Convertendo sua fonte chaveada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
dijango
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Fev 26, 2009 9:46 am
Localização: Goiânia

Re: Convertendo sua fonte chaveada

Mensagem por dijango »

Oi amigo uma pergunta encontrei aqui em minha casa um carregador de um notbook com sequintes dados 19v e 3.16 amperes, posso fazer um cortado com ela, e como fazer?
Anexos
ai esta a fonte
ai esta a fonte
31600575540.jpg (35.59 KiB) Exibido 9410 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Leia os tópicos sobre cortadores...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Melhor começar a ensinar como converter uma usina eletrica pra garregar bateria.

Vai precisar logo logo...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
dijango
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Fev 26, 2009 9:46 am
Localização: Goiânia

Mensagem por dijango »

ja li sobre os topicos senho Marcos Antonio, sei como fazer com um fonte de pc normal, so quero saber se com este carregador posso fazer algo sabes, se nao pode nao responda com ironias ok, estamos para ajudar e ser ajudado, Sr. Marcos Antonio. obrigado
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se leu os tópicos então já viu a faixa de tensão e corrente necessárias...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b3142343d2="dijango"]ja li sobre os topicos senho Marcos Antonio, sei como fazer com um fonte de pc normal, so quero saber se com este carregador posso fazer algo sabes, se nao pode nao responda com ironias ok, estamos para ajudar e ser ajudado, Sr. Marcos Antonio. obrigado[/quote:b3142343d2]

Senhor.. só pra mostrar que você é uma pessoa sem a minima condição de entender alguma coisa aqui vai.

Eu estou me referindo ao fato que as baterias estão ficando de uma forma que daqui a pouco vai precisar de uma usina eletrica para carrega-las... com isso eu fiz um comentario engraçado mas entender uma piada é coisa pra gente inteligente!!!

Não falei nada com ironia, coisa que também é necessario ser inteligente pra entender!

Mas se não entendeu ainda eu faço um desenho basico...

Agora sim eu usei de ironia... se é que percebeu.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Galera, calma, mal entendido acontece

dijango, seguinte: eu usei a fonte do meu notebook pra fazer meu cortador de isopor. Depois, por comodidade, acabei adaptando uma fonte de micro para o serviço. Mas, como a fonte de notebook tem tensão maiorzinha (19V em vez dos 12V da fonte de micro), era melhor.... :(

Fontes de notebook são muito boas! Elas aguentam uma grande amperagem, se comparadas às fontes de micro, que geralmente são vagabundas.

No segundo grau aprendemos a Lei de Ohm, que diz:

V = R * I
(tensão) = (resistência) * (amperagem)

Ou seja, as regras pra ti são:
tensão = 19V
resistência = ??? Eu usei uma resistência de chuveiro TAL QUE a corrente não ultrapassasse a minha amperagem máxima suportada pela fonte. No teu caso, a corrente não pode passar de 3A. Um fusível é recomendável pra não queimar a tua fonte.

Vou medir em casa a resistência e o comprimento do fio, pra te passar, pra teres uma base de potência/metro de fio.

Na prática, meu fio não esquenta muito, o que torna o processo de cortar um ritual de paciência, especialmente em isopores P3 ou mais duros. Pelo menos, o corte fica muito preciso, sem "dentes" (quando você dá uma paradinha no corte e continua...) e sem perder aqueles 1 ou 2 mm que são perdidos quando o fio está muito quente.
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

pra quem não lembra, P (potência) = V * I, só pra fechar o "formulário"

jamais iria montar um cortador, especialmente ligado na tomada, sem calcular isso tudo

são fórmulas simples e que podem salvar uma vida

eu mesmo sou campeão: já tomei diversos choques na vida. Felizmente, nunca fiquei grudado nem tive nenhum problema. Meu primeiro foi aos 4 anos de vida, num "T" de porcelana quebrado, e o último foi ano passado, numa pistola de cola quente vagabunda do 1,99, cujo fio estava quebrado.

quer segurança? trabalhe com baixa voltagem. E não toque nunca no fio. Mesmo em 12V, meu fio dá choque, pois é ligado em uma fonte de micro, na parede. Eletricidade é coisa séria.

Boas construções a todos.
julioadt
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 11:21 pm
Localização: Londrina, Pr

Fonte de pc

Mensagem por julioadt »

Meu amigo, fiz uma fonte dessa mas nao consigo usar muito bem no meu acuccel 6. Se coloco pra carregar em 1.800, 2.000 maH da erro de entrada de voltagem, ou seja tensão ou corrente da fonte ta falhando.

Eu juntei tres pretos e tres amarelos pra poder ter margem de segurança nos cabos. To usando uma resistencia de 20W. Talvez esteja ai o problema....

Por favor, da uma ajuda.. ou sera que jogo a fonte fora???


Valeu
Avatar do usuário
nikolini
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 8:22 pm
Localização: Rio Grande - RS

Mensagem por nikolini »

Olá.

Utilizei uma fonte AT 300W de marca ADAVANCE Eletronics.

Fiz todo o procedimento igualzinho como está no tópico, a fonte funcionou bem, só que o cooler dela parou de funcionar, deu a impressão de o cooler estar desligado.

Isso é normal? Ou será que fiz cagada e cortei algum fio que ia para o cooler?
Responder