Extreme Stick, com o video do vôo de estréia!
- alexandre lopes
- membro
- Mensagens: 1647
- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
- Contato:
Extreme Stick, com o video do vôo de estréia!
Olá amigos do E-voo, comecei minha terceira construção esta semana, um ugly stick asa baixa, com depron 4mm, estou caprichando na colagem para ficar extremamente leve.
[b:058b690d1e]Na verdade o Stick asa baixa é um stick asa alta, com o leme colado ao contrario, então utilizei a mesma planta do asa alta para fazer o asa baixa.[/b:058b690d1e]
Pensando em tirar o maximo de performance do meu equipamento, porque quero começar o estudo de acrobacia de precisão baixei o software do Sergio Massara, o Pc Taco.
Meu sistema de propução atual é a seguinte:
[b:058b690d1e]Esc: 30A Super Simple.
Motor: brushless DYS CF-2822/14 (1200kv)
Bateria: Turnigy 20-30C 1300mah 3S células Matched.
Helice: GWS 9050[/b:058b690d1e]
Com 50% de motor = 446 gramas de empuxo a 6990 RPM (53,3km/h)
[img:058b690d1e]http://img340.imageshack.us/img340/1080/50motor.jpg[/img:058b690d1e]
Com 100% de motor = 840 gramas de empuxo a 9360 RPM (71,3km/h)
[img:058b690d1e]http://img179.imageshack.us/img179/7282/100motor.jpg[/img:058b690d1e]
Andei pesquisando pela internet e achei uma documentação sobre as razões de CL, CD, CM. >> http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/perfis/perfisavileve1.html
Com base nisso, achei bem interessante usar o Perfil NACA 0009 combinado com o Polar 150600.
No software do Alex o Rccalc deu os seguintes resultados a combinação que fiz até o momento.
[img:058b690d1e]http://i40.tinypic.com/160am29.jpg[/img:058b690d1e]
[img:058b690d1e]http://www.freeimagehosting.net/uploads/7e70fe6194.jpg[/img:058b690d1e]
[img:058b690d1e]http://www.freeimagehosting.net/uploads/d2d7f43a12.jpg[/img:058b690d1e]
Obs: Amanhã fotos! :lol:
[yt]http://www.youtube.com/watch?v=Xf7h14utsPA[/yt]
[b:058b690d1e]Na verdade o Stick asa baixa é um stick asa alta, com o leme colado ao contrario, então utilizei a mesma planta do asa alta para fazer o asa baixa.[/b:058b690d1e]
Pensando em tirar o maximo de performance do meu equipamento, porque quero começar o estudo de acrobacia de precisão baixei o software do Sergio Massara, o Pc Taco.
Meu sistema de propução atual é a seguinte:
[b:058b690d1e]Esc: 30A Super Simple.
Motor: brushless DYS CF-2822/14 (1200kv)
Bateria: Turnigy 20-30C 1300mah 3S células Matched.
Helice: GWS 9050[/b:058b690d1e]
Com 50% de motor = 446 gramas de empuxo a 6990 RPM (53,3km/h)
[img:058b690d1e]http://img340.imageshack.us/img340/1080/50motor.jpg[/img:058b690d1e]
Com 100% de motor = 840 gramas de empuxo a 9360 RPM (71,3km/h)
[img:058b690d1e]http://img179.imageshack.us/img179/7282/100motor.jpg[/img:058b690d1e]
Andei pesquisando pela internet e achei uma documentação sobre as razões de CL, CD, CM. >> http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/perfis/perfisavileve1.html
Com base nisso, achei bem interessante usar o Perfil NACA 0009 combinado com o Polar 150600.
No software do Alex o Rccalc deu os seguintes resultados a combinação que fiz até o momento.
[img:058b690d1e]http://i40.tinypic.com/160am29.jpg[/img:058b690d1e]
[img:058b690d1e]http://www.freeimagehosting.net/uploads/7e70fe6194.jpg[/img:058b690d1e]
[img:058b690d1e]http://www.freeimagehosting.net/uploads/d2d7f43a12.jpg[/img:058b690d1e]
Obs: Amanhã fotos! :lol:
[yt]http://www.youtube.com/watch?v=Xf7h14utsPA[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- João Vitor Novelini
- membro
- Mensagens: 490
- Registrado em: Sáb Mar 06, 2004 1:03 am
- Localização: São José do Rio Preto São Paulo
- Contato:
- alexandre lopes
- membro
- Mensagens: 1647
- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
- Contato:
FOTOS EXTREME STICK.
Em busca de respostas comecei a pesquisar novamente pela internet e achei esta documentação bem interessante sobre: [b:424fc4f1e4]POTÊNCIA VERSUS PESO E CONDIÇÕES AERODINÂMICAS[/b:424fc4f1e4]. > Fonte: http://www.jonal.org/potencia.htm
Refiz alguns calculos no software do Alex o Rccalc, [b:424fc4f1e4]baseando em 50% de motor [/b:424fc4f1e4]com 450 gramas o avião pronto para vôo.
E obtive o seguinte resultado.
[img:424fc4f1e4]http://img260.imageshack.us/img260/6250/50empuxo.jpg[/img:424fc4f1e4]
De acordo com o Guia de Potência de Shaw, e baseando-se nos testes realizados ontem no tacometro eu tenho [b:424fc4f1e4]164,6 wts com 100%[/b:424fc4f1e4] de motor para 500 gramas de avião maxima pronto para voo, pretendo chegar no avião pronto com 450 gramas.
Potência bruta por Kg de peso
100W /Kg -------------------- Sport, subidas rápidas, planador
140 W/Kg--------------------- Clássico
160 W/Kg--------------------- Sport, acrobático
160 W/Kg--------------------- Competição de velocidade
160 W/Kg --------------------- Modelos militares e acrobáticos
180 W/Kg----------------------Modelos acrobáticos de competição
200 W/Kg --------------------- Modelos de competição
Com base nestes dados, vou arriscar nesta asa o perfil N.A.C.A 0009 (National Advisory Committee for Aeronautics) combinado com o polar 150600. Achei que ficou boa a velocidade de stall, planeio, velocidade segura e a combinação de CL/CD com o perfil simetrico suave da asa, vai deixar este stick bem na mão para pilotar.
A cada construção vou ir mudando até achar o ideal. (pretendo construir uns 5 sticks ainda pelo menos) :lol:
[b:424fc4f1e4]
[Off-Topic mode > ON] Procurando sobre documentações de perfil naca 0009, acabei encontrando uma documentação da nasa sobre um prototipo de avião movido a energia solar. > http://gltrs.grc.nasa.gov/reports/2003/CR-2003-212084.pdf [Off-Topic mode > Off][/b:424fc4f1e4]
Bom chega de papo furado e vamos as fotos. :wink:
[b:424fc4f1e4]Fuselagem. [/b:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img521.imageshack.us/img521/9928/06042010.jpg[/img:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img138.imageshack.us/img138/4387/06042010002.jpg[/img:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img27.imageshack.us/img27/6616/06042010001.jpg[/img:424fc4f1e4]
[b:424fc4f1e4]Lincagem [/b:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img15.imageshack.us/img15/7341/06042010008.jpg[/img:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img146.imageshack.us/img146/4802/06042010004.jpg[/img:424fc4f1e4]
[b:424fc4f1e4]Colagem utilizei cola acrilex de secagem lenta, e pingos pequenos de cola quente para fixar a peça e dar um reforço extra.[/b:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img253.imageshack.us/img253/9561/06042010010.jpg[/img:424fc4f1e4]
Em breve mais fotos ....
Refiz alguns calculos no software do Alex o Rccalc, [b:424fc4f1e4]baseando em 50% de motor [/b:424fc4f1e4]com 450 gramas o avião pronto para vôo.
E obtive o seguinte resultado.
[img:424fc4f1e4]http://img260.imageshack.us/img260/6250/50empuxo.jpg[/img:424fc4f1e4]
De acordo com o Guia de Potência de Shaw, e baseando-se nos testes realizados ontem no tacometro eu tenho [b:424fc4f1e4]164,6 wts com 100%[/b:424fc4f1e4] de motor para 500 gramas de avião maxima pronto para voo, pretendo chegar no avião pronto com 450 gramas.
Potência bruta por Kg de peso
100W /Kg -------------------- Sport, subidas rápidas, planador
140 W/Kg--------------------- Clássico
160 W/Kg--------------------- Sport, acrobático
160 W/Kg--------------------- Competição de velocidade
160 W/Kg --------------------- Modelos militares e acrobáticos
180 W/Kg----------------------Modelos acrobáticos de competição
200 W/Kg --------------------- Modelos de competição
Com base nestes dados, vou arriscar nesta asa o perfil N.A.C.A 0009 (National Advisory Committee for Aeronautics) combinado com o polar 150600. Achei que ficou boa a velocidade de stall, planeio, velocidade segura e a combinação de CL/CD com o perfil simetrico suave da asa, vai deixar este stick bem na mão para pilotar.
A cada construção vou ir mudando até achar o ideal. (pretendo construir uns 5 sticks ainda pelo menos) :lol:
[b:424fc4f1e4]
[Off-Topic mode > ON] Procurando sobre documentações de perfil naca 0009, acabei encontrando uma documentação da nasa sobre um prototipo de avião movido a energia solar. > http://gltrs.grc.nasa.gov/reports/2003/CR-2003-212084.pdf [Off-Topic mode > Off][/b:424fc4f1e4]
Bom chega de papo furado e vamos as fotos. :wink:
[b:424fc4f1e4]Fuselagem. [/b:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img521.imageshack.us/img521/9928/06042010.jpg[/img:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img138.imageshack.us/img138/4387/06042010002.jpg[/img:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img27.imageshack.us/img27/6616/06042010001.jpg[/img:424fc4f1e4]
[b:424fc4f1e4]Lincagem [/b:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img15.imageshack.us/img15/7341/06042010008.jpg[/img:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img146.imageshack.us/img146/4802/06042010004.jpg[/img:424fc4f1e4]
[b:424fc4f1e4]Colagem utilizei cola acrilex de secagem lenta, e pingos pequenos de cola quente para fixar a peça e dar um reforço extra.[/b:424fc4f1e4]
[img:424fc4f1e4]http://img253.imageshack.us/img253/9561/06042010010.jpg[/img:424fc4f1e4]
Em breve mais fotos ....
- João Vitor Novelini
- membro
- Mensagens: 490
- Registrado em: Sáb Mar 06, 2004 1:03 am
- Localização: São José do Rio Preto São Paulo
- Contato:
- alexandre lopes
- membro
- Mensagens: 1647
- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
- Contato:
Asa
[b:43abea5038]Colocando na escala para tirar o molde do perfil.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img146.imageshack.us/img146/2645/06042010015.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Fazendo um xerox da nervura. rsss[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img340.imageshack.us/img340/5452/06042010016.jpg[/img:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img15.imageshack.us/img15/5024/06042010019.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Molde pronto.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img232.imageshack.us/img232/275/06042010022.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Molde em aluminio.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img85.imageshack.us/img85/8328/06042010024.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Minha mini CNC (corte nada computadorizado) KKK[/b:43abea5038]
[img]http://img521.imageshack.us/i/06042010029.jpg/[/img]
[img:43abea5038]http://img205.imageshack.us/img205/4360/06042010029.jpg[/img:43abea5038]
Detalhe para a chave on/off. rsss
[img:43abea5038]http://img63.imageshack.us/img63/9646/06042010039d.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Cortando as nervuras.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img21.imageshack.us/img21/7996/06042010031.jpg[/img:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img208.imageshack.us/img208/6246/06042010032.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Furando as nervuras para colocar as longarinas de fibra de vidro.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img25.imageshack.us/img25/5258/06042010035.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Nervuras prontas.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img6.imageshack.us/img6/51/06042010037.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Cortando o chapeamento em depron 2mm.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img268.imageshack.us/img268/2391/06042010013.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Asa quase pronta.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img687.imageshack.us/img687/5839/06042010042.jpg[/img:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img519.imageshack.us/img519/8276/06042010045.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Dica: As varetas de fibra de vidro (longarinas) tem que ser roladas e flexionadas com a mão até achar o ponto que fica mais rigido.
[/b:43abea5038]
A asa esta ficando leve. :P
[img:43abea5038]http://img146.imageshack.us/img146/2645/06042010015.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Fazendo um xerox da nervura. rsss[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img340.imageshack.us/img340/5452/06042010016.jpg[/img:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img15.imageshack.us/img15/5024/06042010019.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Molde pronto.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img232.imageshack.us/img232/275/06042010022.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Molde em aluminio.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img85.imageshack.us/img85/8328/06042010024.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Minha mini CNC (corte nada computadorizado) KKK[/b:43abea5038]
[img]http://img521.imageshack.us/i/06042010029.jpg/[/img]
[img:43abea5038]http://img205.imageshack.us/img205/4360/06042010029.jpg[/img:43abea5038]
Detalhe para a chave on/off. rsss
[img:43abea5038]http://img63.imageshack.us/img63/9646/06042010039d.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Cortando as nervuras.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img21.imageshack.us/img21/7996/06042010031.jpg[/img:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img208.imageshack.us/img208/6246/06042010032.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Furando as nervuras para colocar as longarinas de fibra de vidro.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img25.imageshack.us/img25/5258/06042010035.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Nervuras prontas.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img6.imageshack.us/img6/51/06042010037.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Cortando o chapeamento em depron 2mm.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img268.imageshack.us/img268/2391/06042010013.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Asa quase pronta.[/b:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img687.imageshack.us/img687/5839/06042010042.jpg[/img:43abea5038]
[img:43abea5038]http://img519.imageshack.us/img519/8276/06042010045.jpg[/img:43abea5038]
[b:43abea5038]Dica: As varetas de fibra de vidro (longarinas) tem que ser roladas e flexionadas com a mão até achar o ponto que fica mais rigido.
[/b:43abea5038]
A asa esta ficando leve. :P
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
- membro
- Mensagens: 1647
- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
- Contato:
[quote:2ac62b2abd="João Vitor Novelini"]Manda bala cara.. tem tudo pra voar muito bem esse aero..[/quote:2ac62b2abd]
Valeu João, sabadão é dia de estréia do aero, vamos ver se vai ficar bom mesmo para stall e fazer uns elevator ... hehehehe
Abraço ..
Valeu João, sabadão é dia de estréia do aero, vamos ver se vai ficar bom mesmo para stall e fazer uns elevator ... hehehehe
Abraço ..
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
- membro
- Mensagens: 1647
- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
- Contato:
Mais Fotos.
Aproveitando o horario do almoço para tirar umas fotos. :D
O perfil ficou perfeito no chapedo em depron 2mm, asa super resistente, leve, simetria perfil perfeita do inicio ao final da asa e acabamento de primeira para adesivagem.
[b:fad3f0243b]Obs: Ainda não colei a lamina de cima porque preciso instalar os comandos para o aileron.[/b:fad3f0243b]
[b:fad3f0243b]Asa[/b:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img407.imageshack.us/img407/2844/07042010.jpg[/img:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img687.imageshack.us/img687/9113/07042010001.jpg[/img:fad3f0243b]
[b:fad3f0243b]Começando a dar acabamento na fuselagem com lixa 220 para madeira.[/b:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img266.imageshack.us/img266/4485/07042010003.jpg[/img:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img696.imageshack.us/img696/948/07042010005m.jpg[/img:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img52.imageshack.us/img52/6048/07042010008.jpg[/img:fad3f0243b]
O perfil ficou perfeito no chapedo em depron 2mm, asa super resistente, leve, simetria perfil perfeita do inicio ao final da asa e acabamento de primeira para adesivagem.
[b:fad3f0243b]Obs: Ainda não colei a lamina de cima porque preciso instalar os comandos para o aileron.[/b:fad3f0243b]
[b:fad3f0243b]Asa[/b:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img407.imageshack.us/img407/2844/07042010.jpg[/img:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img687.imageshack.us/img687/9113/07042010001.jpg[/img:fad3f0243b]
[b:fad3f0243b]Começando a dar acabamento na fuselagem com lixa 220 para madeira.[/b:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img266.imageshack.us/img266/4485/07042010003.jpg[/img:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img696.imageshack.us/img696/948/07042010005m.jpg[/img:fad3f0243b]
[img:fad3f0243b]http://img52.imageshack.us/img52/6048/07042010008.jpg[/img:fad3f0243b]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Tenha cuidado, pelas fotos dá a impressão que as asas estão con incidência negativa e isso não será nada bom para o voo do seu aeromodelo e o perfil fino, irá fazer ele ter um estol maior.
Está boa a construção, mas atente-se a esses detalhes para um voo perfeito.
Está boa a construção, mas atente-se a esses detalhes para um voo perfeito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- warne
- membro
- Mensagens: 5918
- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
É como o Laercio falou, tem que tomar cuidado com incidência da asa, como usou o NACA 0009, deve voar muito rápido e não ter dificuldade para acertar a incidência ( que deve ser 0 (zero) creio eu), deixando com um peso total de 400 a 500g ele faz loucuras no céu.
Abs
Warne
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
- Sputnicker
- membro
- Mensagens: 578
- Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
- Localização: Itajai - SC
- Contato: