Avião Escala X Aerodinâmica
- fernando-ric
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Avião Escala X Aerodinâmica
Por que, afinal, ouve-se que "aeromodelos em escala normalmente voam mal" ?
Já ouvi várias respostas pra isso, mas nenhuma me contentou.
Existe algum tipo de fórmula que mostra porque isso acontece? Explicação científica? Artigo de algum cientista?
Já ouvi várias respostas pra isso, mas nenhuma me contentou.
Existe algum tipo de fórmula que mostra porque isso acontece? Explicação científica? Artigo de algum cientista?
- Ricardo Coutinho
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Cara,
Uma visão bem simples:
Um avião normal é projetado para uma molécula de ar de um certo tamanho. Quando vc Re-escala esse avião, as moléculas não vão diminuir, com isso, todos os cálculos para aquele perfil de asa, tamanho de fuselagem, nº de Reynolds vão por água abaixo.
Se contentou agora???
Se você quiser algo mais "científico" eu posso te passar alguma coisa por e-mail,
Uma visão bem simples:
Um avião normal é projetado para uma molécula de ar de um certo tamanho. Quando vc Re-escala esse avião, as moléculas não vão diminuir, com isso, todos os cálculos para aquele perfil de asa, tamanho de fuselagem, nº de Reynolds vão por água abaixo.
Se contentou agora???
Se você quiser algo mais "científico" eu posso te passar alguma coisa por e-mail,
- fernando-ric
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Legal, essa resposta é bem plausível, mas não me contenta!!
AHahahhaha
Bem, se vc puder passar o artigo eu agradeço!
fernando.ricardo@gmail.com.
AHahahhaha
Bem, se vc puder passar o artigo eu agradeço!
fernando.ricardo@gmail.com.
- ATARI
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Re: Avião Escala X Aerodinâmica
fernando-ric escreveu:Por que, afinal, ouve-se que "aeromodelos em escala normalmente voam mal" ?
Já ouvi várias respostas pra isso, mas nenhuma me contentou.
Existe algum tipo de fórmula que mostra porque isso acontece? Explicação científica? Artigo de algum cientista?
resposta simples e direta....
PORQUE SIM !!!!
- alexcmag
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fernando-ric escreveu:Legal, essa resposta é bem plausível, mas não me contenta!!
AHahahhaha
Bem, se vc puder passar o artigo eu agradeço!
fernando.ricardo@gmail.com.
O melhor jeito de você se convencer disto é copiar um avião ao pé da letra e tentar voá-lo, e depois fazer outro de qualquer jeito, fazendo perfil a olho e modificando as medidas que achar melhor, e ver qual voa melhor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Ricardo Coutinho
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- fernando-ric
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- carlos renato
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Re: Avião Escala X Aerodinâmica
ATARI escreveu:fernando-ric escreveu:Por que, afinal, ouve-se que "aeromodelos em escala normalmente voam mal" ?
Já ouvi várias respostas pra isso, mas nenhuma me contentou.
Existe algum tipo de fórmula que mostra porque isso acontece? Explicação científica? Artigo de algum cientista?
resposta simples e direta....
PORQUE SIM !!!!
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Você pode encontrar a resposta para o que procura em um assunto chamado "similaridade de escoamentos", que é estudado em Mecânica dos Fluidos.
Sabe os modelos de túnel de vento? Eles são feitos em escala (bem) reduzida e você pode se perguntar como vai extrair dados dali para utilizar no modelo real do avião, né? Basta garantir a similaridade, ou seja, você pode utilizar um modelo reduzido (com as mesmas características geométricas), mas que possua o mesmo número de Reynolds e Mach do modelo real imerso no escoamento. Por que isso?
É tudo uma questão de escala. O número de Reynolds relaciona forças viscosas e forças inerciais, ou seja, ele diz o quão importante são os efeitos viscosos no seu escoamento. Se você faz tem um 727 tamanho real e um modelo 20 vezes menor, voando no mesmo Reynolds, ambos entrarão em stall no mesmo ângulo de ataque e terão uma mesma extensão (proporcionalmente) da asa com escoamento descolado.
Agora por que o seu modelo 20 vezes menor do 727 não vai voar bem como o real, por mais que você tenha tido esmero em fazer a reprodução??? Você simplesmente reduziu a geometria e o seu modelo voa em um Reynolds COMPLETAMENTE diferente do qual foi projetado para oferecer boas características de vôo. Como conseguir o Reynolds igual ao do real? Isso só pode ser feito em túneis de vento controlados, onde você pressuriza o ar e às vezes ainda o resfria MUITO (ensaios mais complexos geralmente são feitos em túneis criogênicos).
Eu ainda tenho mais coisas para falar nesse assunto, mas estou na correria agora. Se alguma coisa não ficou muito clara, por favor, perguntem!!
Abraço,
Sabe os modelos de túnel de vento? Eles são feitos em escala (bem) reduzida e você pode se perguntar como vai extrair dados dali para utilizar no modelo real do avião, né? Basta garantir a similaridade, ou seja, você pode utilizar um modelo reduzido (com as mesmas características geométricas), mas que possua o mesmo número de Reynolds e Mach do modelo real imerso no escoamento. Por que isso?
É tudo uma questão de escala. O número de Reynolds relaciona forças viscosas e forças inerciais, ou seja, ele diz o quão importante são os efeitos viscosos no seu escoamento. Se você faz tem um 727 tamanho real e um modelo 20 vezes menor, voando no mesmo Reynolds, ambos entrarão em stall no mesmo ângulo de ataque e terão uma mesma extensão (proporcionalmente) da asa com escoamento descolado.
Agora por que o seu modelo 20 vezes menor do 727 não vai voar bem como o real, por mais que você tenha tido esmero em fazer a reprodução??? Você simplesmente reduziu a geometria e o seu modelo voa em um Reynolds COMPLETAMENTE diferente do qual foi projetado para oferecer boas características de vôo. Como conseguir o Reynolds igual ao do real? Isso só pode ser feito em túneis de vento controlados, onde você pressuriza o ar e às vezes ainda o resfria MUITO (ensaios mais complexos geralmente são feitos em túneis criogênicos).
Eu ainda tenho mais coisas para falar nesse assunto, mas estou na correria agora. Se alguma coisa não ficou muito clara, por favor, perguntem!!
Abraço,
Daniel Bruno.
- gustabmo
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fernando-ric escreveu:Sim, eu sei que isso é verdade.... só não entendo o por quê!
Estude aerodinamica, especialmente a teoria por trás do numero de Reynolds e voce entenderá. Nao dá pra te explicar toda a teoria numa mensagem aqui do forum.
(primeiro porque eu nao sei, segundo porque nao caberia na mensagem )
Gustavo - São Paulo/SP