ou do gravador ou do contato do PIC com o soquete ou de tensão na saida serial.

Se o programa informou que a gravação foi feita com sucesso e uma verificação posterior informar erro, é porque o programa tem proteção contra leitura e uma leitura do PIC vai apresentar 0000 em todos os endereços. Neste caso é melhor tentar testar o PIC no circuito para confirmar se foi gravado.[/quote:f223758729]

Ricardão, é logo após a gravação. O icprog grava e verifica logo em seguida. Nessa verificação dá erro. Fiz um teste usando um outro programador que eu tenho mais simples, para pic 16f628, e gravou normal.

Com relação ao contato do soquete com o pic, estou usando aquele soquete ZIF. No site do projeto do gravador, o autor informa que é possível aparecer erro de gravação devido as tensões das novas portas seriais. Só queria conferir se mais alguém teve esse problema tb.
Avatar do usuário
fredtg
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mar 17, 2005 7:33 pm
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por fredtg »

[quote:49581ad77c="bliberato"]somos dois então...

comprei um picstar no ml...

mas eu estou achando que é por causa do win xp.[/quote:49581ad77c]

Quando se usa o icprog no windows xp tem que pegar um driver para o programa ter acesso a por serial.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Tenta gravar com o WinPic800 ( http://www.winpic800.com/ ), é freeware e bem amigável. Gravei bem PIC12F675 com ele em um picstar serial - configura o hardware como JDS.
Avatar do usuário
fredtg
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mar 17, 2005 7:33 pm
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por fredtg »

Ricardão, testei e funcionou blz. Ainda bem, a plaquinha ficou tão bem feita que seria uma pena descarta-la. Talvez o icprog esteja com alguma incompatibilidade com meu pc.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1867
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

[quote:9e52055dd2="fredtg"]Ricardão, testei e funcionou blz. Ainda bem, a plaquinha ficou tão bem feita que seria uma pena descarta-la. Talvez o icprog esteja com alguma incompatibilidade com meu pc.[/quote:9e52055dd2]

o meu e o pc certeza...
vou retira o sp3 pra ver se agora da certo...
se de eu aviso..

abraço
viva o rei sol >P
Avatar do usuário
fredtg
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mar 17, 2005 7:33 pm
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por fredtg »

[quote:6449d6f103="bliberato"][quote:6449d6f103="fredtg"]Ricardão, testei e funcionou blz. Ainda bem, a plaquinha ficou tão bem feita que seria uma pena descarta-la. Talvez o icprog esteja com alguma incompatibilidade com meu pc.[/quote:6449d6f103]

o meu e o pc certeza...
vou retira o sp3 pra ver se agora da certo...
se de eu aviso..

abraço[/quote:6449d6f103]

Bliberato, discordo de vc. O meu tb tem o SP3. Dê uma olhada na posição dos diodos, do zener e do led. Esses componentes se ligados errados dá pau.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Bliberato:

É muito pouco provável que seja o software do computador, o meu também tem SP3 e grava normal.

Li em algum lugar que a saida serial de algumas máquinas, principalmente notebooks, não tem tensão suficiente para energizar a placa e gravar. Tente primeiro gravar em outro computador antes de mudar o sistema operacional do seu.

Abraço!
Responder