RV-3 - isopor (Testando entelagens e acabamento)
fiz agora os fairings das pernas do trem de pouso....só vão faltar mesmo as rodas agora...rs
O proximo passo, será começar a pintura da fuselagem.
Segue as fotos
Abraços
O proximo passo, será começar a pintura da fuselagem.
Segue as fotos
Abraços
- Anexos
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- S3010007.JPG (21.45 KiB) Exibido 7164 vezes
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- S3010005.JPG (37.13 KiB) Exibido 7164 vezes
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- S3010004.JPG (30.05 KiB) Exibido 7164 vezes
Comecei a pintura da fuselagem, mas minha tinta acabou...ainda precisa dar um bom retoque nas laterais, e principalmente terminar algumas partes da cauda.
Amanhã vou comprar outra tinta e terminar a decoração, que alias é bem simples.
Estou copiando a pintura de um RV-4 que conheço (já que o RV-3 e o 4 são bem parecidos, a diferença é que o RV-4 é Biplace).
Amanhã quando terminar a pintura e outros acabamentos postarei mais fotos. A parte onde irá o canopy ainda está em branco, pois se conseguir achar material p/ fazer transparente, quero fazer um painel..e etc.
Abaixo, uma prévia de como está ficando.
Abraços!
Amanhã vou comprar outra tinta e terminar a decoração, que alias é bem simples.
Estou copiando a pintura de um RV-4 que conheço (já que o RV-3 e o 4 são bem parecidos, a diferença é que o RV-4 é Biplace).
Amanhã quando terminar a pintura e outros acabamentos postarei mais fotos. A parte onde irá o canopy ainda está em branco, pois se conseguir achar material p/ fazer transparente, quero fazer um painel..e etc.
Abaixo, uma prévia de como está ficando.
Abraços!
- Anexos
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- S3010004.JPG (36.25 KiB) Exibido 7142 vezes
Pessoal,
Concluí a pintura mas ainda faltam alguns retoques e uma faixa amarela na lateral, que assim como os prefixos, vou fazer em Adesivo amarelo.
Pronto, do jeito que está nas fotos abaixo, está pesando 276g. Estou começando a acreditar que minha estimativa de 550g vai dar certo....
Vou começar agora a fazer a lincagem, fixação do motor, servos..e etc. Não estou dando muita importancia a vários detalhes agora....quero primeiro voar ele, p/ ver como se comporta e se voa bem. Ficando "Aprovado", aí eu vou me preocupar com Spinner, Prefixos, faixas e outros detalhes p/ deixar o mais próximo possível do real.
Qualque sugestão é sempre muito bem vinda!!!
Abraços!
Concluí a pintura mas ainda faltam alguns retoques e uma faixa amarela na lateral, que assim como os prefixos, vou fazer em Adesivo amarelo.
Pronto, do jeito que está nas fotos abaixo, está pesando 276g. Estou começando a acreditar que minha estimativa de 550g vai dar certo....
Vou começar agora a fazer a lincagem, fixação do motor, servos..e etc. Não estou dando muita importancia a vários detalhes agora....quero primeiro voar ele, p/ ver como se comporta e se voa bem. Ficando "Aprovado", aí eu vou me preocupar com Spinner, Prefixos, faixas e outros detalhes p/ deixar o mais próximo possível do real.
Qualque sugestão é sempre muito bem vinda!!!
Abraços!
- Anexos
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- DSC01078.JPG (32.98 KiB) Exibido 7088 vezes
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- DSC01077.JPG (34.39 KiB) Exibido 7088 vezes
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- Detalhe do conjunto do trem de pouso pronto
- DSC01076.JPG (26.6 KiB) Exibido 7088 vezes
[quote:26a8cc97bd="dvd_junio"]Olá amigo, para ficar mais bonito, cubra todo o aero com fita transparente (durex, da fita larga). Vc verá que além de mais resistência, vai ficar parecendo que foi aplicado um verniz sobre a pintura. Parabéns pelo aero.[/quote:26a8cc97bd]
Valeu amigo...vou tentar passar essa fita p/ ver como fica, mas acho que antes vou voar com ele p/ ver as reações dele em vôo.
Esse fim de semana eu entelei uma asa com fita adesiva colorida e estiquei com o soprador térmico.....não sabia que dava um resultado tão legal!!!
Obrigado pela dica!!!
Abraços!
Valeu amigo...vou tentar passar essa fita p/ ver como fica, mas acho que antes vou voar com ele p/ ver as reações dele em vôo.
Esse fim de semana eu entelei uma asa com fita adesiva colorida e estiquei com o soprador térmico.....não sabia que dava um resultado tão legal!!!
Obrigado pela dica!!!
Abraços!
Experimente entelar com vinil transparante ao invés da fita, dá mais resistência ainda e não ficam as emendas, compre um bem vagabundo, nacional, que é bem fino e leve, ao contrário do oracal que é forte e mais pesado.
Parabéns pelo modelo, ficou muito caprichado, principalmente o trem de pouso, muito bem feito!
Abs,Norton
Parabéns pelo modelo, ficou muito caprichado, principalmente o trem de pouso, muito bem feito!
Abs,Norton
[quote:c582c5e102="NORTON"]Experimente entelar com vinil transparante ao invés da fita, dá mais resistência ainda e não ficam as emendas, compre um bem vagabundo, nacional, que é bem fino e leve, ao contrário do oracal que é forte e mais pesado.
Parabéns pelo modelo, ficou muito caprichado, principalmente o trem de pouso, muito bem feito!
Abs,Norton[/quote:c582c5e102]
Legal Norton...
Tenho um adesivo desses nacionais que vc falou aqui...vou fazer um teste numa asa nova que estou fazendo...vamos ver se consigo um resultado legal...
Obrigado pela dica!!
Abraços!
Parabéns pelo modelo, ficou muito caprichado, principalmente o trem de pouso, muito bem feito!
Abs,Norton[/quote:c582c5e102]
Legal Norton...
Tenho um adesivo desses nacionais que vc falou aqui...vou fazer um teste numa asa nova que estou fazendo...vamos ver se consigo um resultado legal...
Obrigado pela dica!!
Abraços!
[quote:6fb199a44e="Ivo O."]Cara que coisa linda! Se essa eh sua primeira construcao em isopor quero ver quando "pegar pratica" hehe.[/quote:6fb199a44e]
Muito obrigado Ivo...
Estou tentando pegar as "manhas" nesse RV. Esse eu pintei com Acrilex normal...mas agora estou tentando um acabamento melhor, mais pratico e leve.
Vou aproveitar este post para mostrar os testes que estou fazendo com as entelagens. Estou procurando um metodo e o material para dar um acabamento pratico, leve e que não fique feio. Abaixo segue duas fotos: meia asa entelada com adesiv (vinil nacional, igual ao que o amigo Norton mencionou acima) e outra meia asa entelada com Fita adesiva.
Só para termos uma ideia esse painel de asa mede 500mm por 215mm de corda.
A Asa com fita adesiva ficou mais leve (35g) mas tem o pequeno inconveniente de aparecer a imenda das fitas. Estica muito bem com o soprador e é mais brilhante.
A Asa com vinil ficou mais pesada (46g). Na minha opinião ficou bem aplicado, facil de plicar também, adere bem ao ispor, e assim como a fita, também estica legal com o soprador, moldando certinho na superficie.
Creio que o Vinil dê um acabamento melhor na entelagens de fuselagens com muitas curvas, já a fita, imagino que fique muito visível as imendas, principalmente em lugares com muitas curvas (ainda não testei em fuselagens).
Resumindo, gostei muito da aplicação feita com Adesivo, mas me preocupo muito com esse peso a mais. Gostei da Fita e do peso dela também, mas fica um pouco aparente a imenda...
Vou fazer mais alguns testes p/ chegar a conclusão legal. Gostaria de uma opinião a respeito de qual ficou melhor...
Segue fotos da asa testada:
Muito obrigado Ivo...
Estou tentando pegar as "manhas" nesse RV. Esse eu pintei com Acrilex normal...mas agora estou tentando um acabamento melhor, mais pratico e leve.
Vou aproveitar este post para mostrar os testes que estou fazendo com as entelagens. Estou procurando um metodo e o material para dar um acabamento pratico, leve e que não fique feio. Abaixo segue duas fotos: meia asa entelada com adesiv (vinil nacional, igual ao que o amigo Norton mencionou acima) e outra meia asa entelada com Fita adesiva.
Só para termos uma ideia esse painel de asa mede 500mm por 215mm de corda.
A Asa com fita adesiva ficou mais leve (35g) mas tem o pequeno inconveniente de aparecer a imenda das fitas. Estica muito bem com o soprador e é mais brilhante.
A Asa com vinil ficou mais pesada (46g). Na minha opinião ficou bem aplicado, facil de plicar também, adere bem ao ispor, e assim como a fita, também estica legal com o soprador, moldando certinho na superficie.
Creio que o Vinil dê um acabamento melhor na entelagens de fuselagens com muitas curvas, já a fita, imagino que fique muito visível as imendas, principalmente em lugares com muitas curvas (ainda não testei em fuselagens).
Resumindo, gostei muito da aplicação feita com Adesivo, mas me preocupo muito com esse peso a mais. Gostei da Fita e do peso dela também, mas fica um pouco aparente a imenda...
Vou fazer mais alguns testes p/ chegar a conclusão legal. Gostaria de uma opinião a respeito de qual ficou melhor...
Segue fotos da asa testada:
- Anexos
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- Comparação ( pela foto não dá pra comparar direito)
- S3010008.JPG (35.65 KiB) Exibido 6989 vezes
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- Asa com Vinil
- S3010006.JPG (36.4 KiB) Exibido 6989 vezes
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- Fita adesiva
- S3010005.JPG (29.99 KiB) Exibido 6989 vezes
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- Asa com Fita Adesiva
- S3010004.JPG (36.92 KiB) Exibido 6989 vezes
Acredite em mim, tenho um cessna 172 com 1 metro, pesa 1kilo, é todo chapeado em lãmina de madeira 0,8 em cima do isopor, entelado com fita por cima(parte que não gosto...)porém, quando todos os glows e elétricos estão no chão, só ele vôa no ventão,heheheh
E firme como uma flecha, nem sente , portanto, leveza é para indoor, slow flier, que não seu caso neste modelo...entele com vinil, tenha mais resistência, melhor acabamento e um pouco de peso na hora do vento, vai ficar mais rápido porém ajustado vôa que é uma beleza.
Outra, lixe bem antes da entelagem,sempre com água e lixa dágua, fica melhor e não faz pó...aprendí com o tio pedro, hehehehe passe uma massinha de leve e lixe de novo, entele com vinil azul por cima de sua pintura, que depois de lixada ficará medonha, e veja que espetáculo de modelo terás.
Para ter mais brilho no vinil, compre 3M ou Oracal, vai ver a diferença brutal..
Abs,Norton
E firme como uma flecha, nem sente , portanto, leveza é para indoor, slow flier, que não seu caso neste modelo...entele com vinil, tenha mais resistência, melhor acabamento e um pouco de peso na hora do vento, vai ficar mais rápido porém ajustado vôa que é uma beleza.
Outra, lixe bem antes da entelagem,sempre com água e lixa dágua, fica melhor e não faz pó...aprendí com o tio pedro, hehehehe passe uma massinha de leve e lixe de novo, entele com vinil azul por cima de sua pintura, que depois de lixada ficará medonha, e veja que espetáculo de modelo terás.
Para ter mais brilho no vinil, compre 3M ou Oracal, vai ver a diferença brutal..
Abs,Norton
Valew pela força Norton....
Tive uma idéia agora ( pode ser a maior besteira do mundo, masss...), será que ficaria muito ruim fazer um aero Trainer elétrico (desses de 1m de envg.), com fuselagem em fibra (resina epoxi) e com asas de isopor??? ou mesmo um aero como esse RV-3, em fibra ??
No princípio até pensei em fazer o RV-3 em fibra, mas fiquei meio com receio e fiz com isopor....agora fiquei imaginando se teria muuuita diferença de peso se fisesse de fibra.
O RV-3 ficou pesando 290g (sem eletronica, lincagem e todo pintado com acrilex) e foi feito de P6.
Será que a diferença de peso entre o isopor e a fibra por exemplo nesse RV-3, seria absurda???
Se alguém que já tenha tido esta experiência puder dar sua opinião, fico muito agradecido!
Abraços!
Tive uma idéia agora ( pode ser a maior besteira do mundo, masss...), será que ficaria muito ruim fazer um aero Trainer elétrico (desses de 1m de envg.), com fuselagem em fibra (resina epoxi) e com asas de isopor??? ou mesmo um aero como esse RV-3, em fibra ??
No princípio até pensei em fazer o RV-3 em fibra, mas fiquei meio com receio e fiz com isopor....agora fiquei imaginando se teria muuuita diferença de peso se fisesse de fibra.
O RV-3 ficou pesando 290g (sem eletronica, lincagem e todo pintado com acrilex) e foi feito de P6.
Será que a diferença de peso entre o isopor e a fibra por exemplo nesse RV-3, seria absurda???
Se alguém que já tenha tido esta experiência puder dar sua opinião, fico muito agradecido!
Abraços!