Coeficiente de momento aerodinamico
Coeficiente de momento aerodinamico
Boa noite!
Sou iniciante e estou seguindo uma literatura basica para a montage mdo meu primeiro avião que cita muito coeficiente de momento aerodinamico, nao consigo encontrar detalhes sobre este parametro. Alguem poderia me explicar com detalhes o que é ele e o que ele influencia em um aeromodelo de combustao!?
Obrigado
Sou iniciante e estou seguindo uma literatura basica para a montage mdo meu primeiro avião que cita muito coeficiente de momento aerodinamico, nao consigo encontrar detalhes sobre este parametro. Alguem poderia me explicar com detalhes o que é ele e o que ele influencia em um aeromodelo de combustao!?
Obrigado
Guilherme Zanini
- claudiorfernandes
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Re: Coeficiente de momento aerodinamico
[quote:fb3ebcbaf4="gzanini"] coeficiente de[color=red:fb3ebcbaf4] momento [/color:fb3ebcbaf4]aerodinamico,[/quote:fb3ebcbaf4]
Não seria coeficiente de ARRASTO aerodinâmico ? o termo "Momento" indica uma força apliaca a uma determinada distância de um eixo de giro...
Não seria coeficiente de ARRASTO aerodinâmico ? o termo "Momento" indica uma força apliaca a uma determinada distância de um eixo de giro...
- Sergio Duarte UFMG
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- Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
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Mas existe o coeficiente de momento e o coeficiente de arrasto aerodinâmico, são duas coisas distintas.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.
M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.
Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.
Espero ter esclarecido.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.
M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.
Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.
Espero ter esclarecido.
- Sergio Duarte UFMG
- membro
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- Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
- Localização: BH, MG
Re: Coeficiente de momento aerodinamico
[quote:d73f1f82bb="gzanini"]Boa noite!
Sou iniciante e estou seguindo uma literatura basica para a montage mdo meu primeiro avião que cita muito coeficiente de momento aerodinamico, nao consigo encontrar detalhes sobre este parametro. Alguem poderia me explicar com detalhes o que é ele e o que ele influencia em um aeromodelo de combustao!?
Obrigado[/quote:d73f1f82bb]
Ele irá influenciar qualquer aeronave. Voce tem que identificar cada perfil de cada superficie da aeronave, e calcular de acordo com cada perfil a configuração das superficies para um vôo reto nivelado a velocidade constante. Da uma olhada nesse site, tem praticamente todos os dados geometricos e aerodinamicos de um monte de perfis.
http://worldofkrauss.com/
Sou iniciante e estou seguindo uma literatura basica para a montage mdo meu primeiro avião que cita muito coeficiente de momento aerodinamico, nao consigo encontrar detalhes sobre este parametro. Alguem poderia me explicar com detalhes o que é ele e o que ele influencia em um aeromodelo de combustao!?
Obrigado[/quote:d73f1f82bb]
Ele irá influenciar qualquer aeronave. Voce tem que identificar cada perfil de cada superficie da aeronave, e calcular de acordo com cada perfil a configuração das superficies para um vôo reto nivelado a velocidade constante. Da uma olhada nesse site, tem praticamente todos os dados geometricos e aerodinamicos de um monte de perfis.
http://worldofkrauss.com/
Aluno de Graduação de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica pela UFMG
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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... quando fiz meu primeiro(vichi mais de três décadaas) avião o único momento que me importava era o momento de voar.
Quando fiz o ultimo fiquei preocupado em que momento ele ia ficar pronto.. e não ficou ainda.
Precisa meeeeeeeesmo disso tudo????????????????
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Quando fiz o ultimo fiquei preocupado em que momento ele ia ficar pronto.. e não ficou ainda.
Precisa meeeeeeeesmo disso tudo????????????????
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Para brincar de aviãozinho não precisa... aliás nem precisa saber o que é um aerofólio, basta copiar o que foi bem sucedido antes ou comprar algo pronto e ir brincar.
Para entender como os aeromodelos funcionam e contribuir para o hobby com alguma coisa nova, precisa sim; para fazer aeronaves reais também precisa disso e muito mais, tem até gente que se gradua acadêmicamente para se habilitar a entender disso.
Para entender como os aeromodelos funcionam e contribuir para o hobby com alguma coisa nova, precisa sim; para fazer aeronaves reais também precisa disso e muito mais, tem até gente que se gradua acadêmicamente para se habilitar a entender disso.
[quote:96bcef33cc="Sergio Duarte UFMG"]Mas existe o coeficiente de momento e o coeficiente de arrasto aerodinâmico, são duas coisas distintas.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.
M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.
Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.
Espero ter esclarecido.[/quote:96bcef33cc]
S NÃO é área Molhada..
É Área Projetada!!!!
O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.
M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.
Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.
Espero ter esclarecido.[/quote:96bcef33cc]
S NÃO é área Molhada..
É Área Projetada!!!!
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
- alexcmag
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Acho que o Sérgio está usando copy/paste demais...
Guilherme, é bem isto o que o Ricardão disse, para começar você não precisa fazer a mínima idéia do que são estes coeficientes. Principalmente para glow que os modelos geralmente usam os mesmos perfis e não estão nem aí para isto.
Quando você começar a projetar os próprios modelos terá que se preocupar com o Cl e Cd, e bem pouco com o Cm.
Você só precisa se preocupar mesmo com o Cm se for fazer uma asa voadora, principalmente se for plank, mas se seguir os perfis já projetados e indicados para estas aplicações já são todos adequados.
Guilherme, é bem isto o que o Ricardão disse, para começar você não precisa fazer a mínima idéia do que são estes coeficientes. Principalmente para glow que os modelos geralmente usam os mesmos perfis e não estão nem aí para isto.
Quando você começar a projetar os próprios modelos terá que se preocupar com o Cl e Cd, e bem pouco com o Cm.
Você só precisa se preocupar mesmo com o Cm se for fazer uma asa voadora, principalmente se for plank, mas se seguir os perfis já projetados e indicados para estas aplicações já são todos adequados.