Piper PA-11 Balsa - Com planta! (Pronto para Voar)
- pbernardoss
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Piper PA-11 Balsa - Com planta! (Pronto para Voar)
Pessoal,
Comecei a construir um Piper PA-11 (mais um!). Já havia feito este avião em 2006. Na época, era o meu primeiro elétrico, mas não tinha ficado muito bom. Agora, resolvi caprichar. :D
Ele tem 74cm de envergadura, e o peso final estimado de 5.4oz (153 gramas)
Estou usando o micro combo da RCTECH de 9g com uma bateria de 240mh e servos blue arrow de 3.8grms
A planta é de Bob Aberle, e está disponível aqui:
http://www.4shared.com/rar/Z1VYfy9W/Piper_PA-11.html
O exelente artigo em portugues sobre este avião está disponível aqui:
http://www.hobbylink.com.br/piper_pa11.php
Comecei a construir um Piper PA-11 (mais um!). Já havia feito este avião em 2006. Na época, era o meu primeiro elétrico, mas não tinha ficado muito bom. Agora, resolvi caprichar. :D
Ele tem 74cm de envergadura, e o peso final estimado de 5.4oz (153 gramas)
Estou usando o micro combo da RCTECH de 9g com uma bateria de 240mh e servos blue arrow de 3.8grms
A planta é de Bob Aberle, e está disponível aqui:
http://www.4shared.com/rar/Z1VYfy9W/Piper_PA-11.html
O exelente artigo em portugues sobre este avião está disponível aqui:
http://www.hobbylink.com.br/piper_pa11.php
- pbernardoss
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Seguem algumas fotos do início da construção:
Início do trabalho (extendendo a planta).
[img:b377f23263]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00008.jpg[/img:b377f23263]
Uma observação sobre esta planta é que ela é toda torta, tive que desenhar a outra parte da asa manualmente a caneta.
Isso mesmo, os dois lados da asa não são simetricos na planta :shock:. Pelo menos funcionou.
Início do trabalho (extendendo a planta).
[img:b377f23263]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00008.jpg[/img:b377f23263]
Uma observação sobre esta planta é que ela é toda torta, tive que desenhar a outra parte da asa manualmente a caneta.
Isso mesmo, os dois lados da asa não são simetricos na planta :shock:. Pelo menos funcionou.
- pbernardoss
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Asa quase finalizada, e início da contrução da fuselagem
[img:a86f703b0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00010.jpg[/img:a86f703b0b]
[img:a86f703b0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00011.jpg[/img:a86f703b0b]
[img:a86f703b0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00014.jpg[/img:a86f703b0b]
[img:a86f703b0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00010.jpg[/img:a86f703b0b]
[img:a86f703b0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00011.jpg[/img:a86f703b0b]
[img:a86f703b0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00014.jpg[/img:a86f703b0b]
- pbernardoss
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Agora eu comecei a fazer o cowl. Como não tem disponível em plástico, eu tive que usar madeira balsa mesmo.
O problema vai ser lixar tudo isso.
[img:66108b69e0]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00018.jpg[/img:66108b69e0]
[img:66108b69e0]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00015.jpg[/img:66108b69e0]
[img:66108b69e0]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00016.jpg[/img:66108b69e0]
O problema vai ser lixar tudo isso.
[img:66108b69e0]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/Image_00018.jpg[/img:66108b69e0]
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- Rafael Baldin
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Um pouco de Likagem:
[img:e871be8c0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/CIMG0256.jpg[/img:e871be8c0b]
Ví uma sujestão do LC para passar a impressão do papel para a Balsa
e achei muito interessante! Porém, como vocês pôdem observar, ficou muito difícil para tirar a impressão lixando, e como a balsa é de 1/16 não poderia também ficar lixando até sumir a marca, iria afinar muito a balsa.
Conclusão: A sujestão do LC é muito boa. Porém só deve ser aplicada em peças que não ficarão visíveis, como nervuras e o esqueleto interno da fuselagem. Vacilo meu!
[img:e871be8c0b]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/CIMG0256.jpg[/img:e871be8c0b]
Ví uma sujestão do LC para passar a impressão do papel para a Balsa
e achei muito interessante! Porém, como vocês pôdem observar, ficou muito difícil para tirar a impressão lixando, e como a balsa é de 1/16 não poderia também ficar lixando até sumir a marca, iria afinar muito a balsa.
Conclusão: A sujestão do LC é muito boa. Porém só deve ser aplicada em peças que não ficarão visíveis, como nervuras e o esqueleto interno da fuselagem. Vacilo meu!
- pbernardoss
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Para entelar, estou usando o material sujerido no artigo, o Solite que, conforme o autor, é muito leve. Mas, tive que importar. :evil:
Depois descobri que a hobbydelivery vende um material muito parecido chamado lightex, e que, também pesa 20g/m2....mas não tem as cores amarelo e azul. :?
A foto abaixo é da pesagem com a eletrônica completa, incluindo a bateria, mas sem entelar. Vejam
[img:2bbf716073]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/CIMG0253.jpg[/img:2bbf716073]
100grms. Vamos ver depois de entelar!
Depois descobri que a hobbydelivery vende um material muito parecido chamado lightex, e que, também pesa 20g/m2....mas não tem as cores amarelo e azul. :?
A foto abaixo é da pesagem com a eletrônica completa, incluindo a bateria, mas sem entelar. Vejam
[img:2bbf716073]http://i697.photobucket.com/albums/vv333/pbernardoss/Piper%20PA-11/CIMG0253.jpg[/img:2bbf716073]
100grms. Vamos ver depois de entelar!
- pbernardoss
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