super tigre .45 - regulagem

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
tpmagalhaes
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 12:21 pm
Localização: Laranjeiras do Sul - PR

super tigre .45 - regulagem

Mensagem por tpmagalhaes »

Boa tarde a todos, tenho um motor super tigre .45 e estou com uma duvida, ontem fui fazer um voo e testei ele em solo, baixa ok, alta ok, mas na hora que acelerei para ele decolar senti uma diminuição na aceleração, mas continuei, percebi que ele subiu pesado, se força, mas aos poucos foi retomando a aceleração maxima, apos uns 5 minutos de voo, percebi que ele diminuiu a aceleração (de aproximadamente 100% foi para uns 75%) o que pode ser?
O chão é o limite
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

A lista é grande.
O motor está amaciado?
Se não, então está na hora de amaciar.
Se sim, Ai o problema pode ser:
Mistura muito pobre.
Bolhas de ar no tanque.
Tubo de combustível dobrado.
Sujeira no combustível entupindo os gicles do carburador.
Vazamento de compressão.
Vibração.
Superaquecimento em motor carenado.
Motor já era.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
tpmagalhaes
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 12:21 pm
Localização: Laranjeiras do Sul - PR

Mensagem por tpmagalhaes »

o motor esta amaciado, nao tem vazamento, nao tem bolhas, sempre utilizei combustivel wildcat ou omega, e agora estou esperimentando combustivel sem nitro seria isso? obrigado
O chão é o limite
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

sem medo de erra eu lhe digo!!!


a agulha de baixa ta não ta no ponto certo, tem que regula ela, alguem mexeu nela?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

bom, pelo que sei de motores, a sua agulha da alta está um pouco fechada, tem que abrir ela pelo menos 1/4 de volta pois a mistura está pobre em alta, você não nota com ele no chão pois o aero está parado e não percebe a força que está faltando no motor para manter ele no ar e quando decola é que você percebe a falta de combustível no motor e quando ele esquenta, dilata um pouco a camisa e o pistão diminuindo assim um pouco a compressão e pela falta de combustível para a queima ele perde o rendimento mais ainda.
engorde um pouco mais seu motor e notará uma grande diferença, motor muito afinado só é bom para competições e o seu está afinado demais, fora isso o motor um pouco gordinho, aumenta muito mais a vida útil dele pois receberá mais lubrificante, suja um pouco mais o aero mas o motor irá agradeçer um monte.
Para fazer um teste de afinação, sugiro que faça o que sempre foi feito nos vcc e a maioria ignora completamente isso nos rc, com o motor ligado, segurando ele pela fuselagem, peça ajuda a alguém para ficar mais seguro o teste, acelere o motor a pleno e quando ele estiver totalmente acelerado, levante o nariz do aero para cima como se ele fosse um foguete que iria ser lançado, o motor tem que acelerar mais um pouquinho e se manter, se ele apagar que acredito que vai pelo sintoma que você falou, é por falta de combustível mesmo e a agulha da alta está muito fechada, abra 1/4 a agulha da alta e refaça esse teste e veja a mudança, seu aero estará perfeito com o motor regulado na alta quando ele estiver a pleno e você levantar o nariz dele e o motor acelerar mais um pouquinho e se manter, essa é a regulagem ideal para um glow mas a maioria dos aeromodelistas não faz mais esse teste, só aceleram todo o motor segurando pelo estabilizador horizontal para verem se o motor se mantem e muitas vezes na decolagem o motor perde força ou apaga justamente por isso, está afinado demais e falta combustível para dar aquela forçinha a mais que o motor precisa nessa hora tão crucial.
tpmagalhaes
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 12:21 pm
Localização: Laranjeiras do Sul - PR

Mensagem por tpmagalhaes »

- Ezequiel, a agulha da baixa foi mexida sim, fazendo aquele teste de deixar em lenta e acelerar de vez, para ver se o motor responde na hora, e ficou ok;

- Laercio, realmente ele esta bem afinado, vou engordar a mistura um pouco mais, ai posto o resultado aqui.
O chão é o limite
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Abra a agulha da alta dois ou três cliques. Pelo que falou a mistura está pobre.

Quando eu não tinha tacômetro, regulava o motor como o Laércio faz, levantando o nariz do modelo 90° por uns 20s a rotação deve aumentar, se não aumentar ou até baixar, a mistura está pobre, abra a agulha e repita o teste.

Com o tacômetro fecho a agulha até a rotação máxima e depois abro a agulha até cair umas 500 RPM (em motores 2T) e pronto.

Não esqueça que em vôo a hélice costuma girar mais que com o modelo parado no solo.
tpmagalhaes
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 12:21 pm
Localização: Laranjeiras do Sul - PR

Mensagem por tpmagalhaes »

Obrigado pela resposta Leonardo, o tacômetro pode ser o pctaco?
O chão é o limite
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:789b0b1131="tpmagalhaes"]Obrigado pela resposta Leonardo, o tacômetro pode ser o pctaco?[/quote:789b0b1131]

Um tacômetro é um refinamento, não é necessário para quem está começando. Falei nele só para ilustrar.
Você deve desenvolver o ouvido no início e usar a técnica passada pelo Laércio.
tpmagalhaes
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 12:21 pm
Localização: Laranjeiras do Sul - PR

Mensagem por tpmagalhaes »

Obrigado a todos que me ajudaram, esse final de semana fiz a regulagem deixando mais gordo e o motor funcionou muito bem, e como falei acima estou experimentando combustivel sem nitro, li bastante antes de comprar pois tinha seus prós e contra, (dificuldade de regular, não pega lenta, apaga facil,...), no meu caso estou muito satisfeito com o resultado, pois pega que é uma beleza, e quanto a dar menos rotação no motor, senti uma diferença insignificante, pois geralmente não preciso mais que meio stick para voar, e sem falar no preço , R$4,90 o litro
Responder