Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Carga bem lenta como NiCd em uma célula por vez, na sequencia configure o carregador como 1S e coloque para carregar até completar, a 0,5C ou menos.

Após carregar, descarregue até 3V e carregue novamente, repita o ciclo até que a capacidade de descarga fique estável. Anote a capacidade final da célula.

Repita com as demais células. Se no final a capacidade das células tiverem diferença de 5% ou menos entre si, pode continuar usando normalmente, mas procurando monitorar a tensão de cada célula ao final do vôo, e de preferência carregando com balanceamento sempre.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Obrigado, assim que meu carregador inteligente chegar eu ja vou fazer isso.
Abraço
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Detalhe, o pack esta com apenas 1,50v, ainda assim tem jeito de ressusitar?
Avatar do usuário
caioexpert
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:55 am
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por caioexpert »

Galera, comprei uma bateria pro meu TX Futaba 4YF Maior que o tamanho do compartimento...

A bateria é essa... http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=6_79&products_id=2523

E não cabe no tx (a tampa não fecha) :(

O que eu deveria fazer?

Adaptar meu rádio, sei lá, prender de alguma forma, ou eu deveria comprar outra?

Conto com o conselho de vocês!

Grande abraço.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Alex,
Tenho dois packs de 1500mAh, um da RHINO e outro da Mistery, sendo este da Mistery quase duas vezes menor (em tamanho) comparado com o Rhino, acontece que quando coloco os dois para rodar, depois do ESC cortar medi as tensões de todas as células, no RHINO fica desbalanceado, 3,2V, 3,0V e 3,6V, é normal ? JUá no Mistery ( não precisa nem dizer que é uma porcaria), fica com 3,0V, 2,2V e 2,8, já perdeu um pouco de capacidade.... vi que se tentar balancear e carregar bem lentamente vai ajudar, vou tentar....

Uma pergunta: Tenho um carregador TURNIGY 420, para carregar essas LIPOS deixo com 1A de carga ( aproximadamente 0,7C) esta correto ? como as células estão em série e o carregador carrega célula a célula, não seria correto eu carregar a 0,7C de uma célula só ? ouo seja, 0,7 x 500mAh ???

Abraço
mademarcos
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Out 24, 2009 5:26 pm
Localização: Anápolis, GO

Mensagem por mademarcos »

alexcmag

Tenho uma lancha traxxas que funciona com dois motores e no manual pede duas baterias NiCd uma para cada motor (essas baterias são de 7.2V)

Estou querendo colocar nessa lancha 2 baterias li-po de (3200mah/7.4V), reparei que após carregar essas baterias ficam com 8.4V na saída, será que essa diferença entre 7.2 e 8.4 pode danificar os motores ou não?

Outra dúvida, será que após ligados os motores a tensão dsa li-po não caem um pouco de 8.4V? Isso seria o ideal para os motores.

Agradeço a atenção;
Grande abraço.
Marcos Siqueira
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:31f7afc697="IWASA"]Alex,
Tenho dois packs de 1500mAh, um da RHINO e outro da Mistery, sendo este da Mistery quase duas vezes menor (em tamanho) comparado com o Rhino, acontece que quando coloco os dois para rodar, depois do ESC cortar medi as tensões de todas as células, no RHINO fica desbalanceado, 3,2V, 3,0V e 3,6V, é normal ? JUá no Mistery ( não precisa nem dizer que é uma porcaria), fica com 3,0V, 2,2V e 2,8, já perdeu um pouco de capacidade.... vi que se tentar balancear e carregar bem lentamente vai ajudar, vou tentar....

Uma pergunta: Tenho um carregador TURNIGY 420, para carregar essas LIPOS deixo com 1A de carga ( aproximadamente 0,7C) esta correto ? como as células estão em série e o carregador carrega célula a célula, não seria correto eu carregar a 0,7C de uma célula só ? ouo seja, 0,7 x 500mAh ???

Abraço[/quote:31f7afc697]


IWASA, não tinha visto este tópico seu.

Fazer vários ciclos carregando balanceadamente seria ótimo para suas Lipos, pode ser que elas voltam a funcionar como quando zeradas ou até melhor.

O ideal é tem um carregador que tenha essa função (de ciclar Lipos), mas quando não se tem o carregador pode carregar célula por célula para balancear(ou carregar balanceando caso o carregador tenha essa opção) e descarregar com leds.

Você está carregando corretamente a 0,7C.
Cada célula do seu pack tem na verdade 1500mAh e 3.7v, quando colocadas em série só a tensão aumento, indo para 11,1v ,então é correto carregar balanceando a 1500mAh.
Avatar do usuário
Eduardo Bulhões
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Out 03, 2009 5:47 pm

Mensagem por Eduardo Bulhões »

Bom dia ,somente por curiosidade`
É possivel utilizar algum tipo de bateria de celular para aeros eletricos.
Hoje baterias de altissima qualidade e facil recarga?
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

As baterias que usamos em aeromodelos tem muito mais tecnologia que as de celular.

Bateria de celular não é capaz de suprir as necesseidades de um motor de aeromodelo.
Avatar do usuário
danielvetuniube@gmail.com
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Out 19, 2009 11:16 pm
Localização: Uberaba/Ituiutaba-MG

Mensagem por danielvetuniube@gmail.com »

Boa Noite pessoal, gostaria de saber de vcs se da pra carregar 1 bateria E-Sky LiPo 1800MAH no carregador Bantam E-Station LP6 através dos plugs deans normalmente ou se isso causaria algum problema para a bateria. Outra duvida é a seguinte, a Bateria de 1800 mah tem descarga de 20C, posso usar uma bateria LiPode 1330 mah porem com descarga de 13C para voar meu Belt Cp V2?? Ou isso pode causar problemas tanto para o Heli quanto para a bateria?

Valeu pessoal.
Responder